segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 20  de Setembro de 2021

  Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021.

AGORA, VAMOS VER OUTRO GÊNERO TEXTUAL – O CORDEL

LITERATURA DE CORDEL

Também chamada de literatura popular em verso, essa tradição se popularizou no final do século XIX, quando tais poesias passaram a ser impressas em folhetos e vendidas em feiras.

O nome “cordel” faz referência às cordas onde os folhetos ficavam expostos. Seu formato foi inspirado nos cordéis lusitanos, trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

O cordelistas, em geral, eram homens com pouca escolaridade e instrução. Muitos deles não chegaram nem a frequentar a escola e aprenderam a ler e escrever de maneira informal.

Os temas das poesias de cordel trazem elementos da realidade sertaneja, tratavam das questões sociais e políticas e também serviam como fonte de informação para o povo nordestino.

Principais características da literatura de cordel

Linguagem coloquial: forte presença de oralidade e regionalismos na fala e escrita

Elementos da cultura brasileira, principalmente nordestina: costumes, tradições e folclores

Escrita em versos com métrica e rimas (conferem musicalidade aos versos, herança das trovas medievais)

Presença de xilogravuras (imagem à base de tinta, utilizando madeira), uma arte típica do nordeste. Veja o vídeo abaixo!

Uso de humor, ironia e sarcasmo para representar temas cotidianos e sociais

O suporte deste texto são os folhetos de cordel, que medem cerca de 12 x 16 cm, folhas dobradas e número de páginas sempre múltiplos de quatro

Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo em que diverte os leitores.

Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.

Entre os principais cordelistas brasileiros, citamos alguns dos que se destacam:

Patativa do Assaré, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Apolônio Alves dos Santos, Cuica de Santo Amaro, entre tantos outros maravilhosos autores.

Agora que você já tem algum conhecimento sobre a literatura de cordel, vamos aprofundar um pouco mais os conhecimentos, lendo alguns cordéis e fazendo atividades. Mãos à obra!

ATIVIDADES

Leia este poema, escrito por Patativa do Assaré e responda às atividades.

Cresci entre os campos belos

De minha adorada Serra,

Compondo versos singelos

Brotados da própria terra,

Inspirados nos primores

Nos campos com suas flores

De variados formatos

Que pra mim são obras-primas,

Sem nunca invejar as rimas

Dos poetas literatos.

Ispinho e fulô. Fortaleza: UECE, 2001.

1.  O principal objetivo desse poema é

a) (  )divulgar uma notícia de interesse coletivo.

b) (  )narrar um fato interessante sobre a vida do autor.

c) (  )destacar a importância da criação de versos.

d) (  )caracterizar a terra natal do eu lírico.

 2. Em todos os versos, nota-se a marca da 1ª pessoa, exceto em

a) (  )“Cresci entre os campos belos”.

b) (  )“De minha adorada Serra”.

c) (  )“Brotados da própria terra”.

d) (  )“Que pra mim são obras-primas”.

.3. Marque a única alternativa em que um adjetivo rima com outro.

a) (  )“primores” e “flores”.

b) (  )“serra” e “terra”.

c) (  )“obras-primas” e “rimas”.

d) (  ) “belos” e “singelos”.

 4. Registra-se um traço da linguagem informal em:

a) (  )“Compondo versos singelos”.

b) (  )“Inspirados nos primores”.

c) (  )“De variados formatos”.

d) (  ) “Que pra mim são obras-primas”.

  Leia um trecho do texto, a seguir, e responda às atividades:

O lugar onde vivo

 Aqui tem um ar puro,

Que vale a pena respirar.

O ruim é que falta emprego,

Pra alguns adultos trabalhar!

Mas não falta o sorriso,

Dessa gente do meu lugar!

Moro no meio do sertão,


Mas barragem tem pra pescar.

Aqui as estradas são de barro,

Mas nela a gente pode brincar.

O povo não tem muito dinheiro,

Mas um bom sorriso sabe dar.

Moro no meio do sertão,

Mas barragem tem pra pescar.

Aqui as estradas são de barro,

Mas nela a gente pode brincar.

O povo não tem muito dinheiro,

Mas um bom sorriso sabe dar.

O meu lugar é bem simples,

Mas aqui tem um museu!

Onde guarda suas histórias,

Que o tempo envelheceu.

Tem até casa de farinha

Que o sustento nos deu.

De José Luiz, aluno vencedor em 1º lugar na categoria Poema do estado do Ceará em 2019 na OLP Escrevendo o Futuro – São Gonçalo do Amarante, juntamente com a professora Roberta Sousa.

 5. Os textos exercem uma função social específica, nascem a partir de situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. O gênero do texto acima é

a) (  ) cordel.
b) (  ) notícia.
c) (  ) cantiga.
d) (  ) relato.

.6. O texto apresenta um eu lírico apaixonado por sua terra apesar de alguns problemas existentes onde mora. Dentre os versos que comprovam essa afirmação estão:

a) (  ) “Contemplar tuas terras  / E o aconchego perceber!”
b) (  ) “O povo não tem muito dinheiro / Mas um bom sorriso sabe dar.”
c) (  ) “Aqui tem um ar puro / Que vale a pena respirar.”
d) (  ) “O ruim é que falta emprego, / Pra alguns adultos trabalhar!”

