U nidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa
Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° A
Taquaral de Goiás, 15 de Setembro de 2021.
Atividade de Arte - referente ao 3º Bimestre 2021.
MÚSICA: BRASIL
CANTOR: CAZUZA
Não me convidaram
Pra esta festa
pobre
Que os homens
armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem
malhada
Antes de eu
nascer...
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os
carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de
crédito
É uma navalha...
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem
paga
Pra gente ficar
assim
Brasil!
Qual é o teu
negócio?
O nome do teu
sócio?
Confia em mim...
Não me sortearam
A garota do
Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu
fim?
Ver TV a cores
Na taba de um
índio
Programada
Prá só dizer sim,
sim ;(...)
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum
instante
Exercícios:
1. As letras de música aproximam-se de
Poemas . Cada
estrofe do poema lido
corresponde a uma
parte, em que
Eu vou te trair
Não, não vou te
trair...
(...)
o tom do eu-
lírico se
modifica. Em qual delas se faz
uma invocação?
2. Até o verso 14, o eu-lírico narra ocorrências
das quais foi
excluído.
a) Qual o primeiro desses acontecimentos?
b) Os agentes desse acontecimento aparecem
através de um
substantivo que os torna vagos,
indeterminados. Qual?
c) Que objetivo tinham esses agentes?
3. Qual a consequência, para o eu-lírico, de ter
ficado ;fora de
festa;?
4. Na segunda estrofe o eu-lírico dirige-se ao
país, fazendo um
pedido, duas perguntas e uma
súplica.
Identifique essas três manifestações do
eu-lírico.
5. A última estrofe, na sua quase totalidade,
retoma o mesmo
tom da primeira.
a) Nos seis primeiros versos desta estrofe o eu-
lírico enumera
outras coisas das quais foi
excluído.
Cite-as.
b) Que pergunta o eu-lírico se faz diante disso?
6. O tom dos três últimos versos dessa estrofe
aproxima-se do
tom da segunda estrofe: o eu-
lírico faz uma
invocação e uma proposta. Que
proposta é essa?
7. O poeta empresta sua voz para se expressar
como um eu-lírico
pertencente a uma classe
social. Qual?
8. Que expressão da primeira estrofe revela que
a miséria é uma
“herança”; social para o eu-
lírico?
9. No terceiro verso do poema, a palavra
“homens”; esconde
a identidade:
a) de todas as pessoas b)
da classe dirigente
c) dos pobres d) dos guardadores de carros.
10. "Brasil, mostra a
tua cara". A palavra em destaque metaforiza:
a) rosto b)
verdadeira identidade