Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 16 de Março de 2021
Série: 6º A e B
Nome:
OBJETIVO: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o
surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos
mitos de fundação.
CONTEÚDO: Pré-História / Surgimento da espécie humana no Continente Africano
Data de entrega: 16-03-2021
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*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
-O texto para pesquisa são os das questões e os textos que usamos nas aulas passadas .
Assunto: a arqueologia brasileira
Leia a reportagem abaixo.
O passado "esquecido" do Brasil
A Arqueologia no Brasil realmente não é muito divulgada, mas nosso
território foi palco de importantes descobertas, sendo que possuímos centenas
de sítios arqueológicos catalogados. No país são desenvolvidas pesquisas
arqueológicas que abrangem os mais diversos períodos históricos, desde as
épocas mais primitivas (pré-história) até o século XIX (arqueologia histórica).
Faremos aqui o relato destas atividades de resgate do passado, expondo os mais
importantes achados da arqueologia brasileira. O mais antigo crânio de um ser
humano “pré-histórico” já exumado nas Américas foi encontrado nas cavernas da
região de Lagoa Santa (Estado de Minas Gerais), ele data de aproximadamente
11.000 anos e pertenceu a uma mulher, batizada como Luzia, uma referência ao
mais antigo fóssil de um hominídeo (Lucy, de 2 milhões de anos, descoberto na
África). Esta região de Lagoa Santa foi pesquisada no século XIX pelo
dinamarquês Peter Lund, pioneiro no estudo da pré-história brasileira. Ainda em
Minas Gerais, no Vale do Peruaçu, estão as mais espetaculares obras de arte
rupestre do país. Elas se destacam pelo uso de cores variadas e pelos grafismos
geométricos. Os arqueólogos afirmam que os jogos de cores e formas são
superiores aos encontrados no continente europeu. As pinturas mais antigas têm
11.000 anos e as mais recentes 2.000 anos. Já a Serra da Capivara (Estado do
Piauí), abriga um dos sítios arqueológicos mais ricos do mundo. São 25.000
desenhos que, juntamente com utensílios de pedra, ossos e vestígios de
fogueiras, provocam uma revisão da história do homem no continente americano.
No Rio Grande do Sul diversos grupos indígenas pré-históricos desenvolveram
suas culturas, o chamado Povo das Casas Subterrâneas organizou verdadeiras
"aldeias formigueiro" compostas por cerca de 30 habitações escavadas
na terra, protegendo seus moradores do frio invernal. Também na região
amazônica e litorânea houve alojamento de grupos humanos na pré-história, esses
casos serão relatados a seguir.
Fonte: www.arqueologyc.hpg.ig.com.br/brasileira.htm - acesso: 12/11/2005)
Leia as afirmativas referentes a reportagem.
I) As pesquisas arqueológicas no Brasil comprovaram a
inexistência de vestígios pré-históricos em nosso território.
II) As descobertas arqueológicas no Brasil, apesar de muitas, são
muito pouco divulgadas.
III) A arte rupestre brasileira diferencia-se da europeia, sobretudo pela grande variedade de cores utilizadas nas pinturas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
QUESTÃO 01 (Descritor: identificar a importância do fogo para
o homem primitivo)
Assunto: vida no paleolítico
Assinale a afirmativa que NÂO justifica a frase abaixo.
"A conquista do fogo foi muito importante para a evolução do
homem" por que a partir dela...
a) O homem pode proteger-se de animais ferozes.
b) Os alimentos passaram a ser cozidos / assados.
c) Os homens passaram a viver isolados de suas antigas tribos.
d) A mortalidade humana, que era alta, começou a diminuir.
QUESTÃO 02 (Descritor: interpretar texto sobre o trabalho do arqueólogo)
Assunto: a Arqueologia
O trabalho do arqueólogo
Arqueólogos são profissionais que estudam as culturas do passado por
meio dos objetos produzidos por seus membros, como pontas de flechas, de
lanças, machados, restos de alimentação, de túmulos e pinturas feitas em
cavernas. Este texto, escrito pelo arqueólogo Norberto Luiz Guarinello, mostra
uma das formas pelas quais estes estudiosos ficam sabendo quando foi feito ou
usado aquilo que encontram.
O principal método de datação é denominado carbono 14 e se baseia numa
interessante descoberta. Todos os seres vivos, todas as plantas e animais
possuem em seus corpos uma quantidade, embora pequena, de carbono radioativo,
que absorvem ao respirar e se alimentar. Quando os seres morrem, no entanto, a
radiação vai naturalmente diminuindo, e é possível medir essa diminuição.
Um pedaço de osso ou de madeira encontrado numa escavação pode ser
enviado a um laboratório para medir a quantidade de carbono radioativo. O
resultado do exame será o conhecimento de quando a árvore ou animal viveram e,
assim, de quando viveu o povo que se utilizou deles.
(Fonte: GUARINELLO. Norberto L. Os primeiros habitantes do Brasil. p.
10.)
Assinale a afirmativa correta em relação ao que foi exposto no texto.
a) Os arqueólogos são pesquisadores que utilizam como fonte de pesquisa
apenas os documentos escritos deixados pelos homens.
b) A identificação da idade de um objeto ou ser vivo é possível a
partir da quantidade de Carbono 14 nele encontrado.
c) Os avanços tecnológicos ainda não possibilitam a
identificação de época de qualquer objeto encontrado nas escavações
arqueológicas.
d) Os seres vivos, após sua morte, iniciam a absorção de uma substância radioativa que permite aos arqueólogos identificar sua origem e idade.
QUESTÃO 03 (Descritor: identificar as conseqüências da “Revolução Neolítica”)
A expressão “Revolução Neolítica” permitiu várias mudanças estruturais. São mudanças ocorridas com a “Revolução Neolítica”, EXCETO
a) mudanças de crenças religiosas.
b) mudanças tecnológicas.
c) mudanças nas estruturas sociais
d) mudanças econômicas
QUESTÃO 04 (Descritor: caracterizar a vida do ser humano paleolítico)
Assunto: Paleolítico
“No período Paleolítico (cerca de7.000.000 a10.000 a.C) o homem era
inferior a outros animais em força física e agilidade, porém era inteligente e
sabia utilizar recursos da natureza”. (FRANCO JR., Hilário; CHACON, Paulo Pan.
História Econômica e Geral do Brasil)
A partir do fragmento acima escolha a alternativa correta:
a) No período Paleolítico, o homem já fixava-se em
determinadas regiões, sedentarizando-se.
b) No Período Paleolítico, o homem dependia da caça, da
pesca e da coleta de raízes.
a) No Período Paleolítico, o homem conseguiu
domesticar os animais, permitindo a sedentarização.
b) No Período Paleolítico, o homem aperfeiçoou as técnicas de construção de armas.
QUESTÃO 05(Descritor: identificar o período da pré-história a que o trecho se
refere)
Assunto: Sociedades Primitivas
A característica fundamental desse período pode ser atribuída às transformações aceleradas das relações do homem com a natureza. A prática da agricultura e a domesticação dos animais permitiu ás sociedades primitivas o controle da produção de alimentos, a sedentarização e, consequentemente, o aumento da população.O trecho acima se refere ao período conhecido como.
a) Cenozóico
b) Neolítico
c) Idade dos Metais
d) Mesozóico