segunda-feira, 1 de março de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Série: 8ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 01 de março de 2021.  

Aluno(a):                                                                                

      

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1° Bimestre de 2021


Relato de experimento científico

 

 O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.

O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

Enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade que a academia requer.

Seja como for, o relato deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão. Isto é, é importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação. Ele deve ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.

Estratégias para realizar um experimento científico e relatar os resultados concluídos

O objetivo com essas atividades é que os alunos participem e realizem uma experiência científica, depois elaborem o relato dessa experiência e, por fim, conduzam a realização do experimento em outra turma.

 

Atividade 1: Realização da experiência

Para essa experiência você irá precisar de:

1 pote

1 folha de papel

1 panela funda

Água

Procedimento:

Pegue a folha de papel e amasse um pouco. Feito isso, coloque a folha de papel dentro do pote, lá no fundo. Tenha certeza de que ao virar o pote de cabeça para baixo o papel amassado não caia.

Pegue a panela e complete-a com água. Agora pegue o pote com o papel dentro, vire com a boca para baixo e mergulhe dentro da panela com água, mantendo o pote sempre na vertical. Deixe o pote nessa posição por alguns instantes e depois o retire da panela.

 

Orientações para a realização da experiência:

Como você vai realizar esta experiência em casa, escreva no caderno as hipóteses levantadas.

Observe os materiais necessários e o procedimento a ser realizado. Antes de fazer o experimento, levante suas hipóteses em relação à questão: “O papel irá molhar depois de colocado na bacia?”

Ao final da experiência, o papel não molhará. Então, sugerimos que você questione: Por que o papel não molhou?


Com o debate, é importante que chegue à conclusão:

A água não consegue entrar no pote por que ele está cheio de ar! A primeira vista, você poderia dizer que o pote está só com o papel amassado dentro, mas este também contém ar, o qual ocupa espaço. E não importa a forma ou tamanho do pote, como o ar é um gás ele irá ocupar todo o espaço disponível.

 

Atividade 

Após a realização da experiência, deverá elaborar um texto que relate o experimento. Observe como esse texto deve ser estruturado. Ele deve trazer o nome do experimento, os materiais usados, o procedimento realizado e as conclusões construídas. Além disso, pode conter mais um item que demonstre por meio de imagens a experiência feita.

Observação: Você pode pesquisar outra experiência cientifica, não precisa ser essa do exemplo.

O importante e você produzir o seu relato de experiência e registrar com uma foto ou vídeo.

Exemplos dos passos à seguir para produzir seu relato:

Experimento:

Materiais utilizados (O que usamos): 

Procedimento (O que fizemos):  

Conclusão (O que percebemos):