Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 22 de Fevereiro de 2021.
Data da entrega: Ainda hoje 22/02/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Tema: Gênero Infográficos.
Estratégias e procedimentos de leitura/ Procedimentos e gêneros de apoio à
compreensão.
Habilidades Essenciais: (EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, esquema, resumo, infográfico, tabela, gráfico ou ilustrações, dependendo do que for mais adequado; (EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes; (EF69LP42-A) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho e/ou janela), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc.
Olá,
amiguinhos!
Bem vindos à nossa aula de hoje!!!
Hoje vamos falar sobre um assunto bem legal: infográficos!!!
INFOGRÁFICO
Em conjunto com a evolução tecnológica, nós,
seres sociais, estamos inseridos em uma movimentação extremamente dinâmica, que
exige, cada vez mais, maior competência na capacidade de leitura e apresentação
de conhecimento crítico em relação aos diversos assuntos que circulam em nosso
dia a dia. Essa é uma das razões pelas quais estamos conectados, o tempo todo,
a um dispositivo que nos permite acessar informações e nos expressarmos a
respeito dos acontecimentos em nossa sociedade. É a partir desse novo modo de
vida que o gênero textual infográfico ganha prestígio. Muito utilizado pela
mídia jornalística, é unânime que esse gênero é um recurso eficaz, visto que
torna o assunto fácil, de forma rápida e dinâmica, de ser compreendido.
O que é um infográfico?
Principais tipos de
infográficos
• Enciclopédicos: infográficos
centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o
que são partidos políticos etc.
• Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.
Os infográficos podem ser
constituídos por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones,
ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero representa uma mistura,
de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo
visualmente chamativo.
ATIVIDADES
1.O que é um infográfico?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.Leia o texto com atenção para
responder às próximas atividades:
2.O texto lido pertence ao gênero textual
a) ( ) entrevista.
b) ( ) verbete de enciclopédia.
c) ( ) infográfico.
d) ( ) resumo.
3.Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?
a) ( ) Divulgar informações e ajudar o leitor a
compreendê-las melhor.
b) ( ) Contar uma história.
c) ( ) Vender um produto.
d) ( ) Regulamentar o funcionamento de uma norma.
4.Em que meios de comunicação encontramos textos como esse?
___________________________________________________________________________________
5.Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao leitor?
a) ( ) Apresenta as taxas de mortes provocadas pela bomba
atômica no Brasil.
b) ( ) Apresenta os índices de violência nos Estados
Unidos.
c) ( ) Apresenta os índices de violência no Brasil em 2020.
d) ( ) Apresenta os índices de violência no Brasil em 2016.