quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Atividade de Educação Física - 8°A


Disciplina

Série

Data


Ed. Física

8º Ano A

        10-09-2021

 

Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0     

Aluna(o):

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

 

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3°BIMESTRE DE 2021

Componente Curricular: Educação Física.

Tema/Objeto do Conhecimento: Ginástica/Conceito.

Habilidades: (GO-EF08EF24) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas diversas modalidades da ginástica.

(GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.

INSTRUÇÕES:

 Leia as questões com atenção antes de responde-las;

Ginástica rítmica

A ginástica rítmica - GR, esporte praticado nas Olimpíadas somente pelas mulheres, diferentemente da ginástica artística que requer o uso da força e da resistência dos atletas, é um esporte que dá ênfase a elegância, a graça e a beleza dos movimentos realizados pelas ginastas. Conceito da ginástica rítmica. É uma ginástica que promove a expressão humana através da plasticidade dos movimentos, da musicalidade e do manuseio dos aparelhos. História da ginástica rítmica A história da GR começa no século XIX, com um coreógrafo moderno chamado Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan. Dalcroze desenvolveu uma técnica que unia movimentos ginásticos ao ritmo, trabalho que foi aperfeiçoado posteriormente por Bode. Isadora Duncan carregou essa técnica para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS e passou a ensiná-la como modalidade independente das artes. Paralelamente ao trabalho de Duncan, o alemão Heinrich Medeau anexou aos elementos rítmicos corporais alguns aparelhos como o arco, a bola e a maça. Foi apenas em 1961 que esse tipo de ginástica foi incorporado à FIG – Federação Internacional de Ginástica – e em 1963 foi organizado o primeiro campeonato mundial dessa modalidade. No entanto, foi apenas em 1975 que os movimentos rítmicos com aparelhos foram denominados de Ginástica Rítmica Desportiva. Esse esporte ganhou visibilidade mundial a partir de sua inserção nos jogos Olímpicos: em 1984 foi incluído como modalidade individual, e em 1996 também em categoria coletiva.

Os aparelhos

Os aparelhos da ginástica rítmica se diferem muito nas suas composições. O atleta tem que coordenar movimentos de corpo bem difíceis com os elementos do aparelho que estiver usando. Vamos conhecer os aparelhos da ginástica rítmica:

·         Fita

·         Arco

·         Bola

·         Corda

·         Maças

Equipes

Na ginástica rítmica, há competições individual e coletivas de até seis pessoas. É muito importante que haja sincronia e criatividade nas coreografias da equipe.

ATIVIDADES

1.O que é ginástica rítmica?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Qual é a origem da ginástica rítmica?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade exclusivamente feminina da ginástica, realizada com cinco aparelhos diferentes. Assinale a alternativa que corresponde a esses aparelhos.

a) Maças, bola, chocalho, arco e fita

b) Corda, maças, arco, fita e chocalho.

c) Arco, fita, chocalho, bola e corda

d) Corda, maças, bola, arco e fita

4. A Ginástica Rítmica (GR) é uma atividade desportiva com ênfase na arte do domínio corporal, inter-relacionada às diferentes técnicas de manipulação de aparelhos manuais ao ritmo da música, numa síntese integrativa da arte e do desporto. A GR promove a expressão humana por meio de três elementos que a caracterizam. São eles:

a) Harmonia, graciosidade e feminilidade.

b) Flexibilidade, força e resistência.

c) Movimentos, musicalidade e manuseio dos aparelhos.

d) Saltos, dança e lançamentos.

e) A dança, a música e os aparelhos.