Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa
Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° A
Taquaral de Goiás, 01 de Setembro de 2021.
ATIVIDADE DE ARTE REFERENTE AO 3°BIMESTRE
TEMA: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
“Independência ou morte!” Certamente você já ouviu essa expressão. Quem pronunciou essa frase tão famosa foi Dom Pedro I no momento da proclamação de independência do nosso país. Todavia, você já parou para pensar se tão somente dizer uma frase como esta torna um país livre? O que foi necessário para que o Brasil se emancipasse de Portugal de forma efetiva e consolidasse a sua independência?
A DATA
A Independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822. Logo após esse dia, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. Após o dia 7 de setembro de 1822, o Brasil precisou lidar com diversos conflitos que surgiram em seu território. Nem todas as províncias concordavam com a independência do país. As guerras de independência mostram como a emancipação do Brasil foi construída e as questões a serem enfrentadas a partir do momento em que se separa de Portugal sob o comando de Dom Pedro I.
Quando foi criada a bandeira nacional e o que significam suas cores?
Verde Escolhida por dom Pedro I como a cor do Império, foi o tom da bandeira de várias batalhas portuguesas na Europa. Tinha, portanto, uma forte associação com as lutas libertárias.
Amarelo A partir de 1250, após a conquista da região do Algarve, o amarelo passou a figurar no brasão de armas de Portugal. Nessa cor, eram representados os castelos conquistados dos mouros.
Azul e branco Muitos donatários de capitanias hereditárias usavam a combinação para representar seu território. Assim, os tons passaram a ser frequentes nos símbolos nacionais.
Estrelas Estão na bandeira, nas armas e nos selos nacionais. As constelações representam os estados brasileiros e o distrito federal e são o retrato do céu carioca no dia da Proclamação da República.
Ordem e Progresso Trata-se da redução de um lema positivista do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), que proclama: "O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim".
A primeira bandeira brasileira, que ainda não se parecia com a atual, foi criada em 19 de setembro de 1822 por decreto de dom Pedro I (1798-1834). Só em 1889, com a Proclamação da República, as armas do Império foram substituídas pelo círculo azul, o emblema republicano. Já o losango amarelo, considerado único entre as bandeiras nacionais, foi concebido pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), fundador da nossa Academia de Belas-Artes. Muito além da associação com o verde das matas e o amarelo do ouro, as cores da bandeira têm profundo significado histórico (veja acima).
Atividades
Em uma folha em branco ou em seu caderno de desenho a bandeira e descreva os valores que cada cor representa;