 7. Identifique a alternativa em que um substantivo rimou com um verbo

(  )“respirar” e “trabalhar”.

(  )“pescar” e “brincar”.

(  )“museu” e “envelheceu”.

(  ) “envelheceu” e “deu”.

 8. Um verso que apresenta uma linguagem coloquial, muito comum em situações informais, é:

a) (  ) “Aqui tem um ar puro”
b) (  ) “O ruim é que falta emprego”
c) (  ) “Que vale a pena respirar.”
d) (  )  “Pra alguns adultos trabalhar!

 9. O texto apresenta sentimentos bem definidos pelo eu lírico, desencadeados por descrições e narrativas sobre o lugar onde ele mora. Desse modo, podemos concluir que o tema principal do texto se resume a:

a) (  ) saudades da infância.

b) (  ) lembranças do sertão.

  c) (  ) belezas do meu lugar.

  d) (  ) saudades do passado. 

 VOCÊ SABE O QUE É ORTOGRAFIA?

Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego “ortho”, que quer dizer correto, e “grafo”, por sua vez, que significa escrita.

Existem convenções entre os falantes de uma mesma língua que visam unificar a sua ortografia oficial. Trata-se dos acordos ortográficos.

O cordel a seguir apresenta a nova ortografia da Língua Portuguesa de uma forma bastante interessante, leia-o e realize as atividades propostas.

GRAMÁTICA EM CORDEL II: A NOVA ORTOGRAFIA DO PORTUGUÊS

01 Este cordel vai falar
Da nossa ortografia
Que nos causa muita dúvida
E bastante agonia
Na hora de escrever
Palavras do dia-a-dia.

A palavra ortografia
Tem uma origem grega
Vem do radical “grafia”
E de “orto”, com certeza
Significa escrever
Correto e com beleza.

Para se escrever correto
Preste bastante atenção
Nas regrinhas ortográficas
Use-as com toda razão
Pesquise o dicionário
E tenha-o sempre à mão.
[…]
Usamos a letra H
Pra formar interjeição
Como: AH! IH! OH! e HUM!
Expressando emoção
Cuidado pra NÃO ERRAR!
Use sempre a razão.

02 Palavras como cachaça,
Cachimbo, manha, mochila
Malha, batalha e aranha
Chave, espantalho, matilha
Apresentam sempre um dígrafo
Pra complicar a escrita.

Emprega-se a letra S
Nos sufixos -OSO/-OSA
Que indicam abundância
Horroroso e cheirosa
Fabulosa e amoroso
Formoso, também dengosa.

Nos sufixos -ÊS e -ESA
Também no sufixo -ISA
Como as palavras: francês
Milanesa e poetisa
Marquês, chinês e duquesa
Baronesa e profetisa.

Sempre depois de um ditongo
A letra S se insere
Coisa, faisão, mausoléu
Perceba e não mais erre
Cleusa, Sousa e maisena
É com S que se escreve.
03 As formas do verbo pôr
Também do verbo querer
Escrevem-se com um S
Pus, pusesse, pode crer
Quis, quisesse e quiser
Você não pode esquecer.

Sempre se escreve com S
Asa, surpresa, alisar
Através, brasa e crise
Deusa e catalisar
Empresa, gás, gasolina
Atrasar, uso e visar.

Emprega-se a letra Z
Nos sufixos –EZ e –EZA
Que formam substantivos
Abstratos como beleza
Insensatez, altivez
Magreza, também grandeza.

Deve se escrever com Z
Todo sufixo –IZAR
Formador de alguns verbos
Como hospitalizar
Mas cuidado, há exceção:
Analisar, pesquisar. […]
Carlinhos Cordel

Com base em seus conhecimentos relativos à ortografia, responda:

10. Nos versos a seguir, afirma-se que os dígrafos se apresentam “Pra complicar a escrita.” Você concorda com essa afirmação? Por quê?

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Palavras como cachaça,
Cachimbo, manha, mochila
Malha, batalha e aranha
Chave, espantalho, matilha
Apresentam sempre um dígrafo
Pra complicar a escrita.

11. Você sabe o que é dígrafo? Explique.

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12. Destaque no texto as palavras dadas como exemplo de dígrafo.

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13. Como se define ditongo?

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14. Destaque os ditongos apresentados como exemplo no texto.

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15. Todas as palavras, a seguir, estão grafadas corretamente, exceto em uma única alternativa, identifique:

(  ) Habilidade, habitante.

(  ) Hábito, habitual. 

(  ) Herança, herói.

(  ) Erdeiro, hereditário

16. Quanto à ortografia, as palavras estão corretamente escritas em todas as alternativas, exceto uma, identifique-a.

a) (  ) Tomara que ele viaje hoje.

b) (  ) Eu não quero ir. Viajem vocês!

c) (  ) Viajem, sim! Fará bem para vocês.

d) (  ) Tomara que faça uma viajem maravilhosa. Ele merece!