Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 11 de Maço de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 11/03/2021 até as 22:30 horas da noite.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Oi, turma! Tudo bem com vocês?
Você gosta de mistério? Então, vamos curtir muito a aula de
hoje!
O Conto é uma narrativa breve escrita em prosa, sendo mais curto que o
romance e a novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve enredo,
personagens, tempo e espaço.
A estrutura do conto é fechada e objetiva, na medida em que esse tipo de
texto é formado por apenas uma história e um conflito. Sua estrutura está
dividida em três partes:
Introdução:
apresentação da ação que será desenvolvida.
Desenvolvimento:
formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se desenrola o
desenvolvimento da ação (enredo).
Clímax: encerramento
da narrativa com desfecho surpreendente.
Os elementos que constituem o conto são:
Espaço – Local
em que se desenvolve a narrativa, seja numa casa, rua, parque, praça, etc.
Tempo – Designa
o tempo em que se passa a narrativa, sendo classificado em: tempo cronológico
(exterior) e tempo psicológico (interior).
Foco Narrativo – Trata-se
do narrador, sendo classificados em:
⇒narrador observador: conhecedor da ação, mas
não participante.
⇒narrador personagem: o narrador é um dos
personagens.
⇒narrador onisciente: conhece a história e
todos os personagens envolvidos nela.
Geralmente os contos são narrados em terceira pessoa, embora há muitos
contos narrados em primeira pessoa, nesse caso, quando surge o
narrador-personagem.
Personagens – Indivíduos
que participam da narrativa, sendo classificadas, dependendo do foco em:
personagens principais ou personagens secundárias. Por ser uma narrativa curta,
o conto possui poucos personagens.
Diálogo – Elemento
essencial do conto, os diálogos caracterizam a base expressiva desse tipo de
texto. Eles desenvolvem os conflitos da trama, sendo determinados pela fala das
personagens. Formados por uma linguagem mais objetiva e metáforas simples, os
diálogos são classificados em: diálogo direto, indireto e interior.
Epílogo – Corresponde
ao clímax da narrativa, determinado pelo desfecho surpreendente, imprevisível
ou enigmático da ação.
Dependendo da temática explorada, há diversos tipos de contos, dos quais
se destacam: os contos de fadas, os contos fantásticos, os contos
realistas, os contos populares e os contos de mistério.
conto
de mistério é muito apreciado pelos adolescentes. Este é um tipo de narrativa
que seduz pelo desconhecido e que surpreende e fascina o leitor. A narrativa é
estruturada de forma a criar expectativa e suspense. Geralmente, os ambientes
retratados são sombrios, noturnos e povoados por indivíduos melancólicos e
pessimistas.
Atividades
Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:
Conto de mistério
Stanislaw Ponte Preta
Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.
Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um
guaraná. O outro sorriu e se aproximou:
– Siga-me! – foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no
guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal iluminado e ele – a uma
distância de uns dez a doze passos – entrou também.
Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que
ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e
bateu numa janela. Logo uma dobradiça resmungou e a porta abriu-se discretamente.
Entraram os dois numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro,
via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba
crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer.
Não hesitou – porém – quando o homem que entrara na frente apontou para o que
entrara em seguida e disse: “É este”.
O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que
falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro.
Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de
notas e entregou ao parceiro. Depois se virou para sair. O que entrara com ele
disse que ficaria ali.
Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou
uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda
pressa para determinado endereço.
O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para
a mulher:
– Julieta! Ó Julieta… Consegui.
A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de
felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu
o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de
feijão.
a) ( ) notícia.
b) ( ) conto
c) ( ) fábula.
d) ( )
romance
2. Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?
a) ( ) Contar uma história.
b) ( ) Instruir a fazer algo.
c) ( ) Vender um produto.
d) ( ) Informar
o leitor sobre um fato.
3. Nesse texto, há presença de um narrador observador ou de um narrador personagem? Justifique sua resposta.
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4. Este conto apresenta características de um conto de
a) ( ) humor.
b) ( ) fantástico
c) ( ) mistério.
d) ( ) fada
5. Alguns elementos da língua escrita ajudam a construir o mistério no conto.
Encontre no texto as palavras que o autor utilizou para descrever os seguintes
ambientes onde se passa a história que ajudaram na composição do “ar de
mistério”:
a) Beco:
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b) Sala:
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