Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professores: Flausa Maria Rosa
Lucas Eugênio
Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° A
Taquaral de Goiás, 20 de Outubro 2021..
ATIVIDADE DE ARTE- REFERENTE AO 4º BIMESTRE 2021.
Tempos de paz
Que fazer quando as necessidades ou desejos das pessoas parecem não se harmonizar?
Pode haver discussões, palavras irritadas, silêncios – ou até mesmo brigas.
Isso pode durar muito tempo ou pouco tempo. Até um dos lados ganhar. Até conseguir o que quer ou precisa e o outro lado desistir.
Mas pode acontecer algo completamente diferente. Um outro tipo de discussão em que ambos os lados explicam o que querem ou precisam e por que razão… Em que um escuta o que o outro tem a dizer. Em que trabalham juntos na solução do problema, de modo que ambos os lados possam ter aquilo que querem ou precisam – pelo menos em parte…
Às vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo. Dizer se um dos lados está sendo injusto ou infringindo as regras do debate.
Podem sugerir maneiras de resolver o problema de modo que a paz não se interrompa.
E às vezes, entre dois caminhos inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro caminho. Diferente do que a princípio se queria ou precisava. Mas bom para ambos os lados.
O terceiro caminho talvez até seja melhor para todos! E o conflito pode ser o começo de algo novo, bom.
Katherine Scholes
Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?
R.:_________________________________________________________________________
2) Quantos parágrafos há no texto?
R.:_______________________________________________________________________
3) Quem é o autor do texto?
R.:______________________________________________________________________________
4) Qual é o tema do texto?
R.:________________________________________________________________________________
5) Quantas frases contém este texto?
R.:______________________________________________________________________
6) O que pode levar a guerra?
R.:_______________________________________________________________________
7) De que maneira, segundo o texto, pode-se chegar à paz?
R.:____________________________________________________________________________
8) Observe a frase abaixo retirada do texto e responda:
“Às vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo.”
A) Pinte o verbo da frase, depois escreva-a abaixo.
R.:_______________________________________________________
B) Qual é o sujeito da frase?
R.:____________________________________________________________________________
C) Sublinhe o predicado.
R.: ______________________________________________________________