domingo, 29 de agosto de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 30 de Agosto de 2021

Atividades complementares de Língua Portuguesa referente ao 3º Bimestre de 2021 

 Objeto de conhecimento/conteúdo: Poema e a tonicidade das palavras.

Objetivo da aula: Acentuar corretamente palavras monossílabas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, conforme as regras de acentuação das palavras.

 Tonicidade das palavras

 

Vamos relembrar. Dependendo da posição da sílaba tônica, a palavra recebe uma classificação.

Leia o texto abaixo:

Leia o texto abaixo:

01. Na letra de uma canção, o ritmo é produzido pelas rimas e pela sonoridade das palavras. Escreva as palavras da letra dessa canção que rimam com:

a) Piancó:______________________

b) vadiar:______________________

c) elegante:_____________________

 d) ligeirinho:___________________

e) pé:_________________________

02. Leiam os pares de palavras e em seguida responda no caderno.

a) Por que esses pares não formaram rimas embora tenham as mesmas letras finais?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Pronunciem em voz alta e com naturalidade cada palavra a seguir. Sublinhem a sílaba tônica, isto é, a que é pronunciada com um pouco mais de força e de intensidade.

Cavalo - Piancó - bonito - simpático - cavaleiro - elegante - estrada - Amarante - Canindé - Mimbó - pântano - cavalinho. 

04. Circule apenas as palavras proparoxítonas.

05. Acentue as palavras oxítonas, quando necessário.

06. Acentue as paroxítonas, quando necessário.