Disciplina |
Série |
Taquaral de
Goiás |
Página 1 de 3 |
Estudo
Orientado |
8º ano A e B |
27/08/2021 |
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Aluno
(a): ______________________________________________
Atividades complementares de Estudo
Orientado referente ao 3º Bimestre de 2021
TEMA:
A formiga rainha também tem agenda, sabia?
Mais uma vez as formigas
são a centralidade de nossa aula!
Bem,
as formigas são insetos que se organizam muito bem para desempenhar suas
funções no formigueiro. Na aula “Ora, ora...até as formigas se organizam!”,
essa característica tão visível das formigas foi utilizada como ponto de
partida para você fazer uma comparação com a sua organização em relação aos
estudos. E na aula de hoje, iremos pensar na formiga rainha, que é aquela que
comanda o formigueiro. Apesar de ocupar um lugar de chefia na sociedade das
formigas, a rainha também se organiza para suas atividades diárias. Ela pode
não ter uma agenda, mas com certeza teria se pudesse! Pensando nisso, nesta
aula você irá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até aqui sobre
organização, materiais, planejamento e a importância do estudo para elaborar sua
agenda individual de estudo, que será uma grande companheira em toda sua
trajetória acadêmica.
Vale
a pena assistir: Que tal assistir ao vídeo “Ormie”, que mostra a saga de um
charmoso porquinho? O porquinho Ormie tenta de todas as formas comer os biscoitos
de um pote em cima da geladeira, mas suas tentativas são todas frustradas! O
grande problema é que Ormie não planeja suas ações, ele simplesmente as executa
conforme surgem as ideias. Essa animação mostra de forma divertida a importância
do planejamento para qualquer ação na vida, inclusive estudar.
ATIVIDADES
Ir
estudando o que aparece no seu dia a dia, de acordo com as demandas dos
conteúdos escolares, não é apenas o que se espera de você, pois para ter o
domínio da sua aprendizagem não basta estudar um componente curricular para
dominá-lo ou conseguir uma aprovação. É importante ir além disso! E a
organização da sua agenda de estudos é apenas uma das estratégias para você ter
domínio sobre a sua própria aprendizagem. Portanto, o mais importante é você
ter objetivos claros sobre o que deseja aprender. Então, você já pensou sobre
quais são os conteúdos que você tem interesse em aprender? O que gostaria de
saber mais? Pois então, uma agenda de estudo individual deve levar em
consideração os seus pontos fortes e dificuldades de aprendizagem, como visto
nas aulas anteriores. Além disso, o seu estilo de aprendizagem também é um
elemento essencial na organização do estudo. Perguntas como “O que eu tenho
mais facilidade/dificuldade para aprender?”, “Quanto tempo preciso para entender
determinado assunto?” e “Quais são meus objetivos e metas de estudo diário/semanal/quinzenal/mensal?”
são o primeiro passo para elaborar uma agenda de estudos que atenda às suas
necessidades individuais e fortaleça a sua aprendizagem. Para isso, vamos
retomar brevemente o conceito de objetivos, prioridades, tempos de estudo,
pontos fortes e dificuldades. Dê só uma olhada:
Conhecer
seus pontos fortes e dificuldades é essencial para elaborar sua agenda de
estudos. Mas porque será? Vamos refletir?
Registre
em seu caderno por que é importante conhecer os seus pontos fortes e
dificuldades para elaborar a agenda de estudos:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bem,
você pode ter imaginado que os seus pontos fortes e dificuldades de
aprendizagem estão diretamente ligados ao tempo que você vai precisar para
estudar. Isso porque é bem provável que, nos conteúdos que você tem mais
dificuldade, você tenha que ler, pesquisar e tirar mais dúvidas do que naqueles
que tem facilidade. Mas não se esqueça que o estudo não deve ser encarado como
uma obrigatoriedade, estudar é ampliar o conhecimento! Então você pode dedicar
mais tempo de estudo a um assunto que tem facilidade e seja de seu interesse. É
por isso que você deve elaborar sua agenda individual para apoiá-lo a organizar
o seu estudo, de acordo com todas essas características.
A
tabela a seguir vai ajudar a pensar em suas facilidades e dificuldades de
aprendizagem. Vamos lá? Hora de preencher a tabela em seu caderno:
Legal!
Agora vamos avançar mais um passo para a construção de sua agenda! Dentre os
componentes curriculares que você tem mais facilidade em aprender, qual ou
quais você gostaria de se aprofundar mais? Pode ser algum assunto específico também,
veja o exemplo: