Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 30 de Agosto de 2021
Atividades complementares de Língua Portuguesa referente ao 3º Bimestre de 2021
Objetivo da aula: Acentuar
corretamente palavras monossílabas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas,
conforme as regras de acentuação das palavras.
Vamos
relembrar. Dependendo da posição da sílaba tônica, a palavra recebe uma
classificação.
Leia o texto abaixo:
a) Piancó:______________________
b) vadiar:______________________
c) elegante:_____________________
d) ligeirinho:___________________
e) pé:_________________________
02. Leiam os pares de palavras e em seguida responda no caderno.
a) Por que esses pares não formaram rimas embora tenham as mesmas letras finais?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Pronunciem em voz alta e com naturalidade cada palavra a seguir. Sublinhem a sílaba tônica, isto é, a que é pronunciada com um pouco mais de força e de intensidade.
04. Circule apenas as palavras proparoxítonas.
05. Acentue as palavras oxítonas, quando necessário.
06. Acentue as paroxítonas, quando necessário.