terça-feira, 31 de agosto de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 02 de Setembro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021.

Carta de Reclamação

A carta de reclamação, igual à carta de solicitação, é um gênero pertencente à modalidade argumentativa, cuja finalidade é buscar soluções para um problema social instaurado.

A carta de reclamação é utilizada quando alguém relata um problema, seja da comunidade ou individual, sobre um produto, uma ação, uma atitude, a um destinatário (uma pessoa) que pode resolver a situação.

O autor de uma carta de reclamação comercial dirige-se à empresa ou instituição cujos produtos ou serviços o levaram a sentir-se lesado, para alertá-las sobre os problemas que poderão enfrentar, caso adquiram certo produto ou serviço. Geralmente, a carta de reclamação inicia-se com a identificação das partes em conflito e pela exposição do fato motivador da reclamação.

A carta de reclamação apresenta elementos da estrutura padrão dos gêneros de correspondência, como local, data, destinatário e remetente. Além disso, esse texto apresenta uma linguagem concisa e argumentativa bem como subjetiva, na medida em que expressa e defende uma insatisfação pessoal.

É possível encontrar a carta de reclamação:

·         em situações pessoais, como circunstâncias de moradia, condomínio, compra de produtor;

·         em situações profissionais, como direitos negligenciados, demora de algum serviço ou solicitação; e

·         em situações políticas, quando se utiliza o gênero para reclamar, a algum servidor público, sobre algum problema identificado.

 

Características e estrutura de uma carta de reclamação

A carta de reclamação, sendo um gênero de correspondência, apresenta aspectos comuns a todos os gêneros de tal categoria, como:

·         Identificação do destinatário: nesse caso, o nome pode ser acompanhado do cargo ocupado pelo destinatário e/ou o nome da instituição da qual faz parte.

·         Marcação de local e data: em diferentes locais, a marcação de local e data sempre se fará presente. Pode ser apresentada no canto superior da página, ao final, junto à assinatura, ou nos dois locais.

·         Vocativo: apresenta-se destacado ou acoplado ao corpo do texto. A depender do nível de proximidade e da diferença hierárquica entre os interlocutores, pode ser necessário o uso de pronomes de tratamento adequados ao cargo do destinatário.

·         Corpo do texto: é a parte em que o remetente de fato expressa seu problema bem como apresenta seus argumentos em defesa de uma solução. O corpo do texto pode variar de tamanho a depender da complexidade do assunto.

·         Despedida: toda carta apresenta uma despedida final que serve para marcar a finalização da mensagem.

·         Assinatura: ao final da carta, o remetente deve assiná-la e indicar seu cargo ou função (quando necessário).

Além dessa estrutura, outras características compõem a carta de reclamação. Ela deve apresentar uma linguagem clara e concisa. Toda informação apresentada deve ser pertinente à reclamação que está sendo feita. O autor também pode inserir anexos que auxiliem na argumentação.

).

 ATIVIDADES

Com base no conteúdo estudado, leia o texto, a seguir, e responda às atividades propostas.  

Manaus, 05 de maio de 2021.

À

Magazine Luiza

Assunto: Reclamação

Antônio Araújo de Freitas, inscrito no CPF sob o nº 036.856.491-52, venho manifestar minha irresignação acerca do processo de entrega do pedido nº 25463-8 (Uma televisão Samsung), realizado no dia 04 de abril de 2021.

Ocorre que a entrega do mesmo estava prevista para o dia 17 de abril de 2021 e até o momento, passados 18 dias deste prazo, ainda não o recebi.

Portanto, informo que caso o pedido não seja entregue até o dia 15 de maio de 2021, considerarei a compra cancelada por inadimplência do vendedor, solicitando desde já a restituição dos valores pagos.

Aguardo uma resposta para esta reclamação,

 

Antônio Araújo de Freitas

1.Qual é a finalidade desse texto?

a) (   ) Cobrar soluções para uma problemática surgida.

b) (   ) Fazer elogios a uma determinada empresa.

c) (   ) Apresentar opiniões sobre uma notícia.

d) (   ) Narrar sobre um acontecimento desastroso.

 

2.Complete o quadro com as informações sobre o texto.

Destinatário 

Local e data

Corpo do texto

Despedida 

Assinatura

3.No trecho: “... venho manifestar minha irresignação...”, a palavra destacada significa:

a) (   ) devolução.

b) (   ) compensação. 

c) (   ) explicação.

d) (   ) descontentamento.

 

4.A utilização dos parênteses no termo “(Uma televisão Samsung)” foi usada para:

a) (   ) realizar uma citação de outra pessoa.

b) (   ) apresentar uma informação oposta.

c) (   ) esclarecer uma informação ao leitor. 

d) (   ) delimitar a fala do personagem.

 

5. Observe a linguagem usada pelo remetente da carta. Que variedade linguística foi empregada?

a) (  ) Informal.

b) (  ) Coloquial.

c) (  ) Formal.

d) (  ) Regional.

 6. O texto faz 

a) (   ) uma reportagem.

b) (   ) uma reclamação.

c) (   ) uma publicidade.

d) (   ) uma descrição.

 

7. A carta de reclamação constitui um exercício de cidadania?

a) (   ) Sim, pois todo cidadão tem direito de reclamar.

b) (   ) Não, pois nem todo cidadão tem razão ao reclamar.

c) (   ) Sim, já que se trata do direito de algumas pessoas.

d) (   ) Sim, pois reclamar, apontar soluções, solicitar a resolução de problemas é direito de qualquer cidadão.

 

8. Você já utilizou ou conhece alguém que tenha utilizado algum desses meios para fazer uma reclamação? Houve alguma resposta?

 

9. Que tempo verbal predomina na carta?

a) (  ) Passado.

b) (  ) Presente.

c) (  ) Futuro.

d) (  ) Subjuntivo


10. O que provocou a publicação da carta? E qual o argumento utilizado pelo remetente para mostrar à empresa o seu desagrado?


Proposta de produção de Texto 

Você vai escrever uma carta de reclamação. Para isso, escolha uma

das situações abaixo.

·         Troca de um par de tênis dentro do prazo;


·         Troca de uma mochila;     

·         Entrega de uma bicicleta.     

Planejamento e elaboração do texto
Planeje a carta levando em consideração às questões a seguir:

a.                  Escolha uma empresa para ser o destinatário;

b.                  Descreva o problema que você enfrentou para adquirir ou trocar o produto.

c.                  Explique os transtornos que o fato causou em sua vida.

·         Antes de passar a limpo, avalie sua carta:

·         É possível identificar a situação apresentada na carta?

·         Foi descrito com detalhe o problema com o produto ou serviço?

·         Os argumentos conseguem convencer o destinatário dos motivos da reclamação?

·         A solicitação feita está de acordo com os direitos do consumidor?

·         Foram usadas expressões para reforçar a contradição /oposição entre o que foi prometido pelo produto/ serviço e o que realmente aconteceu?

·         Você fez parágrafos?

·         Usou a estrutura da carta?

·         A letra está legível?

·         Usou a pontuação com adequação?

·         Escreveu a ortografia correta?

·         Usou a expressão de chamamento (vocativo) com sua devida pontuação?