quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Atividade de Educação Física - 6°B 17.09

 

Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 3

 

Ed. Física

6º Ano B

        17-09-2021

 

Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0     

Aluna(o):

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3°BIMESTRE

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões.

3. Leia as questões com atenção antes de responde-las;

 

UNIDADE TEMÁTICA: Esportes.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Esportes de invasão (tais como basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático, entre outros); Esportes técnico-combinatórios (tais como ginástica artística, saltos, ornamentais, Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), nado artístico, volteio, entre outros).

HABILIDADE:(EF67EF06P6) Planejar a organização de práticas dos esportes em suas diferentes manifestações: educacional, de rendimento e de participação.

 

Handebol



Origem do Handebol

        O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor de Educação Física alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. O Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim e em campos gramados de 40mx20m. Cada equipe de handebol era composta por onze jogadores. Pouco depois, o esporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.                     

     Atualmente, o handebol é jogado com as mãos entre duas equipes que disputam quem marca mais gols. Duas equipes de sete jogadores, sendo um o goleiro. O goleiro, durante suas defesas, é o único jogador que pode encostar a bola no pé. Em qualquer outro caso, a bola deverá ser quicada, arremessada ou recebida com as mãos.

Algumas Regras do Handebol:

Jogador:

- Pode se deslocar: quicando a bola (drible), porém, se parar de quicar a bola no chão, não pode dar outro drible a seguir (dois dribles).

-Não pode segurar a bola por mais de três segundos ou nem dar mais de três passos com ela;

- O tronco pode ser utilizado para interromper o andamento do adversário, mas braços e mãos nunca;

- É permitido tomar a bola do adversário com as mãos abertas. Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras;

Tiros e cobranças:

- A equipe marca ponto quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol;

- Quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral (é cobrado com um pé na linha lateral com a bola em mãos). A outra equipe deve ficar, no mínimo, três metros de distância;

- A cobrança de uma irregularidade é feita no local onde ocorreu a infração. A equipe adversária pode formar uma barreira, desde que se posicione a três metros de distância;

-As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro;

- O Tiro de sete metros é quando ocorre uma falta no atacante, ao tentar arremessar a bola ao gol. Oficialmente, a quadra deve medir 40 m x 20 m e cada partida tem dois períodos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos;

ATIVIDADES

1.Vamos jogar Caça palavras? Ache no quadro e complete nas perguntas a seguir:

a. Karl Schelenz, o professor de Educação Física, nasceu em que país da Europa?_________________

b. O handebol inicialmente era praticado por ______________________

c.Com quantos jogadores se jogava uma partida de Handebol antigamente?______________

d. Qual o único jogador que pode colocar o pé na bola durante o jogo?_________________

e. Quantos jogadores preciso ter em cada equipe de Handebol nos dias de hoje?______________

f. Uma das formas de manusear a bola no handebol é ___________________________

2. Marque a alternativa em que todas as palavras são fundamentos básicos do handebol:

a)  Bandeja, passe, drible e arremesso.

b) Saque, toque e bloqueio.

c) Empunhadura, recepção e passes.

d) Chute, passe e drible.


3. Observe a imagem abaixo:



A imagem acima mostra um fundamento do handebol conhecido como
a) drible.
b) passe.
c) condução.
d) arremesso.


4. O principal objetivo do estudo do passe no handebol é

a) apresentar os movimentos que permitem a bola ir de um jogador ao outro;

b) a forma como o jogador segura a bola com uma das mãos;

c) explicar o recebimento da bola de outro jogador. 

d) referir-se ao manuseio da bola.