segunda-feira, 15 de março de 2021

Atividade de História para 8ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 16 de Março de 2021

Série: 8º A e B

Nome:

CONTEÚDO: A questão do iluminismo e da ilustração:

OBJETIVO: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Data de entrega: 16-03-2021

Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível                                

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

Olá estudante,

Vamos ler o texto a seguir e depois realizar as atividades para revisão de alguns conteúdos estudados em História: Iluminismos; Liberalismo; EUA. 

Leia os trechos de definições do dicionário Houaiss de palavras relacionadas ao Iluminismo e ao liberalismo para realizar as atividades 1 e 2.

Iluminismo s.m. (1836) 1 movimento intelectual do séc. XVIII, caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico, o que implica recusa a todas as formas de dogmatismo, esp. o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais; Filosofia das Luzes, Ilustração, Esclarecimento, Século das Luzes.

Liberalismo s.m. (1858) 1 ECON FIL POL doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal [...] econômico ECON aplicação das doutrinas do liberalismo à economia, que se exprime pela defesa de mercados competitivos, em obediência ao princípio de que a lei da oferta e da procura é a única que deve influir na produção, no consumo e no mecanismo dos preços. [...] 

Liberdade s.f. (1338) 1 grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal 2 p.ext. conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei <l. religiosa> <l. de pensamento> [...] 7 p.ext. possibilidade que tem o indivíduo de exprimir-se de acordo com sua vontade, sua consciência, sua natureza [...] 

Progresso s.m. (1674) 1 ação ou resultado de progredir 2 movimento para a frente; avanço

<após um dia de marcha, verificamos que o p. havia sido pequeno> [...] 4 mudança de estado (de algo) que o move para um patamar superior; crescimento, desenvolvimento, aumento [...]

Razão s.f. (sXIII) 1 faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência <o homem tem o uso da r.> [...] 8 FIL faculdade intelectual e linguística que distingue o ser humano dos outros animais 9 FIL faculdade humana da linguagem e do pensamento, voltada para a apreensão cognitiva da realidade, em contraste com a função desempenhada pelos sentidos na captação de percepções imediatas e não refletidas do mundo externo [...]

Fonte: HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro:            Objetiva,         2009.   Disponível       em:      https://nova-escola- producao.s3.amazonaws.com/cR3ejdm9XYNKcnkWuuyr4CttNNzYgthMEDASq8wEKueBwVNVKqR6B7Tu nsR7/his8-01und01--trechos-de-definicoes-do-dicionario-houaiss-para-os-conceitos-centrais-do- iluminismo-e-do-liberalismo.pdf

 

Responda todas as atividades em seu caderno.

1.  Leia e responda:

a)  Escolha duas das definições apresentadas acima e explique o que você entendeu delas.

b)  Você já ouviu ou usou esta palavra? Em qual situação?

2.   Os pensadores escreveram textos fundamentais para o movimento iluminista. A tirinha a seguir apresenta a ideia de um importante iluminista. Escreva em seu caderno a alternativa que apresenta o nome deste pensador:

 

a)    Voltaire.

b)     Montesquieu.

c)     Jean Jacques Rousseau.

d)      John Locke.

e)    René Descarte.

 

3.  Reescreva o texto sobre as consequências do Iluminismo em seu caderno, completando-o com as palavras do quadro a seguir:

Déspotas Esclarecidos - América Latina - Revolução Farroupilha - Revolução Francesa



“Os iluministas foram os influenciadores dos movimentos sociais que depois se transformariam na       . Muitas revoluções foram influenciadas pelas ideias iluministas, além da Revolução Francesa: Revoluções pela independência na , Independência dos EUA,                                                           , Inconfidência Mineira, entre muitas outras. Muitos reis europeus ao sentirem-se ameaçados pelas ideias iluministas, pois temiam perder seus reinos, aderiram às ideias do movimento, estes reis ficaram conhecidos como                                              ”.

 

4.  Leia o texto a seguir: 

“As mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa. Por suas mãos a família se vestia, comia e obtinha iluminação, tendo em vista que tecidos, alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as mulheres das colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres europeias do período. Já no século XIX, o autor francês Alexis de Tocqueville notaria que as mulheres da América eram muito maisliberadas do que as europeias”. (KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2015. p. 67).

De acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto das Treze Colônias dos EUA:

a)  era marcado pela submissão e falta de liberdade.

b)  era restrito à atividade doméstica sem produtividade alguma.

c)  não tinham nenhuma expressividade.

d)  era decisivo para a economia e produção de utensílios domésticos.

e) nenhuma das alternativas.

 5.  O chá veio da China e atingiu a Europa no início do século XVII com o primeiro carregamento chegando a Amsterdã em 1609. A partir do século XVIII, a Inglaterra torna-se o principal importador de chá da Europa. Nesse mesmo período, o chá consistiu em importante bebida da população dos Estados Unidos da América, ainda colônia inglesa.

Selo retrata a Festa do Chá de Boston, episódio em que colonos destruíram caixas de chá no  porto dessa cidade



A partir desse contexto, marque a alternativa CORRETA:

a) Esse período é marcado pela questão dos impostos, especialmente a aprovação, em 1773, do imposto inglês sobre o chá, produto importado e muito consumido pelos colonos.

b)  Em meados do século XVIII, fortaleceram-se as relações entre colonos norte-americanos e a sua metrópole inglesa, especialmente com o apoio dos colonos contra os invasores espanhóis.

c) Além do imposto sobre o chá, o Parlamento inglês aprovou também o imposto sobre o açúcar. No entanto, essa lei não foi tão grave, pois esse produto não era importante para os Estados Unidos, que, nessa época, quase não consumiam açúcar.

d) A Lei do Chá está relacionada ao episódio em que colonos ingleses, vestidos de índios, jogaram um carregamento de chá no mar, no porto de Boston. Esse incidente radical levou a Inglaterra a reconhecer a independência dos Estados Unidos.

e) Os conflitos entre Inglaterra e França (Guerra dos Sete Anos - 1756-1763) estão relacionados diretamente à 'Guerra de Secessão' norte-americana.


                                                              MOMENTO HISTÓRIA & CULTURA

Esteves (1956) relembra a frase de Oswaldo Teixeira: "colecionar é uma arte. É a arte de perpetuar as coisas, de prolongar e dar maior sentido de vida espiritual a tudo aquilo que, por vezes, aos outros não tem valor algum”.

Veja algumas coleções

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                          Coleção de moedas.

 

E você, tem alguma coleção? Este pode ser um momento propício para iniciar ou organizar uma coleção.