Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Série: 7ª Ano A.
Pabliny Ribeiro Souto Série: 7ª Ano B.
Aluno (a):___________________________________________________
Taquaral de Goiás, 22 de Fevereiro de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 22/02/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Arte referente ao 1ª Bimestre de 2021
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-la.
Conteúdo: Arte Rupestre
(Unidade Temática: Música e artes audiovisuais. (BNCC EF69AR07/17/18)
Leia o texto abaixo.
VER, OUVIR, MOVIMENTAR, CONVERSAR...
Pessoas desenhadas...Pessoas que desenham...A arte que nasce do grafismo, do desenho, é feita há muito tempo. São conversas que acontecem por meio de linguagens artísticas. O desenho é uma linguagem muito antiga. Pode ser que exista há mais de 40 mil anos!
cenas de dança e caça em pintura rupestre no sítio arqueológico, Xique-Xique, Sertão do Seridó, Carnaúba dos Dantas (RN). Foto de 2014.
Um dia alguém fez desenhos em rochas e começou naquele instante, uma conversa por meio da linguagem visual. Conversas sobre a vida, atividades do cotidiano, como as caçadas que faziam ou as crenças que tinham.
Isso significa que, desde a arte rupestre, inventamos e reinventamos a linguagem do desenho.
ARTE RUPESTRE: designa as imagens criadas por meio de gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso. Refere-se também á arte visual produzida antes do surgimento da escrita.
Atividades.
Agora responda as questões considerando a imagem acima e os estudos de arte rupestre:
1. O desenho é uma forma de comunicação. Na pré-história os homens das cavernas realizavam os desenhos nas paredes. Como chamamos essa forma artística de comunicação?
2. A religião é uma característica muito importante no estudo da arte na pré-história. Marque a alternativa que justifique essa afirmação.
a) As pinturas serviam de decoração das cavernas para os deuses.
b) Os homens cultuavam seus deuses a todo o momento em suas pinturas.
c) Era parte de um processo de magia para interferir na captura de animais.
d) Havia a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
3 – Ao observar a cena de dança na imagem da arte rupestre brasileira, (atividade anterior). Como você a percebe? Será que essas pessoas estão mesmo dançando? Interpretavam uma música ao dançar? O que essa imagem leva a pensar?
RE:
4 – Agora observe a fotografia acima. Uma moça caminha apreciando imagens. Será que essas imagens nas paredes estão conversando com a apreciadora? Usando sua imaginação, pense: O que será que falam as figuras?
RE:
Defina:
a) Desenho de memória-
b) Desenho de observação-
c) Na infância porque o desenho é também uma forma de comunicação?