Disciplina | Série | Data |
Página 1 de 2
|
Ed. Física | 7º Ano A | 14-09-2021 |
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o):
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3°BIMESTRE
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões.
3. Leia as questões com atenção antes de responde-las;
UNIDADE TEMÁTICA: Esportes.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Esportes de marca (tais como atletismo, ciclismo, natação, entre outros); Esportes de precisão (tais como tiro com arco, golfe, bocha, entre outros); Esportes de invasão (tais como basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático, entre outros); Esportes técnico-combinatórios (tais como ginástica artística, saltos, ornamentais, Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), nado artístico, volteio, entre outros).
HABILIDADE: (EF67EF05P7) Planejar a organização de práticas dos esportes em suas diferentes manifestações: educacional, de rendimento e de participação.
LEIA;
Basquetebol no Brasil
O basquetebol é um esporte altamente
popular nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, nós temos vários atletas de
expressão que deixaram suas marcas não apenas aqui em nosso país, mas que
também ficaram mundialmente conhecidos, como é o caso de Hortência, Paula,
Janeth e Oscar Schmidt. O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer a
novidade. Augusto Shaw, um norte-americano nascido na cidade de Clayville,
região de Nova York, completou seus estudos na Universidade de Yale, onde em
1892 graduou-se como bacharel em artes e onde Shaw tomou contato pela primeira
vez com
o basquetebol.
Dois anos depois, recebeu um convite para lecionar no tradicional Mackenzie College, em São Paulo. Na bagagem, trouxe mais do que livros sobre história da arte. Havia também uma bola de basquete. Mas demorou um pouco até que o professor pudesse concretizar o desejo de ver o esporte criado por James Naismith adotado no Brasil. A nova modalidade foi apresentada e aprovada imediatamente pelas mulheres. Isso atrapalhou a difusão do basquete entre os rapazes, movidos pelo forte machismo da época. Para piorar, havia a forte concorrência do futebol, trazido em 1894 por Charles Miller, e que se tornou a grande coqueluche da época entre os homens
Aos poucos o persistente Augusto Shaw
foi convencendo seus alunos de que o basquete não era um jogo de mulheres.
Quebrada a resistência, ele conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie
College, ainda em 1896. Shaw viveu no Brasil até 1914 e teve a chance de
acompanhar a difusão do basquete no país. Faleceu em 1939, nos Estados Unidos.
Em 1912, no ginásio da rua da Quitanda nº 47, no centro do Rio de Janeiro, aconteceram os primeiros torneios de basquete. Em 1913, quando da visita da seleção chilena de futebol a convite do América Futebol Clube, seus integrantes, membros da ACM de Santiago, passaram a frequentar o ginásio da rua da Quitanda. Henry Sims, convenceu os dirigentes do América a introduzir o basquete no clube da rua Campos Salles, no bairro da Tijuca. Para animá-los, arranjou um jogo contra os chilenos oferecendo uma equipe da ACM, com o uniforme do América que triunfou pelo curioso score de 5 a 4. O plano vingou e o América foi o primeiro clube carioca a adotar o basquete.
Objetivo do Jogo
O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.
Características
e princípios básicos
O basquetebol, como toda modalidade esportiva coletiva tem como característica básica o confronto entre duas equipes que se dispõem pelo terreno de jogo e se movimentam com o objetivo de vencer, alternando situações de defesa e ataque. As modalidades coletivas apresentam pontos comuns: a bola, um terreno delimitado, uma meta a ser alcançados, companheiros de equipe, adversários, regras e árbitros.
As modalidades coletivas envolvem, necessariamente, invasão, oposição e cooperação. No ataque invasão caracteriza-se pela tentativa de atingir a meta adversária, “furando” bloqueios defensivos e penetrando em espaços onde essas metas estão alocadas. Sob o ponto de vista defensivo, a invasão ocorre no sentido de evitar a ação do ataque, diminuindo os espaços. Ao “invadir” os espaços, haverá o confronto que caracteriza a oposição entre ataque e defesa. (Para que isto aconteça de forma organizada, a cooperação entre os componentes de uma mesma equipe é fundamental). Os princípios de ataque e defesa que estão presentes nas modalidades esportivas coletivas e, consequentemente, no basquetebol são:
Ataque
Conservação da posse de bola – as equipes procuram organizar seu jogo através de situações que lhes deem a possibilidade de reter a posse de bola, de acordo com as regras específicas de cada esporte.
