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Disciplina |
Série |
Data |
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Matemática |
6° ANO A e B |
19-08-2021 |
Colégio Estadual Princeza Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Professor: Lucas Eugênio Rosa
Aluna(o):
Atividades
Na
malha quadriculada
Quando falamos em ampliação de uma
imagem, consideramos que as medidas de abertura dos ângulos dessa imagem são
mantidas e que as medidas de comprimento de suas dimensões são multiplicadas
por um mesmo número maior que 1.
Do mesmo modo, na redução de uma
imagem, consideramos que as medidas de abertura dos ângulos dessa imagem são
mantidas e que as medidas de comprimento de suas dimensões são divididas por um
mesmo número maior que 1.
Para
ampliar ou reduzir figuras planas, podemos utilizar a malha quadriculada.
Exemplo
Com base na malha quadriculada, nas medidas das aberturas dos ângulos das três figuras e nas medidas de comprimento dos lados delas, podemos afirmar, em relação à figura A, que a figura B é uma ampliação e que a figura C é uma redução dela.
No plano cartesiano
Além da malha quadriculada, podemos ampliar ou reduzir uma figura plana utilizando o plano cartesiano.
Exemplo
Observe que os pares
ordenados dos quatro vértices desse trapézio ABCD são: A(2, 0), B(4, 4), C(8,
4), D(10, 0).
1.
Qual das figuras a seguir é uma ampliação da figura O?
02.
Construa uma redução da figura a seguir na mesma malha quadriculada.
03. Observe as figuras a seguir.
a) a figura que é uma ampliação da figura A.
b) a figura que é uma redução da figura A.
04. Verifique se as figuras de cada item a
seguir são semelhantes. Em caso afirmativo, indique se as medidas de
comprimento dos lados foram multiplicadas ou divididas da primeira para a
segunda figura. Verifique também por qual número elas foram divididas ou
multiplicadas.
a)
b)



