quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Atividade de Arte - 6°B

 

Disciplina

Série

Data

Arte  

6° ANO B 

     10-09-2021            

  

Colégio Estadual Princesa Izabel     -     Taquaral de Goiás-G0     

Professor: Pabliny Ribeiro Souto 

Aluna(o):

ATIVIDADE DE ARTE REFERENTE AO 3°BIMESTRE 

UNIDADE TEMÁTICA: Música.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas.

HABILIDADE: (EF69AR19P6) Identificar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: - Estilos musicais distintos de modo crítico e contextualizado, para ampliar o repertório, permitindo perceber as diferenciações a partir de uma escuta atenta dos sons, uma vez que estes estão na base da educação musical.

 

ATIVIDADES

 

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS

 

 

“Primeiro, devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica” disse Platão.

 


        A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.

       A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

      Na música estão contidos três elementos: a melodia, a harmonia e o ritmo. Daí a importância da boa e verdadeira música. A música penetra diretamente em nossos centros nervosos e ordena de maneira rápida e imediata a divisão do tempo e do espaço, além de inspirar o gosto pelas virtudes.

     Enquanto as crianças cantam, batem palmas, batem os pés e dançam, é visível que nenhuma permanece quieta, ou seja, os gestos rítmicos, complementam a expressão melódica do canto.

      A participação das famílias também é fundamental nos momentos de apreciação musical, seja na ação de cantar, de ouvir músicas ou sons da natureza. Essas relações permitem o bem estar físico e emocional de todos.

   Para cantar com a criança, não é necessário possuir técnicas vocais, e sim deixar a voz sair do coração e passar pela garganta carregada de emoção, e assim conduzi-la.

 

Mostre que você aprendeu e responda:

 

1 - Após a leitura do texto e seus conhecimentos sobre música, qual é a importância da música para a humanidade?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 - Explique com suas palavras. Quais são os benefícios da música?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3 - Agora vamos colocar a mão na massa! Junto com o responsável, escolha uma música para ouvir e tente fazer movimentos corporais. Pode ser do jeito que você conseguir dançar, se expressar. Lembre-se: escolha uma música que você goste. (Vocês podem ouvir a música em mídias como internet, rádio ou televisão.).

 

4 - Chegamos ao final da nossa atividade e vamos usar tudo que aprendeu. Escolha uma música que goste e faça uma ilustração sobre ela. Agora é com vocês!

 

Nome da música:____________________________________________________

Autor:_____________________________________________________________

Onde você ouviu a música: ( ) Internet ( ) Rádio ( ) Televisão