segunda-feira, 1 de março de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 01 de Março de 2021.

Data da entrega: Ainda hoje 01/03/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Tema: Gênero Poemas Visuais. Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos: recursos expressivos dos poemas. Elementos notacionais da escrita: pontuação de textos. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição de textos artístico-literários; produção de poemas visuais e vídeo-poemas; relações entre imagem e texto verbal.

Habilidades Essenciais: (EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal; (EF67LP33) Pontuar textos do campo Artístico-Literário adequadamente; (EF67LP31-B) Produzir poemas visuais, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.

Olá, turminha! Nessa aula de hoje vamos continuar estudando sobre os poemas visuais!

Leia o texto abaixo

ATIVIDADES

1. O poema pode ser dividido em três partes, cada uma, referente a um momento do que aconteceu com o pássaro. Quais são essas três partes do poema?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Que significado pode-se atribuir às palavras norte e sul, dispostas no sentido vertical?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia no poema os versos que nos informam que o pássaro foi atingido por um tiro.

3. a) O que o formato que os versos adquirem nesse momento nos lembra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) A partir da resposta anterior, é possível afirmar que existe uma relação com a forma dos versos e o fato do pássaro ter sido atingido por um tiro?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Observe os seguintes versos: "penas fofas / leves plumas / mole espuma / e um risco / surdo". O que você entende por "risco surdo"?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. As repetições das palavras “cantava” e “voava” lembram

a) ( ) a vida do pássaro com seus filhotes.

b) ( ) a vida do pássaro na gaiola.

c) ( ) o sonho de fuga do pássaro.

d) ( ) o movimento do pássaro no céu.

7. Observe o título do poema: Pássaro em vertical. O que enfatiza esse título?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 8. As características do poema visual são

a) ( ) articulação de imagens com as palavras para formar o texto, como recurso estético para produzir sentido.

b) ( ) organiza-se em versos rimados e estrofes. c) ( ) apresenta apenas imagens sem relação nenhuma entre elas.

d) ( ) há apenas palavras para transmitir uma mensagem.

9. Agora é a sua vez! Você irá produzir um poema visual. Para isso, sugere-se o passo a passo abaixo. Passo a passo

→ Crie um poema visual com o seu nome.

→ Observe as letras que o compõem. Pense em rimas e palavras que derivem dele.

→ Estruture o seu poema de maneira que as palavras formem uma figura.

→ Componha-o conforme planejado em um rascunho.

→ Dê um título ao seu texto.

→ Passe-o a limpo depois da revisão.

 

Ah, não! Que pena, aula terminou!!!