terça-feira, 14 de setembro de 2021

Atividade de Arte -7º Ano A.

 U nidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras: Flausa Maria Rosa                               

Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° A        

Taquaral de Goiás, 15 de Setembro de 2021.

Atividade de Arte - referente ao 3º Bimestre 2021.

MÚSICA:  BRASIL

 

CANTOR: CAZUZA

 Não me convidaram

Pra esta festa pobre

Que os homens armaram

Pra me convencer

A pagar sem ver

Toda essa droga

Que já vem malhada

Antes de eu nascer...

Não me ofereceram

Nem um cigarro

Fiquei na porta

Estacionando os carros

Não me elegeram

Chefe de nada

O meu cartão de crédito

É uma navalha...

Brasil!

Mostra tua cara

Quero ver quem paga

Pra gente ficar assim

Brasil!

Qual é o teu negócio?

O nome do teu sócio?

Confia em mim...

Não me sortearam

A garota do Fantástico

Não me subornaram

Será que é o meu fim?

Ver TV a cores

Na taba de um índio

Programada

Prá só dizer sim, sim ;(...)

Grande pátria

Desimportante

Em nenhum instante

Exercícios:

1. As letras de música aproximam-se de

Poemas . Cada estrofe do poema lido

corresponde a uma parte, em que

Eu vou te trair

Não, não vou te trair...

(...)

o tom do eu-

lírico se modifica. Em qual delas se faz

uma invocação?

 

2. Até o verso 14, o eu-lírico narra ocorrências

das quais foi excluído.

a) Qual o primeiro desses acontecimentos?

b) Os agentes desse acontecimento aparecem

através de um substantivo que os torna vagos,

indeterminados. Qual?

c) Que objetivo tinham esses agentes?

 

3. Qual a consequência, para o eu-lírico, de ter

ficado ;fora de festa;?

 

4. Na segunda estrofe o eu-lírico dirige-se ao

país, fazendo um pedido, duas perguntas e uma

súplica. Identifique essas três manifestações do

eu-lírico.

 

5. A última estrofe, na sua quase totalidade,

retoma o mesmo tom da primeira.

a) Nos seis primeiros versos desta estrofe o eu-

lírico enumera outras coisas das quais foi

excluído. Cite-as.

b) Que pergunta o eu-lírico se faz diante disso?

 

6. O tom dos três últimos versos dessa estrofe

aproxima-se do tom da segunda estrofe: o eu-

lírico faz uma invocação e uma proposta. Que

proposta é essa?

7. O poeta empresta sua voz para se expressar

como um eu-lírico pertencente a uma classe

social. Qual?

8. Que expressão da primeira estrofe revela que

a miséria é uma “herança”; social para o eu-

lírico?

9. No terceiro verso do poema, a palavra

“homens”; esconde a identidade:

a) de todas as pessoas     b) da classe dirigente

c) dos pobres     d) dos guardadores de carros.


10. "Brasil, mostra a tua cara". A palavra em destaque metaforiza:

a) rosto      b) verdadeira identidade