domingo, 14 de março de 2021

Atividade de Arte - 8°A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras:   Flausa Maria Rosa                            8ª Ano A. Matutino. 

Pabliny Ribeiro Souto                                            8ª Ano B. Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Taquaral de Goiás, 15 de Março de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 15/03/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Arte referente ao 1ª Bimestre de 2021

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.

4. Use o dicionário.

Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS 
Objetos de Conhecimento/Conteúdos: Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais, Patrimônio Cultural Material e Imaterial 
Habilidades:. (GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais.

ATIVIDADE

                  Fig. 1 - Bonecas - Alma Siedhoff-Buscher              Fig.2 - Bonecas Abayomi

Alma Siedhoff-Buscher se destaca entre os/as artistas da Bauhaus no campo do design de móveis e de objetos, e na criação de brinquedos. Além de seus blocos, Alma criou outros kits de brinquedospara montar. Suas bonecas de fibra vegetal e sementes são figuras humanoides simplificadas que carregam referências e/ou semelhanças encontradas em um grande número de culturas em espaços e épocas diversas. Aqui no Brasil, por exemplo, podemos mencionar as Abayomi, bonecas de pano, em geral sobras e retalhos de tecido, feitas apenas de nós e amarrações. Embora existam versões de que as Abayomi tenham sido criadas em navios negreiros por mães africanas que fariam as bonecas a partir de suas saias para acalentar as crianças, as bonecas são uma criação contemporânea de uma artesã brasileira, Lena Martins. É interessante notar que, embora a versão dos navios seja falsa, ela ainda é muito propagada sobretudo pela internet. Algo que além de apartar a criadora de sua criação, rouba as bonecas de seu contexto real, que, como declara a artista, está ligado a movimentos sociais, sobretudo de mulheres negras, de representatividade da cultura e estética negras. 



Além de artista/artesã, Lena Martins é também educadora popular, e promove oficinas para a criação das bonecas. Foi ela também quem criou uma versão das Abayomi bebês, feitas pelo mesmo processo de amarração de tecidos, sem usar cola ou costura, mas com a parte inferior (onde ficariam as pernas) amarrada em uma trouxinha contendo ervas aromáticas. A. As artistas Alma Siedhoff-Buscher e Lena Martins estão localizadas em contextos históricos, sociais e espaciais muito distintos; no entanto, ambas se caracterizam por trabalhar com processos de criação artesanais e participativos que permitem que as pessoas vivenciem e experimentem a criação e os materiais de que são feitas suas bonecas. Leia o texto com atenção e observe as imagens (1 e 2) e faça observações sobre semelhanças entre cada criação. ___________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 

B. As bonecas das artistas estão muito próximas ou diretamente vinculadas a um contexto de cultura popular, tanto em seus processos quando na escolha de materiais. Faça uma pesquisa em sua família, sobretudo com as gerações mais velhas, sobre criação de bonecas e outros brinquedos artesanais e relate suas descobertas. (Pergunte sobre a época em que eram feitos, como eram feitos, que material utilizavam, etc.).  _________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________  
C. O que você acha da versão falsa sobre a origem das Abayomi? Por que é importante conhecer a origem verdadeira das bonecas? ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 

D. Após conhecer um pouco sobre as bonecas das artistas e pesquisar sobre brinquedos artesanais com sua família, faça uma pesquisa de materiais naturais e/ou de descarte que possam ser usados para a construção de brinquedos e/ou outros objetos lúdicos. Experimente a textura (por exemplo: restos de tecidos mais ásperos ou macios, plástico, palha de milho, esponja vegetal, etc.), observe as cores, os aromas (cascas de limão ou laranja, ervas aromáticas, pó de café, pétalas secas, raspas de sabonete, etc.) e até os sons desses materiais. Faça o registro dos materiais pesquisados e fotografe o processo e o resultado desse experimento. ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________