Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 11 de fevereiro de 2021.
Aluno(a): Horário: Até às 22:30h.
Nosso tema de hoje!
Abaixo–assinado
Abaixo–assinado é um documento
particular, assinado por um grupo de pessoas, que visa fazer uma
solicitação coletiva para pedir ou reivindicar algo de interesse comum a uma
autoridade ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou
demonstrar queixa ou protesto coletivo. Ele é válido
como um documento específico para a situação em que várias pessoas desejam
solicitar algo para alguém que tenha o poder de solucionar as solicitações. Em
um abaixo-assinado está presente o desejo de um coletivo de pessoas que anseiam
pela mesma coisa, que têm a mesma solicitação, objetivo.
Onde pode ser
utilizado?
O abaixo
assinado pode ser utilizado em diversas situações, seja para pedir mais
segurança, reforma em alguma obra pública, o conserto do elevador do prédio que
está quebrado, entre tantos outros. O importante é entender que o foco dele é
demonstrar que uma quantidade considerável de pessoas deseja a mesma coisa, não
sendo só usado para problemas de responsabilidade pública, mas também do setor
privado, ou seja, o abaixo-assinado pode ser utilizado tanto para solicitações
do âmbito público como do privado, isso vai depender da solicitação.
O que deve ter em um abaixo-assinado?
Por ser
considerado um documento, o abaixo-assinado deve conter quatro partes
importantes, sendo elas:
O Vocativo O corpo do texto Área de assinaturas Fim do texto
No
abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento
será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os
pronomes de tratamento adequados antes de seu nome. Como por exemplo: Senhor,
excelentíssimo, doutor, entre outros. Por se tratar de um documento, o mesmo
deve ter um padrão formal. Características do abaixo assinado:
- Utiliza-se
a norma-padrão.
- Geralmente
são empregados verbos no presente do indicativo.
- Usa-se a 1ª
pessoa do plural, quando se busca maior pessoalidade, e a 3ª pessoa do
plural, quando se busca maior impessoalidade.
- Possui uma sequência textual predominantemente argumentativa
Atividades:
1. Complete as lacunas abaixo com as palavras
sugeridas que dão sentido ao enunciado: demonstrar-reivindicar- coletiva-
documento- protesto- pessoas- autoridade- assinado
“Abaixo–assinado é um ____________particular,
___________por um grupo de ___________, que visa fazer uma solicitação
____________ para pedir ou ____________ algo de interesse comum a uma
________________ ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou
____________ queixa ou ____________ coletivo.”
2.
Considerando as quatro partes que compõem um abaixo-assinado, relacione a 2ª
coluna de acordo com a 1ª:
a)
O vocativo
b)
O corpo do texto
c)
Área de assinatura
d)
Fim do texto
( ) Nessa parte deve-se escrever a solicitação
desejada e o motivo para ter que fazer tal solicitação. É a área onde os fatos
serão colocados, de preferência detalhadamente, tentado trazer um convencimento
por parte da pessoa responsável por sanar o problema.
( ) No
final do documento deverá existir o local e a data.
( ) No abaixo-assinado deverá ter o destinatário,
ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui
certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de
seu nome.
( ) Abaixo da explicação da solicitação deverá
haver espaços numerados para a assinatura das pessoas que desejam participar do
abaixo-assinado, onde na maioria dos casos são pedidos os números do CPF da
pessoa como fator de veracidade de que ela existe.
3. Cite as características do abaixo assinado.
Leia o texto abaixo para responder às atividades 4, 5, 6 e 7:
ABAIXO-ASSINADO
EM PROL DE MERENDA NA ESCOLA Senhor José Tenório da Silva,
Diretor da E.E.E.F.M. Euclides Mouzinho dos Santos, nós, abaixo assinados, alunos desta
escola, pedimos esclarecimentos a respeito da falta de merenda, tendo em
vista que há algum tempo não temos tido o fornecimento do lanche. Sabemos que os recursos destinados à
merenda são poucos e insuficientes, mas sabemos também que eles existem e que
temos direito à alimentação na escola, mesmo que não seja todos os dias. Por isso, pedimos providências a vossa
senhoria a respeito deste problema. São
Bernardo do Campo- SP, 24 de agosto de 2019. Atenciosamente, |
|
Lívia
da Silva Freire Dias, 1º ANO Francisca
Sonally Melo Dos Santos Leonardo
Trajano Ferreira Katyana
Mylena Silveira Hamana
Oliveira Queiroz |
Francinete
Maria Paiva Patricia
Ravena Bezerra De Menezes Marcos
Fabio Rego Ciraulo Rosangela
Freitas De Souza Emmanuel
Albuquerque |
4.
Agora que você leu o texto (abaixo-assinado), responda:
a)
A quem ele é dirigido?
b)
Quem escreveu este texto?
c)
Qual o protesto deste texto?
d)
Segundo os manifestantes do texto, em que eles querem que o dinheiro público
seja investido?
e)
Onde e quando este texto foi escrito?
5.
Com base no texto acima, podemos compreender que:
a)
( ) Trata-se de um texto sem nenhuma formalidade e cheio de vícios de linguagem
e erros de gramática.
b) ( ) Trata-se de uma notícia divulgada na internet, denunciado o
diretor Tenório pela falta de merenda na escola.
c) ( ) O texto acusa claramente uma única pessoa pela falta
de merenda na escola
d)
( ) Trata-se de um abaixo-assinado, pedindo mais recursos destinados à
merenda dos alunos.
6.
Assinale V ou F nos parênteses abaixo:
a)
( ) O abaixo-assinado não é um gênero textual.
b)
( ) O abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.
c)
( ) A linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.
d)
( ) Na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data,
assinaturas
7.
Observe os termos:” pessoa responsável…”, “…espaços numerados…”
as palavras destacadas estão qualificando substantivos, portanto
a)
( ) são pronomes
b)
( ) são verbos
c)
( ) são adjetivos
d)
( ) são artigos
8.
Agora que você já estudou sobre o gênero abaixo-assinado, produza um
abaixo-assinado seguindo as dicas abaixo:
*Faça
um título simples, curto e atraente;
*Diga
quem tem o poder de mudar o que você deseja;
*Faça
um só pedido que tenha chances de se concretizar;
*Faça
um texto didático com até 4 parágrafos;
*Se
possível, use as redes sociais para buscar apoiadores.
Essas
orientações são a primeira coisa a ser lida por quem vai participar do seu
abaixo-assinado. Por isso, exige um cuidado especial. É importante sintetizar a
ideia do que você quer mudar e não ultrapassar três linhas. Deve ser direto e
atraente. Você pode colocar uma hashtag depois do título, o que ajuda a
divulgar nas redes sociais. Capriche. Bons estudos!