terça-feira, 22 de junho de 2021

CIÊNCIAS 6º ANO "A" e "B" - ATIVIDADE RECUPERATIVA.

 Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 23 de junho de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza   Coordenadora: Ieda Martins Cananéia

Professora: Denísia Maria de Menezes          Série: 6ª Ano A e B

Aluno (a):_____________________________________________________ 

ORIENTAÇÕES:

1. Leia com atenção o texto apresentado;

2. Copie corretamente o questionário;

3. Copilar de caneta preta ou azul;

4. Dúvidas procurar o professor no WhtsApp

 MISTURAS – AULA RECUPERATIVA

No entanto, as misturas não necessariamente são misturas de dois líquidos! Podemos ter misturas homogêneas e heterogêneas em que há um sólido ou gás dissolvido. Um exemplo desse tipo de mistura homogênea é a água. Pois é, a água comum é sim uma mistura! A não ser que seja água destilada, a água que bebemos boa para a saúde, contém água e uma vasta gama de sais minerais dissolvidos, que são sólidos, além de CLORO, um gás bactericida. Da mesma maneira, as misturas heterogêneas podem consistir em mais de uma substância em fases diferentes. Um exemplo disso pode ser simplesmente uma mistura de água, óleo e areia, onde claramente conseguimos enxergar os TRÊS componentes distintos. Uma nutritiva salada de verduras ou salada de frutas também são exemplos de misturas heterogêneas, nas quais há vários componentes distintos, com composição e aparências diferentes 1 Por exemplo, o álcool 46 é uma mistura de 46% de etanol e 54% de água. O álcool em gel 70 é uma mistura de 70% de etanol e 30% de água. Possui duas fases: água e óleo, que deve ser agitado ao usar para remover a maquiagem. Outra mistura heterogênea com fases diferentes é a água com gás ou os refrigerantes. Nesse caso, conseguimos observar o líquido e as bolhas de gás – duas fases claramente distintas.

 Onde vimos como classificar em homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia, etc.). Na natureza, os produtos que adquirimos os matérias confeccionados pelo ser humano, ou seja, de uma forma geral nós e tudo que nos cerca é formado por misturas (associação de substâncias). Para utilizarmos uma substância qualquer é fundamental realizar a separação de misturas. Separação de mistura significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a mistura, seja ela homogênea (que apresenta apena um aspecto visual, fase) ou heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fase). Para realizar a separação dos componentes de uma mistura é necessária a utilização de um ou mais métodos.

 

 

ATIVIDADE RECUPERATIVA DE CIÊNCIAS – 2º CICLO.

Questão 01. Assinale a alternativa correta. A mistura de água + areia e óleo apresentam:

 

 

A) 1 fase

B) 2 fases

C) 3 fases

D) 4 fases.

Questão 02. Complete as frases abaixo de acordo com as palavras no quadro:

 

 

Solução – homogênea – mistura – heterogênea - fases

 


A) _____________________é a associação de duas ou mais substâncias em quaisquer proporções.

  B) A mistura que apresenta um único aspecto denomina- se ______________________________.

 C) A mistura _____________________________________apresenta mais de um aspecto.

 D) A mistura homogênea também é chamada ___________________.

 E) Cada aspecto da mistura heterogênea denomina ______________.

 

Questão 03. Complete com Verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmações a seguir:

 A. (  ) Uma mistura de areia e água é uma mistura homogênea

B. (  ) Misturas heterogêneas possuem 2 ou mais fases

C. (  ) Uma solução é uma mistura homogênea

D. (  ) Uma mistura de água e óleo é uma mistura homogênea

 

Questão 04. Com base nos métodos de separação de misturas, associe o método usado em cada caso:

 a) separação magnética.                              (   ) arroz e feijão.

b) decantação.                                              (   ) agulha no palheiro.

c) catação.                                                    (   ) água e sal.

d) evaporação.                                              (   ) óleo e areia.

Questão 05. Processo de separação que consiste em usar uma corrente de água para separar corpos mais densos de corpos menos densos, que são arrastados mais facilmente pela água

 

Garimpeiro usando bateia para separar 
o ouro da areia.


 

A) Flotação.
B) levigação.
C) ventilação.
D) filtração.