Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa 6ª Ano A.Matutino.
Pabliny Ribeiro Couto 6ª Ano B. Vespertino.
Aluno (a):___________________________________________________
Taquaral de Goiás, 15 de Março de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 15/03/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Arte referente ao 1ª Bimestre de 2021
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.
4. Use o dicionário.
Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS
Objetos de Conhecimento/Conteúdos:
Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais, Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Habilidades:. (GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas
matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais,
regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos,
observando papéis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que
busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas
identidades culturais.
A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na Cidade de
Goiás, na madrugada da quinta-feira santa.
A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início a 0:00 da quinta-feira santa, com a
iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça
principal da cidade.Tradicionalmente, 40 Farricocos vestidos em indumentária especial e segurando tochas
representam soldados romanos. Eles seguem descalços, pelas antigas ruas de pedra da cidade.
Uma multidão de pessoas, composta de fiéis, turistas e moradores locais, assistem ao
espetáculo, marchando juntamente aos Farricocos em direção à escadaria da Igreja de N. S. do
Rosário.
Atividade 1
A Procissão do Fogaréu é repleta de detalhes e expressão cultural. Observe a imagem da
figura 1 e descreva quais os elementos simbólicos que se destacam.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
A imagem acima é um registro fotográfico de um momento de encenação da Procissão do
Fogaréu na Cidade de Goiás. Essa imagem te remete a algum filme ou seriado, ou outras
manifestações culturais?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Em várias cidades brasileiras, as manifestações culturais têm ocupado um papel importante
em relação à valorização da cultura local. A artista Helena Vasconcelos representa nesta obra
várias festas populares e manifestações culturais, tradicionais, pertencentes à cultura goiana.
A partir de memórias coletivas ou por meio de pesquisas via internet, descreva abaixo,
elementos artísticos e culturais que identificam a cultura local do nosso estado.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 4
A partir dos elementos culturais que você já aprendeu sobre a cultura popular local, crie uma
composição visual, utilizando diferentes materiais e técnicas.
(Nas Artes visuais, composição é o posicionamento ou o arranjo de elementos visuais ou ingredientes em um trabalho de arte. Composição significa "juntar", e os vários elementos visuais são o vocabulário que os artistas visuais usam para compor.)