Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 23 de junho de 2021.
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza Coordenadora: Ieda Martins Cananéia
Professora: Denísia Maria de
Menezes Série: 6ª
Ano A e B
Aluno
(a):_____________________________________________________
ORIENTAÇÕES:
1. Leia com atenção o texto apresentado;
2. Copie corretamente o questionário;
3. Copilar de caneta preta ou azul;
MISTURAS – AULA RECUPERATIVA
No entanto, as misturas não
necessariamente são misturas de dois líquidos! Podemos ter misturas homogêneas
e heterogêneas em que há um sólido ou gás dissolvido. Um exemplo desse tipo de
mistura homogênea é a água. Pois é, a água comum é sim uma mistura! A não ser
que seja água destilada, a água que bebemos boa para a saúde, contém água e uma
vasta gama de sais minerais dissolvidos, que são sólidos, além de CLORO, um gás
bactericida. Da mesma maneira, as misturas heterogêneas podem consistir em mais
de uma substância em fases diferentes. Um exemplo disso pode ser simplesmente
uma mistura de água, óleo e areia, onde claramente conseguimos enxergar os TRÊS
componentes distintos. Uma nutritiva salada de verduras ou salada de frutas
também são exemplos de misturas heterogêneas, nas quais há vários componentes
distintos, com composição e aparências diferentes 1 Por exemplo, o álcool 46 é
uma mistura de 46% de etanol e 54% de água. O álcool em gel 70 é uma mistura de
70% de etanol e 30% de água. Possui duas fases: água e óleo, que deve ser
agitado ao usar para remover a maquiagem. Outra mistura heterogênea com fases
diferentes é a água com gás ou os refrigerantes. Nesse caso, conseguimos observar
o líquido e as bolhas de gás – duas fases claramente distintas.
Onde vimos como classificar em homogênea ou
heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água
e areia, etc.). Na natureza, os produtos que adquirimos os matérias
confeccionados pelo ser humano, ou seja, de uma forma geral nós e tudo que nos
cerca é formado por misturas (associação de substâncias). Para utilizarmos uma
substância qualquer é fundamental realizar a separação de misturas. Separação
de mistura significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a
mistura, seja ela homogênea (que apresenta apena um aspecto visual, fase) ou
heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fase). Para
realizar a separação dos componentes de uma mistura é necessária a utilização
de um ou mais métodos.
ATIVIDADE
RECUPERATIVA DE CIÊNCIAS – 2º CICLO.
Questão
01.
Assinale a alternativa correta. A mistura de água + areia e óleo apresentam:
B) 2 fases
C) 3 fases
D) 4 fases.
Questão 02. Complete as frases abaixo de acordo com
as palavras no quadro:
Solução – homogênea – mistura – heterogênea
- fases |
A)
_____________________é a associação de duas ou mais substâncias em quaisquer
proporções.
Questão 03.
Complete com Verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmações a seguir:
B.
( ) Misturas heterogêneas possuem 2 ou
mais fases
C.
( ) Uma solução é uma mistura homogênea
D.
( ) Uma mistura de água e óleo é uma
mistura homogênea
Questão 04. Com
base nos métodos de separação de misturas, associe o método usado em cada caso:
b)
decantação. ( )
agulha no palheiro.
c)
catação. ( ) água
e sal.
d)
evaporação. ( ) óleo e areia.
Questão 05. Processo de separação que consiste em usar uma corrente de água para separar corpos mais densos de corpos menos densos, que são arrastados mais facilmente pela água
Garimpeiro usando bateia para separar
o ouro da areia.
A) Flotação.
B) levigação.
C) ventilação.
D) filtração.