Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 16 de Março de 2021
Série: 7 º A e B
Nome:
CONTEÚDO: A construção da ideia de
modernidade e seus impactos na concepção de História.
OBJETIVO: Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
Data de entrega: 16-03-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
Atividades sobre Os Primeiros Habitantes
Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, eles dividiam-se em muitos povos, distribuídos por inúmeras aldeias
.
Quando Pedro
Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500, só encontrou matas, um povo selvagem
sem nenhuma civilização.
Os índios viviam em
grupos formando tribos, andavam quase nus, enfeitavam-se com penas coloridas,
colares com dentes de animais ou sementes.
Cerca de 5 milhões
de índios viviam no território que hoje é o Brasil. Os grupos indígenas falam
diferentes línguas, tem sua própria cultura, seus costumes, suas habilidades e
organização social. O contato com o homem branco modificou seus hábitos, porem
o respeito pela natureza e pelas pessoas mais velhas permaneceram.
Em busca de novos caminhos
Portugal e Espanha
desenvolveram técnicas de navegação, que foram importantes centros de
exploração marítima, e de expansão da cultura europeia. Eles iam atrás das
especiarias do Oriente como: cravo, canela, pimenta, noz moscada, gengibre,
etc… Seguindo o caminho para as Índias, assim os europeus chamavam o Oriente de
Índias.
As especiarias eram
usadas por suas propriedades medicinais e para conservar os alimentos, porque
naquela época não existia geladeiras.
Tentando chegar ao
Oriente, e explorando novos caminhos os portugueses saíram navegando pelo
oceano Atlântico que chegaram ao Brasil.
A chegada dos portugueses
Pedro Álvares
Cabral comandava a expedição que veio ao Brasil em 22 de abril de 1500, em nome
do rei de Portugal. Ao chegar ao Brasil encontraram muitos índios. Tomou posse
das terras e passaram a explorar as riquezas.
Os portugueses
começaram a exploração, e o primeiro produto retirado para vender, foi a arvore
do pau- Brasil, madeira muito valiosa na Europa, com ela se fabricava uma tinta
vermelha para tingir tecidos.
Em troca de
presentes como: chapéus, facas, machados, tecidos e espelhos, os portugueses
conseguiram que os indígenas fizessem todo trabalho, cortando e transportando
para os navios os pesados troncos de pau-brasil. A exploração do pau-brasil
durou cerca de 30 anos.
Uma expedição
colonizadora foi mandada ao Brasil sob o comando de Martim Afonso de Souza no
ano 1532, ele fundou a primeira Vila chamada São Vicente. Ele também deu início
a produção de cana-de-açúcar. Naquela época a produção era muito pequena, por
isso o seu preço era elevado para produzir o açúcar, então os portugueses
instalaram vários engenhos.
Atividades
1-
Quais os primeiros povos que deram origem a formação do povo brasileiro?
2- A
qual dos povos que ajudaram a formar o Brasil se refere o texto a seguir? Eles
tinham um sistema monetário e bancário desenvolvido. Desenvolveram técnicas de
navegação marítima. Produziam tecidos, artigos de ouro e armas de fogo.
3- Com
relação aos ameríndios que viviam no Brasil na época do descobrimento, podemos
afirmar que:
a) eles já praticavam o comércio.
b) não se preocupavam em transmitir suas tradições para os mais jovens.
c) guerreavam com outras tribos para aumentar o seu território.
d) sua terra e suas moradias eram coletivas.
4- O
que os povos africanos e os ameríndios tinham em comum antes do contato com os
europeus? Marque a opção que corresponde a uma característica comum aos dois
povos naquela época.
a) Ser nômades, deslocando-se
periodicamente em busca de alimentos e água.
b) Usar a escrita para transmitirem sua cultura.
c) Escravizar e comercializar escravos.
d) Acreditar que seres e fenômenos da natureza eram deuses.
5-
Marque a afirmativa verdadeira sobre os portugueses na época das Grandes
navegações.
a) Apenas os portugueses eram
capazes de realizar as viagens marítimas.
b) O comércio era uma atividade de grande importância para eles.
c) Ainda não dominavam a leitura e a escrita.
d) Seus deuses eram seres e fenômenos da natureza.
6- O
que podemos afirmar sobre o primeiro encontro dos índios com os portugueses?
a) Apenas os índios ficaram
surpresos com os portugueses quando eles se encontraram pela primeira vez.
b) Há registros escritos deixados pelos índios que mostram as suas primeiras
impressões sobre os portugueses.
c) Mesmo falando línguas diferentes, houve uma tentativa de comunicação entre
eles.
d) Quando se avistaram pela primeira vez, os índios e os portugueses começaram
a se atacar.
7- Com
relação à extração do pau-brasil pelos portugueses no Brasil, podemos afirmar
que
a) os índios eram contrários a
essa atividade e tentaram impedir os portugueses.
b) os índios aceitaram realizar essa tarefa em troca de objetos e utensílios
dos portugueses.
c) os índios foram escravizados para realizar essa tarefa para os portugueses.
d) os índios demoraram a perceber o que os portugueses estavam fazendo já que
se refugiaram no interior do país.