Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa 7ª Ano A.Matutino.
Pabliny Ribeiro Couto 7ª Ano B. Vespertino.
Aluno (a):___________________________________________________
Taquaral de Goiás, 15 de Março de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 15/03/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Arte referente ao 1ª Bimestre de 2021
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.
4. Use o dicionário.
Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS
Objetos de Conhecimento/Conteúdos: Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais, Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Habilidades:. (GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais.
Fig. 2 - Nildo da Mangueira com parangolé
O artista carioca Hélio Oiticica é um dos maiores expoentes da arte contemporânea no Brasil e no
exterior. Ele experimentou produções que vão desde a pintura, escultura, performances até a
criação de ambientes inteiros (instalações). Sua principal proposta foi aproximar a arte docotidiano e do público. Tanto é que em suas obras a ideia era a de que o observador fosse um
participante que pudesse vivenciar e experimentar suas obras.
A maior parte de sua produção também mistura elementos comuns que vão desde terra e
pigmentos naturais, tecidos rústicos como lona, sacos de linho, chita, madeira, brita, até a
incorporação de elementos como a música, a poesia e o vídeo. Em sua convivência com intelectuais,
artistas e músicos, além das pessoas "comuns", moradores de favelas no Rio de Janeiro, o artista
enxergou a riqueza de diferentes manifestações culturais. Era sobretudo apaixonado pelo samba.
Dessa paixão e de suas concepções de arte, Oiticica criou os parangolés, estandartes, capas ou arte
para vestir, para ler poesia, para dançar... Esses parangolés eram feitos com sobreposição de
diferentes tecidos coloridos e até plástico. Alguns tinham bolsos onde eram colocados poemas e
poesias. A pessoa que os vestisse é que daria vida a eles, com seu corpo e seu movimento.
A. Qual era a principal proposta de Hélio Oiticica?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
B. Cite alguns elementos utilizados pelo artista em suas obras:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
C. Você sabia? "Parangolé" é uma gíria carioca com o mesmo significado que "trem" tem para os
mineiros e para nós goianos, ou seja, ele substitui o nome de qualquer objeto, como em: "Pega seus
'trem' da escola que é hora de fazer as atividades". Os parangolés/capas de Helio Oiticica foram
pensados para existirem em sintonia com um estilo musical muito popular no Rio de Janeiro e do
qual ele gostava. Se fosse pra pensar sua capa parangolé, ou sua "capa trem", ou mesmo se você
vier de outro Estado (como seria uma gíria de sua região para chamar a capa?), como ela seria?
Pense nas cores, nos materiais que usaria e que música seria utilizada para estimular um
participante a dar vida e movimento a sua capa.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D. Faça um esboço de como você imagina o seu parangolé.