Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 20 de Setembro de 2021
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021.
AGORA, VAMOS VER
OUTRO GÊNERO TEXTUAL – O CORDEL
LITERATURA DE CORDEL
Também chamada de
literatura popular em verso, essa tradição se popularizou no final do século
XIX, quando tais poesias passaram a ser impressas em folhetos e
vendidas em feiras.
O nome “cordel” faz
referência às cordas onde os folhetos ficavam expostos. Seu formato foi
inspirado nos cordéis lusitanos, trazidos ao Brasil pelos colonizadores
portugueses.
O cordelistas, em geral, eram
homens com pouca escolaridade e instrução. Muitos
deles não chegaram nem a frequentar a escola e aprenderam a ler e escrever de
maneira informal.
Os temas das poesias de
cordel trazem elementos da realidade sertaneja, tratavam das questões
sociais e políticas e também serviam
como fonte de informação para o povo nordestino.
Principais características da
literatura de cordel
Linguagem coloquial: forte presença de oralidade e regionalismos na
fala e escrita
Elementos da cultura
brasileira, principalmente nordestina: costumes, tradições e folclores
Escrita em versos
com métrica e rimas (conferem musicalidade aos versos, herança
das trovas medievais)
Presença de xilogravuras (imagem
à base de tinta, utilizando madeira), uma arte típica do nordeste. Veja
o vídeo abaixo!
Uso de humor,
ironia e sarcasmo para representar temas cotidianos e sociais
O suporte deste texto são
os folhetos de cordel, que medem cerca de 12 x 16
cm, folhas dobradas e número de páginas sempre múltiplos de quatro
Esse tipo de manifestação tem
como principais características a oralidade e a
presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função
social é de informar, ao mesmo tempo em
que diverte os leitores.
Oposta à literatura
tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição
literária regional.
Entre os principais cordelistas
brasileiros, citamos alguns dos que se destacam:
Patativa do
Assaré, João Ferreira de
Lima, João Martins de Athayde, Apolônio Alves dos Santos, Cuica de Santo Amaro,
entre tantos outros maravilhosos autores.
Agora que você já tem algum
conhecimento sobre a literatura de cordel, vamos aprofundar um pouco mais os
conhecimentos, lendo alguns cordéis e fazendo atividades. Mãos à
obra!
ATIVIDADES
Leia este poema, escrito por Patativa do Assaré e responda
às atividades.
Cresci entre os campos belos
De minha adorada Serra,
Compondo versos singelos
Brotados da própria terra,
Inspirados nos primores
Nos campos com suas flores
De variados formatos
Que pra mim são obras-primas,
Sem nunca invejar as rimas
Dos poetas literatos.
Ispinho e fulô.
Fortaleza: UECE, 2001.
1. O principal objetivo desse poema é
a) ( )divulgar uma notícia de interesse coletivo.
b) ( )narrar um fato interessante sobre a vida do
autor.
c) ( )destacar a importância da criação de versos.
d) ( )caracterizar a terra natal do eu lírico.
a) ( )“Cresci entre os campos belos”.
b) ( )“De minha adorada Serra”.
c) ( )“Brotados da própria terra”.
d) ( )“Que pra mim são obras-primas”.
.3. Marque a única alternativa em que um adjetivo rima com outro.
a) ( )“primores” e “flores”.
b) ( )“serra” e “terra”.
c) ( )“obras-primas” e “rimas”.
d) ( ) “belos” e “singelos”.
a) ( )“Compondo versos singelos”.
b) ( )“Inspirados nos primores”.
c) ( )“De variados formatos”.
d) ( ) “Que pra mim são obras-primas”.
Que vale a pena
respirar.
O ruim é que falta
emprego,
Pra alguns adultos
trabalhar!
Mas não falta o
sorriso,
Dessa gente do meu
lugar!
Moro no meio do sertão,
Mas barragem tem pra
pescar.
Aqui as estradas são
de barro,
Mas nela a gente
pode brincar.
O povo não tem muito
dinheiro,
Mas um bom sorriso
sabe dar.
Moro no meio do
sertão,
Mas barragem tem pra
pescar.
Aqui as estradas são
de barro,
Mas nela a gente
pode brincar.
O povo não tem muito
dinheiro,
Mas um bom sorriso
sabe dar.
O meu lugar é bem
simples,
Mas aqui tem um
museu!
Onde guarda suas
histórias,
Que o tempo
envelheceu.
Tem até casa de
farinha
Que o sustento nos
deu.
De José Luiz, aluno vencedor em 1º lugar na categoria Poema do estado do Ceará em 2019 na OLP Escrevendo o Futuro – São Gonçalo do Amarante, juntamente com a professora Roberta Sousa.
a) ( ) cordel.
b) ( ) notícia.
c) ( ) cantiga.
d) ( ) relato.
