Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 22 de Fevereiro de 2021.
Data da entrega: Ainda hoje 22/02/2021
até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha
o cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Tema: Gênero Poemas Visuais.
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados
pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos: recursos expressivos
dos poemas. Elementos notacionais da escrita: pontuação de textos. Estratégias de
produção: planejamento, textualização e revisão/ edição de textos
artístico-literários; produção de poemas visuais e vídeo-poemas; relações entre
imagem e texto verbal.
Habilidades Essenciais:
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos
expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras
de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no
papel), imagens e sua relação com o texto verbal; (EF67LP33) Pontuar textos do
campo Artístico-Literário adequadamente; (EF67LP31-B) Produzir poemas visuais,
explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha
gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.
Olá, turminha!
Nossa aula de hoje é sobre um assunto muito legal! Vamos descobrir???
Poemas Visuais
Poema visual é uma expressão poética
não-formal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, prioriza a formação de
imagens. Essas imagens completam o sentido do poema e causam maior ar de
expressão, podendo ser combinadas com outras linguagens artísticas. Os Poemas
Visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens,
formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão, ganham destaque. Como se
fala em destaque das percepções visuais, muitas coisas podem ser incluídas e
não se proíbe a mistura com outras linguagens. Quando pensamos em poema,
comumente vem à cabeça um texto todo modelado, formal e perfeitinho, mas não é
o único que existe. Um dos principais intuitos da poesia é a expressão humana,
independente do formato com que o texto é apresentado. Por isso mesmo, o poema
visual utiliza de recursos não-formais para expressar as mais diversas
situações. Pode haver poemas com efeitos de sonoridade, movimento ou até
ausência de linguagem verbal. Contudo, não existe uma forma fixa, o autor é
livre para escolher quais recursos quer utilizar. São poemas que foram feitos,
não apenas para serem sentidos, mas também para serem vistos – como uma
fotografia, uma
pintura.
Origem e história O poema visual
ganhou destaque internacional apenas na época do Modernismo, ou seja, foi algo
bem recente. Este movimento literário surgiu após as vanguardas europeias, que
revolucionaram o modo de se fazer arte, seja na música, pintura ou literatura.
Esses movimentos foram pensados de forma a romper com os padrões formais das
artes que já haviam sido produzidas. Assim, logo após o Modernismo, as formas
de poema visual ganharam força, pois são uma forma de expressão livre.
Surpreendentemente, o Poema Visual mais antigo que se tem conhecimento é
anterior ao ano 0: A obra “O ovo” de Simmias de Rodes (300 a.C.) é uma forma de
poema em que discorre sobre o ovo e foi feito no formato de um ovo. Este poema
era uma espécie de caligrama (poema em que o formato corresponde ao objeto
tema).
Tipos de Poemas Visuais
Como foi dito, o Poema Visual é a forma de se expressar em que os elementos visuais são destaque, mas pode-se misturar com diversas outras linguagens. Sendo assim, pode-se agrupar tipos de poemas visuais que apresentam características em comum. Os mais comuns são:
Poema Concreto Esse tipo de poema surgiu
junto com o resgate da poesia visual, por isso, muitas vezes são confundidos ou
tidos como sinônimo. Contudo, o poema concreto originalmente é um tipo de poema
visual em que o uso da linguagem verbal é essencial. Surgiu inicialmente na
Europa e chegou ao Brasil em 1956, durante um evento arranjado que se chamava
“Exposição Nacional de Arte Concreta”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. O
uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do
eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.
Décio Pignatari
Poema Cinético
A palavra “cinética” significa movimento.
Portanto, este tipo de poema valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim,
os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e
velocidade. Os poemas costumam ser criados para serem lidos e, a partir da
leitura, criam na mente do leitor uma cena. O poema cinético vai além disso,
sua própria estrutura já é um efeito físico e palpável, ele não serve apenas
para ser lido, mas para ser visto em si.
Poema Fônico
Na França, a partir de 1962, o poeta Pierre Garnier cria um
movimento chamado “Espacialismo”, que valorizava os aspectos visuais e sonoros
como centrais. Ou seja, ele propunha uma poesia “para ver-se” e outra
para “ouvir-se”. Esta “poesia sonora” tem suas raízes nas vanguardas
históricas, no dadaísmo (arte nonsense).
Leia o texto:
Urgente
Uma
gota
de
orvalho
caiu hoje, às 8h, do dedo anelar
direito, do Cristo Redentor, no
Rio de Janeiro
Seus restos
não foram
encontrados
A Polícia
não acredita
em
acidente
Suspei-
to:o
vento
Os meteorolo-
gistas, os poetas e
os passarinhos choram in-
consoláveis. Testemunha
presenciou a queda: “Horrível!
Ela se evaporou na metade do caminho!”
ATIVIDADES
1. Que gênero textual é esse?
a) ( ) Uma notícia.
b) ( ) Um poema.
c) ( ) Um anúncio.
d) ( ) Uma reportagem.
a) ( ) de uma torre.
b) ( ) de um prédio.
c) ( ) de passarinhos.
d) ( ) do Cristo Redentor.
3. Que acontecimento o poema se
propõe a nos contar? Quando ocorreu? Onde?
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4. Pela forma que o poeta
escolheu para expressar suas ideias, é possível afirmar que, nesse texto, ele
finge ser
a) ( ) um policial;
b) ( ) um turista;
c) ( ) uma testemunha;
d) ( ) um jornalista, um repórter.
5. Em que versos é possível ver
os braços do Cristo Redentor? E a cabeça?
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6. Qual a intenção do autor ao
criar esse texto?
a) ( ) Mexer com os sentimentos
do leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria
matéria de uma notícia.
b) ( ) Denunciar a incapacidade
dos policiais diante de um crime.
c) ( ) Informar ao leitor um fato
de utilidade pública.
d) ( ) Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro.
7. quanto à estrutura, o poema
lido
a) ( ) não possui versos nem
estrofes.
b) ( ) apresenta uma estrofe de
vinte e três versos.
c) ( ) é formado por vinte e três
versos, divididos em duas estrofes.
d) ( ) possui três estrofes de seis versos.
8. Palavras que são utilizadas em
investigações, como em descrições de crime e de acidente foram empregadas no
poema. São elas:
a) ( ) Horrível – evaporou –
encontrados.
b) ( ) Anelar – dedo – polícia.
c) ( ) Poetas – passarinhos –
choram.
d) ( ) Testemunha – suspeito – acidente.
09. No trecho “Horrível! / Ela se
evaporou na metade do caminho!”, qual é o efeito de sentido do uso
a) das aspas?
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b) dos pontos de exclamação?
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10. Sobre o poema visual marque
falso (F) ou verdadeiro (V).
a) ( ) É um poema que combina palavras com
recursos visuais e gráficos.
b) ( ) No poema visual os recursos
visuais e gráficos correspondem às imagens, às cores e à organização das
palavras na página.
c) ( ) Os poemas visuais não
procuram dar movimento e múltiplas significações às palavras escritas.
d) ( ) Poemas visuais usam como
recursos apenas o verso, a estrofe e a rima.