Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 11 de Março de
2021.
Data da entrega: Ainda hoje 11/03/2021
até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª
Bimestre de 2021.
1. Preencha
o cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as
questões com atenção antes de respondê-las;
É um tema super interessante! Você vai gostar!
Gênero Infográfico
Por isso, não pense que apenas a informação textual é responsável por
transmitir o conhecimento, uma vez que estamos nos referindo a um trabalho em
conjunto desses elementos. Na prática, vemos infográficos em diversos meios de comunicação presentes no nosso dia a dia. No jornal que lemos
durante o café da manhã, nos noticiários, livros e principalmente, na internet
(em ebooks, sites e redes sociais).
Infográfico é um gênero que serve para transmitir
informações através do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais
gráficos. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas,
mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero
representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal,
originando um universo visualmente chamativo.
Os infográficos são úteis nos mais variados setores,
desde o meio acadêmico (apresentações de trabalhos científicos, por exemplo)
até no ambiente profissional (em textos jornalísticos, apresentações de
projetos empresariais e etc).
A vantagem do infográfico é a sua capacidade de ser
personalizado visualmente de acordo com o tipo de público-alvo a ser abordado,
tema, área de atuação, entre outros. Aliás, por ser uma ferramenta visual, a
apresentação gráfica do infográfico é muito importante para a sua correta
interpretação.
Um bom infográfico deve ser apresentado de modo
organizado, facilitando a compreensão das informações nele contidas por
diferentes níveis de pessoas, desde os técnicos até os leigos no assunto, por
exemplo.
As representações gráficas
como ferramentas para explicar ideias, conceitos e processos são utilizadas
desde tempos pré-históricos. No entanto, os infográficos como são conhecidos na
atualidade só começaram a ser feitos no princípio do século XVI. Leonardo da
Vinci, por exemplo, utilizou vastamente desenhos e figuras para explicar de
modo mais simplificado os seus estudos e teorias, sobre diversos assuntos, mas
em especial a respeito da anatomia humana.
Tipos de infográficos (Classificação segundo a pesquisadora Tatiana Teixeira, em O futuro do presente: os desafios da Infografia jornalística. Revista ícone do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. V. 11, n. 02, dez., p. 1-17. 2009.)
⇒Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc. Possuem estrutura parecida com a de infográficos de livros didáticos.
⇒Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.
CARACTERÍSTICAS DOS INFOGRÁFICOS
Títulos: ter um título em destaque pode causar um enorme impacto. Bons títulos são capazes de prender a atenção e de fácil compreensão, fazendo com que as pessoas se interessem pelo infográfico com apenas um breve olhar. Quanto mais compacto e preciso o título, melhor. No entanto, o título ainda precisa ser descritivo o suficiente para que os leitores saibam sobre o que eles vão ler.
Apresentação de estatísticas:
a maioria dos infográficos geralmente apresentam dados e estatísticas de uma forma visualmente simples de
entender, tornando as informações bem acessíveis. Os números e
porcentagens aparecem em destaque, com fontes diferentes e maiores que o resto
do texto e até cores contrastantes. Muitos apresentam vários tipos de gráficos
e possuem pequenos resumos do que seus números significam.
Tamanhos gerenciáveis um infográfico com tamanho gerenciável,
daqueles que podem ser clicados para ficarem maiores, é bem importante.
Imagens: embora todo infográfico tecnicamente contenha elementos visuais, ter várias imagens
nele aumenta a probabilidade de gerar ações dos leitores. Parte da essência
do infográfico são
os gráficos e essa essência pode ser complementada com outras imagens. Estas
complementam os dados, ajudam a reforçar o que eles dizem a ainda podem servir
para despertar emoções. Saber combinar os dois é fundamental para ter um
infográfico de sucesso
Tema: um infográfico precisa ter um tópico e
objetivo específico. Todas as informações e imagens são selecionados para
ressaltar esse foco.
Espaços em branco: a
maioria dos infográficos que
se tornaram sucesso tem espaços em branco dentro deles. Embora possa ser
tentador ocupar todo o espaço com imagens, essa nem sempre é uma boa ideia.
Isso porque, ao invés de conseguir um belo visual, o mais provável é que tudo
vire uma enorme bagunça. Ter algum espaço em branco no infográfico torna mais fácil a
organização.
LEIA O TEXTO
ATIVIDADES
1.Quem é o provável leitor do infográfico? Justifique sua resposta com elementos do texto.
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2. Com que finalidade os leitores lerão o infográfico?
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3. As informações presentes no infográfico foram divulgadas
por quem?
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4. O infográfico é um recurso usado em jornais, revistas,
textos educativos e científicos. Qual é a função desse recurso que usa imagens
e texto para apresentar o conteúdo ao leitor?
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5. Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao
leitor?
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6. Leia com atenção a seguinte frase relacionada ao texto:
“Seu filho precisa de energia” Marque, entre as palavras a seguir, a que
possui significado semelhante ao da palavra destacada na frase acima.
a) ( ) Elogio.
b) ( ) Ajuda.
c) ( ) Necessita.
d) ( ) Usa.
7. Observe o tamanho das imagens e as cores usadas para
representá-las.
a) Qual imagem foi destacada?
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b) Que recurso foi usado para destacá-la?
___________________________________________________________________________________
c) Por que ela foi destacada?
___________________________________________________________________________________
8. Cite algumas informações secundárias trazidas no texto?
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9. Como você considera uma alimentação saudável?
a) ( ) Aquela em que as pessoas nunca devem comer gorduras
ou doces, mesmo em dias de festa.
b) ( ) Aquela que deve conter todos os alimentos necessários
para o funcionamento adequado do organismo.
c) ( ) Aquela em que as pessoas devem comer somente frutas e
verduras.
d) ( ) Aquela em que as pessoas devem comer tudo o que não engorda.
10. Qual é a função das imagens nos infográficos?
a) ( ) Ilustrar o texto, deixando ele mais colorido.
b) ( ) Ajudar a compreender as informações do texto escrito.
c) ( ) Preencher melhor o espaço da folha.
d) ( ) Não tem nenhuma função.