Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 16 de Março de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
CONTEÚDO: A questão do iluminismo e da ilustração:
OBJETIVO: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Data de entrega: 16-03-2021
Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021
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*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.
Olá estudante,
Vamos ler o texto a seguir e depois realizar as atividades para revisão de alguns conteúdos estudados em História: Iluminismos; Liberalismo; EUA.
Leia os trechos de definições do dicionário Houaiss de palavras relacionadas ao Iluminismo e ao liberalismo para realizar as atividades 1 e 2.
Iluminismo s.m. (1836) 1 movimento intelectual do séc. XVIII, caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico, o que implica recusa a todas as formas de dogmatismo, esp. o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais; Filosofia das Luzes, Ilustração, Esclarecimento, Século das Luzes.
Liberalismo s.m. (1858) 1 ECON FIL POL doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal [...] econômico ECON aplicação das doutrinas do liberalismo à economia, que se exprime pela defesa de mercados competitivos, em obediência ao princípio de que a lei da oferta e da procura é a única que deve influir na produção, no consumo e no mecanismo dos preços. [...]
Liberdade s.f. (1338) 1 grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal 2 p.ext. conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei <l. religiosa> <l. de pensamento> [...] 7 p.ext. possibilidade que tem o indivíduo de exprimir-se de acordo com sua vontade, sua consciência, sua natureza [...]
Progresso s.m. (1674) 1 ação ou resultado de
progredir 2 movimento para a frente; avanço
<após um dia de marcha, verificamos que o p. havia sido pequeno> [...] 4 mudança de estado (de algo) que o move para um patamar superior; crescimento, desenvolvimento, aumento [...]
Razão s.f. (sXIII) 1 faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência <o homem tem o uso da r.> [...] 8 FIL faculdade intelectual e linguística que distingue o ser humano dos outros animais 9 FIL faculdade humana da linguagem e do pensamento, voltada para a apreensão cognitiva da realidade, em contraste com a função desempenhada pelos sentidos na captação de percepções imediatas e não refletidas do mundo externo [...]
Fonte: HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de
Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. Disponível em: https://nova-escola-
producao.s3.amazonaws.com/cR3ejdm9XYNKcnkWuuyr4CttNNzYgthMEDASq8wEKueBwVNVKqR6B7Tu
nsR7/his8-01und01--trechos-de-definicoes-do-dicionario-houaiss-para-os-conceitos-centrais-do-
iluminismo-e-do-liberalismo.pdf
Responda todas as atividades em seu caderno.
1. Leia e responda:
a) Escolha duas das definições apresentadas acima e explique o que você entendeu delas.
b) Você já ouviu ou usou esta palavra? Em qual situação?
2.
Os
pensadores escreveram textos fundamentais para o movimento iluminista. A
tirinha a seguir apresenta a ideia de
um importante iluminista. Escreva em seu caderno a alternativa que apresenta o nome deste pensador:
a) Voltaire.
b) Montesquieu.
c) Jean Jacques Rousseau.
d) John Locke.
e) René Descarte.
3. Reescreva o texto sobre as consequências do Iluminismo em seu caderno, completando-o com as palavras do quadro a seguir:
Déspotas Esclarecidos - América Latina - Revolução Farroupilha - Revolução Francesa
“Os iluministas foram os
influenciadores dos movimentos sociais que depois se transformariam na .
Muitas revoluções foram influenciadas pelas ideias iluministas, além da Revolução Francesa: Revoluções pela independência na , Independência dos EUA, , Inconfidência Mineira, entre muitas outras. Muitos reis europeus ao sentirem-se ameaçados pelas
ideias iluministas, pois temiam perder seus reinos, aderiram às ideias
do movimento, estes reis ficaram
conhecidos como ”.
4. Leia o texto a seguir:
“As
mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa.
Por suas mãos a família
se vestia, comia
e obtinha iluminação, tendo
em vista que tecidos, alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as mulheres das
colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres europeias do
período. Já no século XIX, o autor francês
Alexis de Tocqueville notaria que as mulheres da América eram muito maisliberadas do que as europeias”. (KARNAL, Leandro. História
dos Estados Unidos: das origens
ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2015. p. 67).
De acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto
das Treze Colônias
dos EUA:
a) era marcado pela submissão e falta de liberdade.
b) era restrito à atividade
doméstica sem produtividade alguma.
c) não tinham nenhuma expressividade.
d) era decisivo para a economia e produção
de utensílios domésticos.
e) nenhuma das alternativas.
Selo retrata a Festa do Chá de Boston, episódio em que colonos destruíram caixas de chá no porto dessa cidade
A partir desse contexto, marque a alternativa CORRETA:
a) Esse período é marcado
pela questão dos impostos, especialmente a aprovação, em 1773, do imposto inglês sobre o chá, produto
importado e muito consumido pelos colonos.
b) Em meados do século XVIII,
fortaleceram-se as relações entre colonos norte-americanos e a sua metrópole inglesa,
especialmente com o apoio
dos colonos contra os invasores
espanhóis.
c) Além do imposto sobre o chá, o Parlamento inglês aprovou também
o imposto sobre o açúcar.
No entanto, essa lei não foi tão grave, pois esse produto não era
importante para os Estados Unidos, que, nessa época, quase
não consumiam açúcar.
d) A Lei do Chá está relacionada ao episódio em que colonos ingleses,
vestidos de índios,
jogaram um carregamento de chá no mar, no porto de Boston. Esse incidente radical levou a Inglaterra a reconhecer a independência dos Estados Unidos.
e) Os conflitos entre Inglaterra
e França (Guerra dos Sete Anos - 1756-1763) estão relacionados diretamente à 'Guerra de
Secessão' norte-americana.
MOMENTO HISTÓRIA & CULTURA
Esteves (1956) relembra a frase de Oswaldo Teixeira: "colecionar é uma arte. É a arte de perpetuar as coisas, de prolongar e dar maior sentido de vida espiritual a tudo aquilo que, por vezes, aos outros não tem valor algum”.
Coleção de selos.
Coleção de moedas.
E você, tem alguma coleção? Este pode ser um momento propício para iniciar ou organizar uma coleção.