Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 01 de Março de
2021.
Data da entrega: Ainda hoje 01/03/2021
até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha
o cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Tema: Gênero Poemas Visuais.
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados
pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos: recursos expressivos
dos poemas. Elementos notacionais da escrita: pontuação de textos. Estratégias
de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição de textos
artístico-literários; produção de poemas visuais e vídeo-poemas; relações entre
imagem e texto verbal.
Habilidades Essenciais: (EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal; (EF67LP33) Pontuar textos do campo Artístico-Literário adequadamente; (EF67LP31-B) Produzir poemas visuais, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.
Olá, turminha! Nessa aula de hoje vamos continuar estudando sobre os poemas visuais!
Leia o texto abaixo
ATIVIDADES
1. O poema pode ser dividido em
três partes, cada uma, referente a um momento do que aconteceu com o pássaro.
Quais são essas três partes do poema?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Que significado pode-se
atribuir às palavras norte e sul, dispostas no sentido vertical?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia no poema os versos que nos
informam que o pássaro foi atingido por um tiro.
3. a) O que o formato que os
versos adquirem nesse momento nos lembra?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A partir da resposta anterior,
é possível afirmar que existe uma relação com a forma dos versos e o fato do
pássaro ter sido atingido por um tiro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Observe os seguintes versos:
"penas fofas / leves plumas / mole espuma / e um risco / surdo". O
que você entende por "risco surdo"?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. As repetições das palavras
“cantava” e “voava” lembram
a) ( ) a vida do pássaro com seus
filhotes.
b) ( ) a vida do pássaro na
gaiola.
c) ( ) o sonho de fuga do
pássaro.
d) ( ) o movimento do pássaro no céu.
7. Observe o título do poema:
Pássaro em vertical. O que enfatiza esse título?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. As características do poema visual são
a) ( ) articulação de imagens com
as palavras para formar o texto, como recurso estético para produzir sentido.
b) ( ) organiza-se em versos
rimados e estrofes. c) ( ) apresenta apenas imagens sem relação nenhuma entre
elas.
d) ( ) há apenas palavras para transmitir uma mensagem.
9. Agora é a sua vez! Você irá
produzir um poema visual. Para isso, sugere-se o passo a passo abaixo. Passo a
passo
→ Crie um poema visual com o seu
nome.
→ Observe as letras que o
compõem. Pense em rimas e palavras que derivem dele.
→ Estruture o seu poema de
maneira que as palavras formem uma figura.
→ Componha-o conforme planejado
em um rascunho.
→ Dê um título ao seu texto.
→ Passe-o a limpo depois da
revisão.