segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 22 de Fevereiro de 2021.

Data da entrega: Ainda hoje 22/02/2021 até as 22:30 horas da noite.

  Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Tema: Gênero Poemas Visuais. Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos: recursos expressivos dos poemas. Elementos notacionais da escrita: pontuação de textos. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição de textos artístico-literários; produção de poemas visuais e vídeo-poemas; relações entre imagem e texto verbal.

Habilidades Essenciais: (EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal; (EF67LP33) Pontuar textos do campo Artístico-Literário adequadamente; (EF67LP31-B) Produzir poemas visuais, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.

Olá, turminha!



Nossa aula de hoje é sobre um assunto muito legal! Vamos descobrir???

Poemas  Visuais



Poema visual é uma expressão poética não-formal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, prioriza a formação de imagens. Essas imagens completam o sentido do poema e causam maior ar de expressão, podendo ser combinadas com outras linguagens artísticas. Os Poemas Visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens, formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão, ganham destaque. Como se fala em destaque das percepções visuais, muitas coisas podem ser incluídas e não se proíbe a mistura com outras linguagens. Quando pensamos em poema, comumente vem à cabeça um texto todo modelado, formal e perfeitinho, mas não é o único que existe. Um dos principais intuitos da poesia é a expressão humana, independente do formato com que o texto é apresentado. Por isso mesmo, o poema visual utiliza de recursos não-formais para expressar as mais diversas situações. Pode haver poemas com efeitos de sonoridade, movimento ou até ausência de linguagem verbal. Contudo, não existe uma forma fixa, o autor é livre para escolher quais recursos quer utilizar. São poemas que foram feitos, não apenas para serem sentidos, mas também para serem vistos – como uma fotografia, uma

pintura.

Origem e história O poema visual ganhou destaque internacional apenas na época do Modernismo, ou seja, foi algo bem recente. Este movimento literário surgiu após as vanguardas europeias, que revolucionaram o modo de se fazer arte, seja na música, pintura ou literatura. Esses movimentos foram pensados de forma a romper com os padrões formais das artes que já haviam sido produzidas. Assim, logo após o Modernismo, as formas de poema visual ganharam força, pois são uma forma de expressão livre. Surpreendentemente, o Poema Visual mais antigo que se tem conhecimento é anterior ao ano 0: A obra “O ovo” de Simmias de Rodes (300 a.C.) é uma forma de poema em que discorre sobre o ovo e foi feito no formato de um ovo. Este poema era uma espécie de caligrama (poema em que o formato corresponde ao objeto tema).




Tipos de Poemas Visuais

Como foi dito, o Poema Visual é a forma de se expressar em que os elementos visuais são destaque, mas pode-se misturar com diversas outras linguagens. Sendo assim, pode-se agrupar tipos de poemas visuais que apresentam características em comum. Os mais comuns são:

 Poema Concreto Esse tipo de poema surgiu junto com o resgate da poesia visual, por isso, muitas vezes são confundidos ou tidos como sinônimo. Contudo, o poema concreto originalmente é um tipo de poema visual em que o uso da linguagem verbal é essencial. Surgiu inicialmente na Europa e chegou ao Brasil em 1956, durante um evento arranjado que se chamava “Exposição Nacional de Arte Concreta”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.

Décio Pignatari

Poema Cinético

 A palavra “cinética” significa movimento. Portanto, este tipo de poema valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim, os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade. Os poemas costumam ser criados para serem lidos e, a partir da leitura, criam na mente do leitor uma cena. O poema cinético vai além disso, sua própria estrutura já é um efeito físico e palpável, ele não serve apenas para ser lido, mas para ser visto em si.

Poema Fônico

 Na França, a partir de 1962, o poeta Pierre Garnier cria um movimento chamado “Espacialismo”, que valorizava os aspectos visuais e sonoros como centrais. Ou seja, ele propunha uma poesia “para ver-se” e outra para “ouvir-se”. Esta “poesia sonora” tem suas raízes nas vanguardas históricas, no dadaísmo (arte nonsense).


Leia o texto:

Urgente

 

Uma

gota

de

orvalho

caiu hoje, às 8h, do dedo anelar

direito, do Cristo Redentor, no

Rio de Janeiro

Seus restos

não foram

encontrados

A Polícia

não acredita

em

acidente

Suspei-

to:o

vento

Os meteorolo-

gistas, os poetas e

os passarinhos choram in-

consoláveis. Testemunha

presenciou a queda: “Horrível!

Ela se evaporou na metade do caminho!”

ATIVIDADES

1. Que gênero textual é esse?

a) ( ) Uma notícia.

b) ( ) Um poema.

c) ( ) Um anúncio.

d) ( ) Uma reportagem.

 2. A forma de colocar as palavras no papel lembra a imagem

 a) ( ) de uma torre.

b) ( ) de um prédio.

c) ( ) de passarinhos.

d) ( ) do Cristo Redentor.

3. Que acontecimento o poema se propõe a nos contar? Quando ocorreu? Onde?

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4. Pela forma que o poeta escolheu para expressar suas ideias, é possível afirmar que, nesse texto, ele finge ser

a) ( ) um policial;

b) ( ) um turista;

c) ( ) uma testemunha;

d) ( ) um jornalista, um repórter.

5. Em que versos é possível ver os braços do Cristo Redentor? E a cabeça?

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6. Qual a intenção do autor ao criar esse texto?

a) ( ) Mexer com os sentimentos do leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria matéria de uma notícia.

b) ( ) Denunciar a incapacidade dos policiais diante de um crime.

c) ( ) Informar ao leitor um fato de utilidade pública.

d) ( ) Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro.

7. quanto à estrutura, o poema lido

a) ( ) não possui versos nem estrofes.

b) ( ) apresenta uma estrofe de vinte e três versos.

c) ( ) é formado por vinte e três versos, divididos em duas estrofes.

d) ( ) possui três estrofes de seis versos.

8. Palavras que são utilizadas em investigações, como em descrições de crime e de acidente foram empregadas no poema. São elas:

a) ( ) Horrível – evaporou – encontrados.

b) ( ) Anelar – dedo – polícia.

c) ( ) Poetas – passarinhos – choram.

d) ( ) Testemunha – suspeito – acidente.

09. No trecho “Horrível! / Ela se evaporou na metade do caminho!”, qual é o efeito de sentido do uso

 a) das aspas?

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 b) dos pontos de exclamação?

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10. Sobre o poema visual marque falso (F) ou verdadeiro (V).

 a) ( ) É um poema que combina palavras com recursos visuais e gráficos.

b) ( ) No poema visual os recursos visuais e gráficos correspondem às imagens, às cores e à organização das palavras na página.

c) ( ) Os poemas visuais não procuram dar movimento e múltiplas significações às palavras escritas.

d) ( ) Poemas visuais usam como recursos apenas o verso, a estrofe e a rima.