Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 15 de Março de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 15/03/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Tema: Gênero Contos de Mistério. Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção/ Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
Habilidades Essenciais: (EF69LP44-A) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários; (EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo.
Oi, turma!
Tudo
bem com vocês?
Na aula de hoje vamos continuar estudando sobre o gênero Conto de Mistério !
ATIVIDADES
Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:
Conto de mistério
Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.
Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:
– Siga-me! – foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal iluminado e ele – a uma distância de uns dez a doze passos – entrou também.
Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça resmungou e a porta abriu-se discretamente.
Entraram os dois numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer. Não hesitou – porém – quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: “É este”.
O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois se virou para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.
Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço.
O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:
– Julieta! Ó Julieta… Consegui.
A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.
1. Quem são os personagens presentes nesse conto? Em sua opinião, por que o narrador não nomeia a grande parte dos personagens?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. No primeiro parágrafo do
conto, há um sinal realizado por um personagem que serviu como senha de
reconhecimento. Que sinal é esse?
a) ( ) Entrou no café e pediu um
guaraná
b) ( ) Sentou-se em uma mesa e
pediu um café.
c) ( ) Acendeu um cigarro e
soltou a fumaça em três baforadas compassadas.
d) ( ) Acendeu um cigarro e soltou a fumaça em quatro baforadas compassadas.
3. Tempos verbais são as
variações do verbo que indicam em qual momento o fato expresso por ele está
ocorrendo. De forma básica, temos os seguintes tempos verbais: passado,
presente e futuro. Sublinhe no texto e escreva em seu caderno cinco verbos que
estejam no tempo verbal passado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Em sua opinião, o que poderia
estar acontecendo para o personagem ter passado por tanto suspense para obter
aquele simples quilo de feijão?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Agora é hora de soltar a sua
imaginação. Crie um final diferente para o desfecho deste conto de mistério.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________