Desequilíbrio da defesa – as equipes procuram através de movimentações organizadas (ou não) criar espaços na defesa para proporcionar uma melhor condição de finalização.
Finalização – forma de atingir a meta adversária e converter os pontos necessários.
Defesa
Recuperação da posse de bola – esta é a primeira tentativa das equipes para obter a possibilidade de atacar. Para isto são utilizados movimentos individuais e/ou coletivos. A recuperação também ocorrer após uma tentativa não convertida do ataque.
Contenção do ataque – decorrente da primeira situação, a defesa tenta limitar a ação do ataque, utilizando recursos permitidos pelas regras ou mesmo cometendo faltas.
Proteção da meta – definição de
sistemas de defesa que dificultem a finalização.
Tempo
de Jogo
Atualmente o basquete internacional
encontra-se organizado pela FIBA - Federação Internacional de Basquetebol. As
suas determinações valem para todos os países onde o basquete é jogado, exceto
para a liga profissional de basquete dos EUA, a NBA, que mantém regras
próprias, um pouco diferentes das regras internacionais. A expectativa é que as
duas entidades se aproximem cada vez mais seus regulamentos. Para jogos
regulamentados pela FIBA, o tempo de jogo oficial é de 40 minutos, divididos em
quatro períodos iguais de 10 minutos cada. Entre o 2º e 3º períodos, há
intervalo de 15 minutos, e invertem-se as quadras de ataque e defesa das
equipes; logo, cada equipe defende em dois períodos cada cesta.
Número de Jogadores
Uma equipe de basquetebol e formada por
12 jogadores, sendo 5 titulares e 7 reservas.
Posições Básicas dos Jogadores
São usadas, geralmente, no basquete,
três posições: alas, pivôs e armador. Na maioria das equipas temos dois alas,
dois pivôs e um armador.
Armador ou base: Planeja as jogadas e geralmente
começa com a bola.
Ala e ala/armador ou extremos: Jogam pelos cantos. A função do
ala muda bastante. Ele pode ajudar o base, ou fazer muitos cestos.
Ala/pivô e Pivô ou postes: são, na maioria das vezes, os
mais altos e mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitos
afundaços (enterradas) e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos.
Fundamentos
Básicos
Empunhadura geral: É feita com os dedos e a parte
calosa das mãos, polegares um de frente para o outro nas laterais da bola. Não
é correto segurar a bola com as palmas da mão.
Manejo de corpo: São movimentos corporais
utilizado no basquete que visam facilitar a aprendizagem dos fundamentos com a
bola. Esses movimentos incluem: finta, giro, mudança de direção, mudança de
ritmo e parada brusca.
Finta: Pela frente, por trás, reversão,
por baixo das pernas e em passe livre.
Drible: Utilizado fundamentalmente para
sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
Arremesso: Driblar e jogar a bola na cesta.
Bandeja: É um arremesso que tem que dar
dois passos:o primeiro de equilíbrio e o segundo de distância. Que pode ser
feito em movimento com passe ou driblando.
Assistência: Assistência é um passe certeiro
que encontra outro companheiro de equipe, livre de marcação, e acaba convertido
em cesto. O jogador que faz a assistência é tão importante como o jogador que
marca o cesto.
Toco: É um bloqueio brusco ao movimento
da bola que foi ou está sendo arremessada a cesta por um adversário.
Passe: O passe tem como objetivo a
colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a
criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo.
EXERCÍCIOS (RESOLVA NO CADERNO)
01 –
Descreva história do basquetebol no Brasil:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 –
Qual o objetivo principal dessa modalidade esportiva?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03 – Explique as características e princípios básicos do basquetebol.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04 –
Por quantos jogadores é composta uma equipe l de basquetebol? Qual o tempo
oficial de uma partida de basquetebol?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05 –
Conceitue:
a) Empunhadura
b) Manejo
de corpo
c)Finta
d)Drible
e) Passe
f) Arremesso
g) Bandeja
h) Assistência
i)Toco