Colégio Estadual Princeza Izabel
-
Taquaral de Goiás-G0
Professor: Rubla Moame
Lima de Barros
Nome
completo do aluno (a): _________________________________________Turma?______
Objetivo da Aula: Compreender o conceito de paisagem
natural e cultural.
Conteúdo: PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM
CULTURAL
A paisagem é um conceito
que se refere a tudo o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos
(tato, visão, olfato, paladar e audição). Portanto, todo o ambiente terrestre
pode ser considerado como uma paisagem: o caos do centro de uma grande cidade,
o espaço de uma fazenda ou a área de um bosque.
Em razão da abrangência
desse termo, comumente ele é dividido em dois tipos principais: as paisagens naturais
e as paisagens culturais. As paisagens naturais são as expressões dos elementos
da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser
humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. Em
algumas definições, esse conceito também abrange regiões naturais consideradas
inóspitas, ou seja, que não apresentam condições para a manutenção da vida do
homem, como uma área de um deserto.
As paisagens culturais –
também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades
humanas. Elas constroem-se a partir da utilização e transformação dos elementos
da natureza pelas atividades realizadas pelo homem. Portanto, todas as
edificações artificialmente construídas, bem como as intervenções não naturais sobre
o espaço constituem paisagens culturais, como o espaço de uma cidade ou um
campo de produção
agrícola.
Leia as questões abaixo referente ao texto
acima e responda:
1 – O que é uma Paisagem Natural?
A - ( ) São Paisagens com elementos da
natureza que não se modificam.
B - ( ) São lixos jogados na rua.
C - ( ) São quadros pintados.
2 – O que é uma paisagem Cultural ou
antrópicas?
A – ( ) São gravuras de revistas e jornais.
B – ( ) São animais, plantas e árvores.
C – ( )São expressões das atividades humanas.
3 – Qual a importância de estudar geografia?
A – ( ) Estudar geografia nos ajuda a
compreender melhor o mundo em que vivemos.
B – ( ) Não significa compreender o mundo em
que vivemos.
C – ( ) Não é uma matéria importante.
4 – Cite o nome de cinco paisagens naturais:
5 – Cite o nome de cinco paisagens culturais:
6 – Leia o texto e responda as perguntas
abaixo:
Meu nome é Celina Tembé, Tembé porque sou da
tribo Tembé: Estou começando a aprender a língua
da nossa tribo. Gosto de ir tomar banho no
rio, quero ficar aqui o resto da minha vida. Adoro ir a
floresta e fico triste quando as pessoas
derrubam as árvores. Ás vezes, de noite, a floresta me assusta, porque o Martim
vive lá. Ele é um bicho enorme que os adultos dizem que não existe. Nunca o vi,
mas
sei que está lá porque dá pra ouvir quando
ele assobia. Eu morro de medo do Martin [...] Adoro ir à
escola, eu pratico caligrafia no meu caderno.
Ando sempre descalça, nunca tive sapatos. Mas é difícil eu
machucar o pé.
A – De acordo com o texto acima, quais são os
lugares frequentados por Celina?
B – Cite o nome de cinco lugares que você
costuma frequentar no dia a dia.
C – Cite o nome de três lugares que você
gostaria de conhecer.
D – O que torna o lugar onde vivemos
importante para nós.