sexta-feira, 12 de março de 2021

Atividade de Arte - 6°A e B

  Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras:   Flausa Maria Rosa                            6ª Ano A.Matutino. 

Pabliny Ribeiro Couto                                            6ª Ano B. Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Taquaral de Goiás, 15 de Março de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 15/03/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Arte referente ao 1ª Bimestre de 2021

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.

4. Use o dicionário.

Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS 
Objetos de Conhecimento/Conteúdos: Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais, Patrimônio Cultural Material e Imaterial 
Habilidades:. (GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais.


A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na Cidade de Goiás, na madrugada da quinta-feira santa. A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início a 0:00 da quinta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade.Tradicionalmente, 40 Farricocos vestidos em indumentária especial e segurando tochas representam soldados romanos. Eles seguem descalços, pelas antigas ruas de pedra da cidade. Uma multidão de pessoas, composta de fiéis, turistas e moradores locais, assistem ao espetáculo, marchando juntamente aos Farricocos em direção à escadaria da Igreja de N. S. do Rosário. 

Atividade 1 
A Procissão do Fogaréu é repleta de detalhes e expressão cultural. Observe a imagem da figura 1 e descreva quais os elementos simbólicos que se destacam.  
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2 
A imagem acima é um registro fotográfico de um momento de encenação da Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás. Essa imagem te remete a algum filme ou seriado, ou outras manifestações culturais? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade 3 
Em várias cidades brasileiras, as manifestações culturais têm ocupado um papel importante em relação à valorização da cultura local. A artista Helena Vasconcelos representa nesta obra várias festas populares e manifestações culturais, tradicionais, pertencentes à cultura goiana. A partir de memórias coletivas ou por meio de pesquisas via internet, descreva abaixo, elementos artísticos e culturais que identificam a cultura local do nosso estado.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 4 
A partir dos elementos culturais que você já aprendeu sobre a cultura popular local, crie uma composição visual, utilizando diferentes materiais e técnicas. 
(Nas Artes visuais, composição é o posicionamento ou o arranjo de elementos visuais ou ingredientes em um trabalho de arte. Composição significa "juntar", e os vários elementos visuais são o vocabulário que os artistas visuais usam para compor.)