quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8°A e B

 

Disciplina

Série

Taquaral de Goiás

 

Página 1 de 3

 

Estudo Orientado

8º ano A e B

24/09/2021

  

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

Aluno (a): ______________________________________________

 

Atividades complementares de Estudo Orientado referente ao 3º Bimestre de 2021

TEMA: Eu, estudante

“Conhece-te a ti mesmo”  

Um dos aforismos mais famosos da história, “conhece-te a ti mesmo”, encontrava-se na entrada do templo do deus Apolo, na cidade de Delfos na Grécia, no século IV a.C. Atribuída a várias figuras gregas e sem possuir um autor definido, esse breve pensamento remete à primeira tarefa essencial do ser humano: o autoconhecimento. É a partir do autoconhecimento que é possível analisar, monitorar e reprogramar qualquer ação na vida, inclusive o ato de estudar. Sob a perspectiva do autoconhecimento, é possível traçar um perfil específico e peculiar sobre a própria aprendizagem, evidenciando que muitos caminhos são possíveis para se chegar a um determinado objetivo.

aforismo: Máxima que, em poucas palavras, explica uma regra ou princípio moral. Sinônimos de aforismo: ditado, máxima, provérbio, sentença. Exemplo: ditado – “tal pai, tal filho”, é um famoso aforismo.

ATIVIDADES

Na aula de hoje, você irá refletir bastante sobre você! Será um momento em que irá se voltar para dentro de si próprio e buscar conhecer seus gostos, comportamentos e atitudes em relação ao estudo, para poder traçar o seu perfil de estudante. Então relaxe, pois você irá embarcar em uma viagem de autoconhecimento. O importante é que crie um ambiente onde se sinta confortável para pensar em você mesmo. E, para começar, vamos pensar em três elementos: o tempo que você costuma utilizar para estudar, o que precisa aprender e como aprende melhor. Registre em seu caderno suas reflexões sobre esses pontos. Ah, para ajudá-lo a pensar, há um pequeno texto descrevendo cada um e também trazendo algumas lembranças de aulas passadas:


1.      1.Qual o meu tempo dedicado para estudar? 

R:_____________________________________________________________________________________


2.O que preciso aprender? 


R:________________________________________________________________________________

 

 

 


3.Como costumo aprender melhor?         


                              

R:________________________________________________________________________________






Sendo assim, é necessário que você faça um levantamento sobre o seu estilo de aprendizagem. Registre em seu caderno as respostas para as perguntas da tabela abaixo. A primeira linha é um exemplo apenas para você se basear:

Seguindo o modelo dessa tabela acima, faça umas respondendo as perguntas sugeridas com o seu perfil de estudante;