Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor:
Wattson Mamedes de Souza.
Professora:
Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª
Ano A e B
Taquaral
de Goiás, 01 de março de 2021.
Aluno(a):
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 1° Bimestre de 2021
Relato de experimento científico
O relato de experimento científico é um
texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação.
É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma
vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a
discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.
O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.
Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.
Nem todas as experiências mostram
resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades,
os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos
caminhos.
Enquanto alguns defendem que nesse tipo
de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações
com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho
científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade que a academia requer.
Seja como for, o relato deve trazer
considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam
significativas para a área de estudos em questão. Isto é, é importante que seu
relato não fique apenas no nível de descrever uma situação. Ele deve ir além e
estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada
e no seu respectivo aparato
teórico. É esperado
que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo
para outros estudos e
vivências.
O relato de experiência normalmente
inclui uma introdução com marco
teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as
metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do
contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações
tecidas a partir dos mesmos.
Estratégias para realizar um
experimento científico e relatar os resultados concluídos
O objetivo
com essas atividades é que os alunos participem e realizem uma experiência científica, depois elaborem o relato dessa experiência e, por fim, conduzam
a realização do experimento em outra turma.
Atividade 1: Realização da experiência
Para
essa experiência você irá precisar de:
1 pote
1 folha de papel
1 panela funda
Água
Procedimento:
Pegue a folha de papel e amasse um pouco. Feito isso, coloque a folha de papel dentro do pote, lá no fundo. Tenha certeza de que ao virar o pote de cabeça para baixo o papel amassado não caia.
Pegue a panela e
complete-a com água. Agora pegue o pote com o papel dentro, vire com a boca
para baixo e mergulhe dentro
da panela com água, mantendo
o pote sempre na vertical.
Deixe o pote nessa posição
por alguns instantes e depois
o retire da panela.
Orientações para
a realização da experiência:
Como
você vai realizar esta experiência em casa, escreva no caderno as hipóteses
levantadas.
Observe os materiais necessários e o
procedimento a ser realizado. Antes de fazer o experimento, levante suas
hipóteses em relação à questão: “O papel irá molhar depois de colocado na
bacia?”
Ao final da experiência, o papel não
molhará. Então, sugerimos que você questione: Por que o papel não molhou?
Com o debate, é importante que chegue à conclusão:
A água não
consegue entrar no pote por que ele está cheio de ar! A primeira vista, você
poderia dizer que o pote está só com o papel amassado dentro, mas este também
contém ar, o qual ocupa espaço. E não importa a forma ou tamanho do pote, como
o ar é um gás ele irá ocupar todo o espaço disponível.
Atividade
Após a realização
da experiência, deverá elaborar um texto que relate o experimento. Observe como
esse texto deve ser estruturado. Ele deve trazer o nome do experimento, os
materiais usados, o procedimento realizado e as conclusões construídas. Além
disso, pode conter mais um item que demonstre por meio de imagens a experiência
feita.
Observação: Você pode pesquisar outra experiência cientifica, não precisa ser essa do exemplo.
O importante e você produzir o seu relato de experiência e registrar com uma foto ou vídeo.
Exemplos dos passos à seguir para produzir seu relato:
Experimento:
Materiais utilizados (O que usamos):
Procedimento (O que fizemos):
Conclusão (O que percebemos):