Disciplina | Série | Data |
Arte | 6° ANO B | 10-09-2021 |
Colégio Estadual
Princesa Izabel - Taquaral
de Goiás-G0
Professor: Pabliny Ribeiro Souto
Aluna(o):
ATIVIDADE DE ARTE REFERENTE AO
3°BIMESTRE
UNIDADE
TEMÁTICA: Música.
OBJETO
DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas.
HABILIDADE:
(EF69AR19P6) Identificar diferentes estilos musicais,
contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de
apreciação da estética musical.
CONTEÚDOS
RELACIONADOS: - Estilos musicais distintos de modo
crítico e contextualizado, para ampliar o repertório, permitindo perceber as
diferenciações a partir de uma escuta atenta dos sons, uma vez que estes estão
na base da educação musical.
ATIVIDADES
A
IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS
“Primeiro, devemos educar a alma através
da música e a seguir o corpo através da ginástica” disse Platão.
A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.
A música
é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a
mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de
bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em
especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
Na música
estão contidos três elementos: a melodia, a harmonia e o ritmo. Daí a
importância da boa e verdadeira música. A música penetra diretamente em nossos
centros nervosos e ordena de maneira rápida e imediata a divisão do tempo e do
espaço, além de inspirar o gosto pelas virtudes.
Enquanto as
crianças cantam, batem palmas, batem os pés e dançam, é visível que nenhuma
permanece quieta, ou seja, os gestos rítmicos, complementam a expressão
melódica do canto.
A
participação das famílias também é fundamental nos momentos de apreciação
musical, seja na ação de cantar, de ouvir músicas ou sons da natureza. Essas
relações permitem o bem estar físico e emocional de todos.
Para cantar
com a criança, não é necessário possuir técnicas vocais, e sim deixar a voz
sair do coração e passar pela garganta carregada de emoção, e assim conduzi-la.
Mostre que você aprendeu e responda:
1 - Após a leitura do texto e seus conhecimentos sobre
música, qual é a importância da música para a humanidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Explique com suas palavras. Quais são os
benefícios da música?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Agora vamos colocar a mão na massa! Junto com o
responsável, escolha uma música para ouvir e tente fazer movimentos corporais.
Pode ser do jeito que você conseguir dançar, se expressar. Lembre-se: escolha
uma música que você goste. (Vocês podem ouvir a música em mídias como internet,
rádio ou televisão.).
4 - Chegamos ao final da nossa atividade e vamos usar
tudo que aprendeu. Escolha uma música que goste e faça uma ilustração sobre
ela. Agora é com vocês!
Nome
da música:____________________________________________________ Autor:_____________________________________________________________ Onde
você ouviu a música: ( ) Internet ( ) Rádio ( ) Televisão |