quinta-feira, 11 de março de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 11 de Março de 2021.

  Data da entrega: Ainda hoje 11/03/2021 até as 22:30 horas da noite.

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

 INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Tema: Gênero Infográficos. Estratégias e procedimentos de leitura / relação do verbal com outras semioses / procedimentos e gêneros de apoio à compreensão: seleção das partes essenciais do texto, esquema, resumo, infográfico, organização esquemática de informações; construção composicional, estilo e marcas linguísticas dos gêneros de divulgação científica; consideração das condições de produção de textos de divulgação científica/ estratégias de escrita: planejamento, produção, revisão e edição de textos de divulgação científica. Habilidades Essenciais: (EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias, ou tomar notas em outro suporte, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo, infográfico, tabelas, gráfico ou ilustrações do texto lido, com ou sem comentário/análise, dependendo do que for mais adequado; (EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e as marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica de forma a ampliar as possibilidades de compreensão e produção desses gêneros; (EF69LP42-A) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho e/ou janela), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc.; (EF67LP22-A) Revisar e reescrever o texto produzido, se necessário, observando ortografia, pontuação, concordância, coesão, etc.

Sabe o que iremos aprender hoje?
É um tema super interessante! Você vai gostar!

Gênero Infográfico

Por isso, não pense que apenas a informação textual é responsável por transmitir o conhecimento, uma vez que estamos nos referindo a um trabalho em conjunto desses elementos. Na prática, vemos infográficos em diversos 
meios de comunicação presentes no nosso dia a dia. No jornal que lemos durante o café da manhã, nos noticiários, livros e principalmente, na internet (em ebooks, sites e redes sociais).

Infográfico é um gênero que serve para transmitir informações através do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais gráficos. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo.

Os infográficos são úteis nos mais variados setores, desde o meio acadêmico (apresentações de trabalhos científicos, por exemplo) até no ambiente profissional (em textos jornalísticos, apresentações de projetos empresariais e etc).

A vantagem do infográfico é a sua capacidade de ser personalizado visualmente de acordo com o tipo de público-alvo a ser abordado, tema, área de atuação, entre outros. Aliás, por ser uma ferramenta visual, a apresentação gráfica do infográfico é muito importante para a sua correta interpretação.

Um bom infográfico deve ser apresentado de modo organizado, facilitando a compreensão das informações nele contidas por diferentes níveis de pessoas, desde os técnicos até os leigos no assunto, por exemplo.

 As representações gráficas como ferramentas para explicar ideias, conceitos e processos são utilizadas desde tempos pré-históricos. No entanto, os infográficos como são conhecidos na atualidade só começaram a ser feitos no princípio do século XVI. Leonardo da Vinci, por exemplo, utilizou vastamente desenhos e figuras para explicar de modo mais simplificado os seus estudos e teorias, sobre diversos assuntos, mas em especial a respeito da anatomia humana.

Tipos de infográficos (Classificação segundo a pesquisadora Tatiana Teixeira, em O futuro do presente: os desafios da Infografia jornalística. Revista ícone do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. V. 11, n. 02, dez., p. 1-17. 2009.)

Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc. Possuem estrutura parecida com a de infográficos de livros didáticos.

Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.

 


CARACTERÍSTICAS DOS INFOGRÁFICOS

Títulos: ter um título em destaque pode causar um enorme impacto. Bons títulos são capazes de prender a atenção e de fácil compreensão, fazendo com que as pessoas se interessem pelo infográfico com apenas um breve olhar. Quanto mais compacto e preciso o título, melhor. No entanto, o título ainda precisa ser descritivo o suficiente para que os leitores saibam sobre o que eles vão ler.

Apresentação de estatísticas: a maioria dos infográficos geralmente apresentam dados e estatísticas de uma forma visualmente simples de entender, tornando as informações bem acessíveis. Os números e porcentagens aparecem em destaque, com fontes diferentes e maiores que o resto do texto e até cores contrastantes. Muitos apresentam vários tipos de gráficos e possuem pequenos resumos do que seus números significam.
Tamanhos gerenciáveis um infográfico com tamanho gerenciável, daqueles que podem ser clicados para ficarem maiores, é bem importante.
Imagens: embora todo infográfico tecnicamente contenha elementos visuais, ter várias imagens nele aumenta a probabilidade de gerar ações dos leitores. Parte da essência do infográfico são os gráficos e essa essência pode ser complementada com outras imagens. Estas complementam os dados, ajudam a reforçar o que eles dizem a ainda podem servir para despertar emoções. Saber combinar os dois é fundamental para ter um infográfico de sucesso
Tema: um infográfico precisa ter um tópico e objetivo específico. Todas as informações e imagens são selecionados para ressaltar esse foco.
Espaços em branco: a maioria dos infográficos que se tornaram sucesso tem espaços em branco dentro deles. Embora possa ser tentador ocupar todo o espaço com imagens, essa nem sempre é uma boa ideia. Isso porque, ao invés de conseguir um belo visual, o mais provável é que tudo vire uma enorme bagunça. Ter algum espaço em branco no infográfico torna mais fácil a organização.

LEIA O TEXTO

ATIVIDADES

1.Quem é o provável leitor do infográfico? Justifique sua resposta com elementos do texto.

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2. Com que finalidade os leitores lerão o infográfico?

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3. As informações presentes no infográfico foram divulgadas por quem?

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4. O infográfico é um recurso usado em jornais, revistas, textos educativos e científicos. Qual é a função desse recurso que usa imagens e texto para apresentar o conteúdo ao leitor?

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5. Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao leitor?

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6. Leia com atenção a seguinte frase relacionada ao texto: “Seu filho precisa de energia” Marque, entre as palavras a seguir, a que possui significado semelhante ao da palavra destacada na frase acima.

a) ( ) Elogio.

b) ( ) Ajuda.

c) ( ) Necessita.

d) ( ) Usa.

7. Observe o tamanho das imagens e as cores usadas para representá-las.

a) Qual imagem foi destacada?

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b) Que recurso foi usado para destacá-la?

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c) Por que ela foi destacada? 

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8. Cite algumas informações secundárias trazidas no texto?

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9. Como você considera uma alimentação saudável?

a) ( ) Aquela em que as pessoas nunca devem comer gorduras ou doces, mesmo em dias de festa.

b) ( ) Aquela que deve conter todos os alimentos necessários para o funcionamento adequado do organismo.

c) ( ) Aquela em que as pessoas devem comer somente frutas e verduras.

d) ( ) Aquela em que as pessoas devem comer tudo o que não engorda.

10. Qual é a função das imagens nos infográficos?

a) ( ) Ilustrar o texto, deixando ele mais colorido.

b) ( ) Ajudar a compreender as informações do texto escrito.

c) ( ) Preencher melhor o espaço da folha.


d) ( ) Não tem nenhuma função.