Disciplina | Série | Data | |
Ed. Física | 8º Ano B | 20-09-2021 |
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o):
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3°BIMESTRE DE 2021
Componente Curricular: Educação Física.
Tema/Objeto do Conhecimento: Ginástica/Conceito. Classificação da Ginástica.
Habilidades: (GO-EF08EF24) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas diversas modalidades da ginástica.
(GO-EF08EF07)
Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a de
conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas
e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às
características e necessidades de cada sujeito.
Conteúdo - Classificação da Ginástica.
A ginástica, umas das
formas mais importantes de se praticar a Educação Física, é composta de
exercícios construídos que se completam para permitir um perfeito desenvolvimento
do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno espaço, como, por
exemplo, na sala de sua casa.
A ginástica propõe
movimentos específicos conforme os objetivos a serem alcançados pelo
praticante. Segundo a finalidade a que se destina, a ginástica é classificada
como: formativa, corretiva, artística e de compensação.
Ø A
ginástica formativa é aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe
movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência
e a coordenação.
Ø A
ginástica corretiva é aquela que se destina a corrigir a postura das pessoas
que, pelo trabalho ou por mau costume, ficam em posturas incorretas.
Ø A ginástica
olímpica ou artística procura o perfeito domínio do corpo para fins artísticos
e de competição. Desenvolve a coordenação motora, precisão de movimento e
ritmo.
Ø A ginástica de
compensação é indicada para pessoas que são obrigadas a ficar muito tempo
executando um trabalho numa determinada posição.
Ø A ginástica de
manutenção é indicada para pessoas que desejam manter sua forma e suas funções.
Ginástica
aeróbica é uma forma de atividade física global, com movimentos rítmicos
coordenados. Pela intensidade aplicada, faz uma exigência elevada da capacidade
cardiorrespiratória e vascular. Durante a sessão de aeróbica deve ser feito
controle da frequência cardíaca para evitar exageros e possíveis acidentes.
APARELHOS NA
GINÁSTICA
O
uso de aparelhos na ginástica serve para treinar determinadas habilidades
físicas, além de tornar os exercícios agradáveis e atraentes. Quando é
necessário exercitar melhor determinada parte do corpo, obtém-se mais sucesso
com uso de aparelhos. Os músculos dos braços, do peito e das costas, por
exemplo, são reforçados com o uso de um aparelho chamado halteres.
O uso da bola, por sua vez, além de proporcionar grande diversão, também
permite agilidade, flexibilidade e coordenação. A medicine ball é uma bola
cheia de areia que permite grande variedade de exercícios. A corda auxilia o
desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.
Os
bastões são usados na ginástica formativa e na ginástica corretiva.No banco
sueco as pessoas praticam exercícios que desenvolvem habilidades naturais como
agilidade, força e coordenação, que serão aplicadas nos desportos e
principalmente na ginástica.
Outros
aparelhos, porém, de uso mais restrito, são maças, arco, tamboretes, fitas,
arco, bola.
A ginástica é uma
forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as
competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não
competitivas, como as praticadas em academias. A ginástica muitas vezes é
procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os
músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a
mente.
A ginástica
desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os
soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra
ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e
também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia,
pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896,
mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi
liberada em Amsterdã. Como foi citado no começo do texto a ginástica é
classificada em duas modalidades, as competitivas e não competitivas.
Entre as competitivas
estão:
Ø Ginástica
acrobática: que tem como objetivo fazer acrobacias de forma que se tenha
habilidade, força, equilíbrio, flexibilidade e também é realizada em equipe;
Ginástica artística:
também é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo,
é o cavalo de alças;
Ø Ginástica
rítmica: esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos
e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos;
Ø Ginástica de
Trampolim: nesta modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois
atletas que devem executar uma série de dez elementos;
Entre as
não-competitivas estão:
Ø Contorcionismo
que consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e
geralmente é mais usado em espetáculos de circo;
Ø Ginástica
cerebral: praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo
que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas
do cérebro;
Ø Ginástica
laboral: geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários,
durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos;
Ø Ginástica
localizada de academia: são os exercícios feitos em academias que ajudar o
condicionamento físico e também emagrecer e para alguns também o fortalecimento
muscular;
Ø Hidroginástica:
melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma
ginástica praticada na água;
Além de muitos
procurarem ela para dar formas ao corpo e também ajudar a emagrecer, ela também
é mostrada como forma de arte, como por exemplo, a ginástica olímpica. A
ginástica não consiste apenas em exercícios feitos em academia, de certa forma
ela é tudo que faz você movimentar seu corpo de forma que se exercite.
O homem primitivo,
que vivia em íntimo contato com a natureza, organizado em pequenas tribos ou
clãs, realizava exercícios físicos naturalmente ao desempenhar as tarefas que
lhe garantiam a sobrevivência.
Quando o homem passou
a viver em cidades, com o progresso, começou a ficar mais parado, sem movimentar-se
muito. Para compensar esta falta de movimento, esta falta de exercícios
naturais, foi criada a ginástica.
Atividade
1- A ginástica, umas
das formas mais importantes de se praticar a Educação Física. Segundo esse
conceito podemos afirmar:
(A) Composta de
exercícios construídos que se completam para permitir um perfeito
desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno
espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.
(B) Sem exercícios
que possam ser realizados, assim podemos permitir um perfeito desenvolvimento
do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno espaço, como, por
exemplo, na sala de sua casa.
(C) Composta de
exercícios construídos que se completam para permitir um perfeito
desenvolvimento do corpo e a desvantagem de só poderem ser praticados em
ginásio e locais abertos.
(D) Composta de
exercícios destruidores que se completam para permitir uma desarmonia no
desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno
espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.
(E) Composta de
exercícios construídos somente para mulheres que se completam para permitir um
perfeito desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num
pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.
2- A ginástica propõe
movimentos específicos conforme os objetivos a serem alcançados pelo
praticante. Segundo a finalidade a que se destina, a ginástica é classificada
como:
(A) Ginástica, dança,
pulo e de compensação.
(B) Formativa, degenerativa,
artística e de compensação.
(C) Formativa,
corretiva, devolutiva e de compensação.
(D) Informativa,
corretiva, artística e de compensação.
(E) Formativa,
corretiva, artística e de compensação.
3- Que definição
abaixo corresponde à ginástica formativa:
(A) A corda auxilia o
desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.
(B) É aquela que
auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que desenvolvem a
elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.
(C) É uma bola cheia
de areia que permite grande variedade de exercícios.
(D) É aquela que não
auxilia o desenvolvimento corporal. Retirando os movimentos que desenvolvem a
elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.
(E) Formativa é a
ginástica feita por pessoas formadas.
4- Marque (V) para as
verdadeiras e (F) para as falsas:
( )
A medicine ball é uma bola cheia de areia que permite grande variedade de
exercícios.
( )
A corda auxilia o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.
( )
Os bastões são usados na ginástica formativa e na ginástica corretiva.
( )
A ginástica de compensação é indicada para pessoas que desejam manter sua forma
e suas funções.
( )
A ginástica formativa é aquela que se destina a corrigir a postura das pessoas
que, pelo trabalho ou por mau costume, ficam em posturas incorretas.
(A) F, F, F, F, F (B) F, V, V , V,
V (C) V, V, V , V,
V (D) V, V, V , F, F (E) V, F, V , F, V