quinta-feira, 11 de março de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 11 de Maço de 2021

  Data da entrega: Ainda hoje 11/03/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Tema: Gênero Contos de Mistério. Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção/ Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos Habilidades Essenciais: (EF69LP44-A) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários; (EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo.

Oi, turma!  Tudo bem com vocês?

Você gosta de mistério? Então, vamos curtir muito a aula de hoje!

 Contos de Mistério

O Conto é uma narrativa breve escrita em prosa, sendo mais curto que o romance e a novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve enredo, personagens, tempo e espaço.

A estrutura do conto é fechada e objetiva, na medida em que esse tipo de texto é formado por apenas uma história e um conflito. Sua estrutura está dividida em três partes:

Introdução: apresentação da ação que será desenvolvida.

Desenvolvimento: formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se desenrola o desenvolvimento da ação (enredo).

Clímax: encerramento da narrativa com desfecho surpreendente.

Os elementos que constituem o conto são:

Espaço – Local em que se desenvolve a narrativa, seja numa casa, rua, parque, praça, etc.

Tempo – Designa o tempo em que se passa a narrativa, sendo classificado em: tempo cronológico (exterior) e tempo psicológico (interior).

Foco Narrativo – Trata-se do narrador, sendo classificados em:

narrador observador: conhecedor da ação, mas não participante.

narrador personagem: o narrador é um dos personagens.

narrador onisciente: conhece a história e todos os personagens envolvidos nela.

Geralmente os contos são narrados em terceira pessoa, embora há muitos contos narrados em primeira pessoa, nesse caso, quando surge o narrador-personagem.

Personagens – Indivíduos que participam da narrativa, sendo classificadas, dependendo do foco em: personagens principais ou personagens secundárias. Por ser uma narrativa curta, o conto possui poucos personagens.

Diálogo – Elemento essencial do conto, os diálogos caracterizam a base expressiva desse tipo de texto. Eles desenvolvem os conflitos da trama, sendo determinados pela fala das personagens. Formados por uma linguagem mais objetiva e metáforas simples, os diálogos são classificados em: diálogo direto, indireto e interior.

Epílogo – Corresponde ao clímax da narrativa, determinado pelo desfecho surpreendente, imprevisível ou enigmático da ação.

Dependendo da temática explorada, há diversos tipos de contos, dos quais se destacam:  os contos de fadas, os contos fantásticos, os contos realistas, os contos populares e os contos de mistério.

 conto de mistério é muito apreciado pelos adolescentes. Este é um tipo de narrativa que seduz pelo desconhecido e que surpreende e fascina o leitor. A narrativa é estruturada de forma a criar expectativa e suspense. Geralmente, os ambientes retratados são sombrios, noturnos e povoados por indivíduos melancólicos e pessimistas.

 Que tal agora descobrir tudo que você aprendeu sobre contos de mistério?

Atividades

Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:

Conto de mistério

Stanislaw Ponte Preta

Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.

Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:

– Siga-me! – foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal iluminado e ele – a uma distância de uns dez a doze passos – entrou também.

Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça resmungou e a porta abriu-se discretamente.

Entraram os dois numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer. Não hesitou – porém – quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: “É este”.

O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois se virou para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.

Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço.

O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:

– Julieta! Ó Julieta… Consegui.

A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.

 1. O texto lido pertence ao gênero textual

a) (   ) notícia.

b) (   ) conto

c) (   ) fábula.

d) (   ) romance

2.  Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?

a) (   ) Contar uma história.

b) (   ) Instruir a fazer algo.

c) (   ) Vender um produto.

d) (   ) Informar o leitor sobre um fato.

3. Nesse texto, há presença de um narrador observador ou de um narrador personagem? Justifique sua resposta.

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4. Este conto apresenta características de um conto de

a) (   ) humor.

b) (   ) fantástico

c) (   ) mistério.

d) (   ) fada 

5. Alguns elementos da língua escrita ajudam a construir o mistério no conto. Encontre no texto as palavras que o autor utilizou para descrever os seguintes ambientes onde se passa a história que ajudaram na composição do “ar de mistério”:

a) Beco: __________________________________________________________________________

b) Sala: ___________________________________________________________________________