.6. O texto apresenta um eu lírico apaixonado por sua terra apesar de alguns problemas existentes onde mora. Dentre os versos que comprovam essa afirmação estão:
a) ( ) “Contemplar tuas terras / E o aconchego perceber!”
b) ( ) “O povo não tem muito dinheiro / Mas um bom sorriso sabe dar.”
c) ( ) “Aqui tem um ar puro / Que vale a pena respirar.”
d) ( ) “O ruim é que falta emprego, / Pra alguns adultos trabalhar!”
7. Identifique a alternativa em que um substantivo rimou com um verbo
( )“respirar” e “trabalhar”.
( )“pescar” e “brincar”.
( )“museu” e “envelheceu”.
( ) “envelheceu” e “deu”.
a) ( ) “Aqui tem um ar puro”
b) ( ) “O ruim é que falta emprego”
c) ( ) “Que vale a pena respirar.”
d) ( ) “Pra alguns adultos trabalhar!
a) ( ) saudades da infância.
b) ( ) lembranças do sertão.
c) ( ) belezas do meu lugar.
d) ( ) saudades do passado.
A Ortografia estuda
a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego “ortho”,
que quer dizer correto, e “grafo”, por sua vez, que significa
escrita.
Existem convenções
entre os falantes de uma mesma língua que visam unificar a sua ortografia
oficial. Trata-se dos acordos ortográficos.
O cordel a seguir apresenta a nova ortografia da Língua Portuguesa de uma forma bastante interessante, leia-o e realize as atividades propostas.
GRAMÁTICA EM CORDEL II: A NOVA ORTOGRAFIA DO PORTUGUÊS
01 Este cordel vai falar Da nossa ortografia Que nos causa muita dúvida E bastante agonia Na hora de escrever Palavras do dia-a-dia. A palavra ortografia Tem uma origem grega Vem do radical “grafia” E de “orto”, com certeza Significa escrever Correto e com beleza. Para se escrever correto Preste bastante atenção Nas regrinhas ortográficas Use-as com toda razão Pesquise o dicionário E tenha-o sempre à mão. […] Usamos a letra H Pra formar interjeição Como: AH! IH! OH! e HUM! Expressando emoção Cuidado pra NÃO ERRAR! Use sempre a razão. |
02 Palavras como cachaça, Cachimbo, manha, mochila Malha, batalha e aranha Chave, espantalho, matilha Apresentam sempre um dígrafo Pra complicar a escrita. Emprega-se a letra S Nos sufixos -OSO/-OSA Que indicam abundância Horroroso e cheirosa Fabulosa e amoroso Formoso, também dengosa. Nos sufixos -ÊS e -ESA Também no sufixo -ISA Como as palavras: francês Milanesa e poetisa Marquês, chinês e duquesa Baronesa e profetisa. Sempre depois de um ditongo A letra S se insere Coisa, faisão, mausoléu Perceba e não mais erre Cleusa, Sousa e maisena É com S que se escreve. |
03 As formas do verbo pôr Também do verbo querer Escrevem-se com um S Pus, pusesse, pode crer Quis, quisesse e quiser Você não pode esquecer. Sempre se escreve com S Asa, surpresa, alisar Através, brasa e crise Deusa e catalisar Empresa, gás, gasolina Atrasar, uso e visar. Emprega-se a letra Z Nos sufixos –EZ e –EZA Que formam substantivos Abstratos como beleza Insensatez, altivez Magreza, também grandeza. Deve se escrever com Z Todo sufixo –IZAR Formador de alguns verbos Como hospitalizar Mas cuidado, há exceção: Analisar, pesquisar. […] |
Com base em seus
conhecimentos relativos à ortografia, responda:
10. Nos versos a
seguir, afirma-se que os dígrafos se apresentam “Pra complicar a escrita.” Você
concorda com essa afirmação? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Palavras como
cachaça,
Cachimbo, manha, mochila
Malha, batalha e aranha
Chave, espantalho, matilha
Apresentam sempre um dígrafo
Pra complicar a escrita.
11. Você sabe o que é dígrafo? Explique.
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12. Destaque no texto as palavras dadas como exemplo de
dígrafo.
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13. Como se define ditongo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. Destaque os ditongos apresentados como exemplo no texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Todas as palavras, a seguir, estão grafadas corretamente, exceto em uma única alternativa, identifique:
( )
Habilidade, habitante.
( ) Hábito,
habitual.
( ) Herança,
herói.
( ) Erdeiro, hereditário
16. Quanto à ortografia, as palavras estão corretamente
escritas em todas as alternativas, exceto uma, identifique-a.
a) ( ) Tomara que ele viaje hoje.
b) ( ) Eu não quero ir. Viajem vocês!
c) ( ) Viajem, sim! Fará bem para vocês.
d) ( ) Tomara que faça
uma viajem maravilhosa. Ele merece!