segunda-feira, 15 de março de 2021

Atividade de História para 7ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 16 de Março de 2021

Série: 7 º A e B

Nome:


CONTEÚDO: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História.

OBJETIVO: Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos. 

Data de entrega: 16-03-2021

Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

  Pesquise a vontade, viaje nas novas propostas de textos virtuais ...

          Atividades sobre Os Primeiros Habitantes

Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, eles dividiam-se em muitos povos, distribuídos por inúmeras aldeias


.

Quando Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500, só encontrou matas, um povo selvagem sem nenhuma civilização.

Os índios viviam em grupos formando tribos, andavam quase nus, enfeitavam-se com penas coloridas, colares com dentes de animais ou sementes.

Cerca de 5 milhões de índios viviam no território que hoje é o Brasil. Os grupos indígenas falam diferentes línguas, tem sua própria cultura, seus costumes, suas habilidades e organização social. O contato com o homem branco modificou seus hábitos, porem o respeito pela natureza e pelas pessoas mais velhas permaneceram.

Em busca de novos caminhos

Portugal e Espanha desenvolveram técnicas de navegação, que foram importantes centros de exploração marítima, e de expansão da cultura europeia. Eles iam atrás das especiarias do Oriente como: cravo, canela, pimenta, noz moscada, gengibre, etc… Seguindo o caminho para as Índias, assim os europeus chamavam o Oriente de Índias.

As especiarias eram usadas por suas propriedades medicinais e para conservar os alimentos, porque naquela época não existia geladeiras.

Tentando chegar ao Oriente, e explorando novos caminhos os portugueses saíram navegando pelo oceano Atlântico que chegaram ao Brasil.

A chegada dos portugueses

Pedro Álvares Cabral comandava a expedição que veio ao Brasil em 22 de abril de 1500, em nome do rei de Portugal. Ao chegar ao Brasil encontraram muitos índios. Tomou posse das terras e passaram a explorar as riquezas.

Os portugueses começaram a exploração, e o primeiro produto retirado para vender, foi a arvore do pau- Brasil, madeira muito valiosa na Europa, com ela se fabricava uma tinta vermelha para tingir tecidos.

Em troca de presentes como: chapéus, facas, machados, tecidos e espelhos, os portugueses conseguiram que os indígenas fizessem todo trabalho, cortando e transportando para os navios os pesados troncos de pau-brasil. A exploração do pau-brasil durou cerca de 30 anos.

Uma expedição colonizadora foi mandada ao Brasil sob o comando de Martim Afonso de Souza no ano 1532, ele fundou a primeira Vila chamada São Vicente. Ele também deu início a produção de cana-de-açúcar. Naquela época a produção era muito pequena, por isso o seu preço era elevado para produzir o açúcar, então os portugueses instalaram vários engenhos.

                                                 Atividades

1- Quais os primeiros povos que deram origem a formação do povo brasileiro?

2- A qual dos povos que ajudaram a formar o Brasil se refere o texto a seguir? Eles tinham um sistema monetário e bancário desenvolvido. Desenvolveram técnicas de navegação marítima. Produziam tecidos, artigos de ouro e armas de fogo.

3- Com relação aos ameríndios que viviam no Brasil na época do descobrimento, podemos afirmar que:

a) eles já praticavam o comércio.
b) não se preocupavam em transmitir suas tradições para os mais jovens.
c) guerreavam com outras tribos para aumentar o seu território.
d) sua terra e suas moradias eram coletivas.

4- O que os povos africanos e os ameríndios tinham em comum antes do contato com os europeus? Marque a opção que corresponde a uma característica comum aos dois povos naquela época.

a) Ser nômades, deslocando-se periodicamente em busca de alimentos e água.
b) Usar a escrita para transmitirem sua cultura.
c) Escravizar e comercializar escravos.
d) Acreditar que seres e fenômenos da natureza eram deuses.

5- Marque a afirmativa verdadeira sobre os portugueses na época das Grandes navegações.

a) Apenas os portugueses eram capazes de realizar as viagens marítimas.
b) O comércio era uma atividade de grande importância para eles.
c) Ainda não dominavam a leitura e a escrita.
d) Seus deuses eram seres e fenômenos da natureza.

6- O que podemos afirmar sobre o primeiro encontro dos índios com os portugueses?

a) Apenas os índios ficaram surpresos com os portugueses quando eles se encontraram pela primeira vez.
b) Há registros escritos deixados pelos índios que mostram as suas primeiras impressões sobre os portugueses.
c) Mesmo falando línguas diferentes, houve uma tentativa de comunicação entre eles.
d) Quando se avistaram pela primeira vez, os índios e os portugueses começaram a se atacar.

7- Com relação à extração do pau-brasil pelos portugueses no Brasil, podemos afirmar que

a) os índios eram contrários a essa atividade e tentaram impedir os portugueses.
b) os índios aceitaram realizar essa tarefa em troca de objetos e utensílios dos portugueses.
c) os índios foram escravizados para realizar essa tarefa para os portugueses.
d) os índios demoraram a perceber o que os portugueses estavam fazendo já que se refugiaram no interior do país.