quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8°A e B 27.08

 

Disciplina

Série

Taquaral de Goiás

 

Página 1 de 3

 

Estudo Orientado

8º ano A e B

27/08/2021


Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

Aluno (a): ______________________________________________

 

Atividades complementares de Estudo Orientado referente ao 3º Bimestre de 2021

 

TEMA: A formiga rainha também tem agenda, sabia?

Mais uma vez as formigas são a centralidade de nossa aula!

Bem, as formigas são insetos que se organizam muito bem para desempenhar suas funções no formigueiro. Na aula “Ora, ora...até as formigas se organizam!”, essa característica tão visível das formigas foi utilizada como ponto de partida para você fazer uma comparação com a sua organização em relação aos estudos. E na aula de hoje, iremos pensar na formiga rainha, que é aquela que comanda o formigueiro. Apesar de ocupar um lugar de chefia na sociedade das formigas, a rainha também se organiza para suas atividades diárias. Ela pode não ter uma agenda, mas com certeza teria se pudesse! Pensando nisso, nesta aula você irá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até aqui sobre organização, materiais, planejamento e a importância do estudo para elaborar sua agenda individual de estudo, que será uma grande companheira em toda sua trajetória acadêmica.

Vale a pena assistir: Que tal assistir ao vídeo “Ormie”, que mostra a saga de um charmoso porquinho? O porquinho Ormie tenta de todas as formas comer os biscoitos de um pote em cima da geladeira, mas suas tentativas são todas frustradas! O grande problema é que Ormie não planeja suas ações, ele simplesmente as executa conforme surgem as ideias. Essa animação mostra de forma divertida a importância do planejamento para qualquer ação na vida, inclusive estudar.



ATIVIDADES

Ir estudando o que aparece no seu dia a dia, de acordo com as demandas dos conteúdos escolares, não é apenas o que se espera de você, pois para ter o domínio da sua aprendizagem não basta estudar um componente curricular para dominá-lo ou conseguir uma aprovação. É importante ir além disso! E a organização da sua agenda de estudos é apenas uma das estratégias para você ter domínio sobre a sua própria aprendizagem. Portanto, o mais importante é você ter objetivos claros sobre o que deseja aprender. Então, você já pensou sobre quais são os conteúdos que você tem interesse em aprender? O que gostaria de saber mais? Pois então, uma agenda de estudo individual deve levar em consideração os seus pontos fortes e dificuldades de aprendizagem, como visto nas aulas anteriores. Além disso, o seu estilo de aprendizagem também é um elemento essencial na organização do estudo. Perguntas como “O que eu tenho mais facilidade/dificuldade para aprender?”, “Quanto tempo preciso para entender determinado assunto?” e “Quais são meus objetivos e metas de estudo diário/semanal/quinzenal/mensal?” são o primeiro passo para elaborar uma agenda de estudos que atenda às suas necessidades individuais e fortaleça a sua aprendizagem. Para isso, vamos retomar brevemente o conceito de objetivos, prioridades, tempos de estudo, pontos fortes e dificuldades. Dê só uma olhada:


Conhecer seus pontos fortes e dificuldades é essencial para elaborar sua agenda de estudos. Mas porque será? Vamos refletir?

Registre em seu caderno por que é importante conhecer os seus pontos fortes e dificuldades para elaborar a agenda de estudos:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bem, você pode ter imaginado que os seus pontos fortes e dificuldades de aprendizagem estão diretamente ligados ao tempo que você vai precisar para estudar. Isso porque é bem provável que, nos conteúdos que você tem mais dificuldade, você tenha que ler, pesquisar e tirar mais dúvidas do que naqueles que tem facilidade. Mas não se esqueça que o estudo não deve ser encarado como uma obrigatoriedade, estudar é ampliar o conhecimento! Então você pode dedicar mais tempo de estudo a um assunto que tem facilidade e seja de seu interesse. É por isso que você deve elaborar sua agenda individual para apoiá-lo a organizar o seu estudo, de acordo com todas essas características.

A tabela a seguir vai ajudar a pensar em suas facilidades e dificuldades de aprendizagem. Vamos lá? Hora de preencher a tabela em seu caderno:


Legal! Agora vamos avançar mais um passo para a construção de sua agenda! Dentre os componentes curriculares que você tem mais facilidade em aprender, qual ou quais você gostaria de se aprofundar mais? Pode ser algum assunto específico também, veja o exemplo: