Disciplina | Série | Data |
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Ed. Física | 7º Ano A e B | 26-08-2021 |
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o):
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
REFERENTE AO 3°BIMESTRE DE 2021
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o
cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões.
3. Leia as questões com atenção antes de responde-las;
UNIDADE TEMÁTICA: Esportes.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Esportes
de marca (tais como atletismo, ciclismo, natação, entre outros); Esportes de precisão
(tais como tiro com arco, golfe, bocha, entre outros); Esportes de invasão
(tais como basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático,
entre outros); Esportes técnico-combinatórios (tais como ginástica artística,
saltos, ornamentais, Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), nado artístico,
volteio, entre outros).
HABILIDADE: (EF67EF05P7)
Planejar a organização de práticas dos esportes em suas diferentes
manifestações: educacional, de rendimento e de participação.
TEMA: BOCHA PARALÍMPICA
Caro
(a) estudante ainda falando sobre a Bocha ela foi adaptada com sucesso para a
prática de pessoas com deficiência. Nessa semana vamos explicar como foram
essas adaptações. Bons estudos!!!
CONHECENDO A BOCHA PARALÍMPICA
Praticada por atletas com elevado grau de paralisia
cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na
década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto
possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras
de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É
permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com
ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos
membros.
Existe uma classificação funcional para que o jogo
seja mais justo, os atletas são divididos em quatro classes, de acordo com o
grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com
maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma calha para dar mais
propulsão à bola.
Divisões de classes:
BC1: Opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar
ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido).
BC2: Não podem receber assistência.
BC3: Deficiências muito severas. Usam instrumento
auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa.
BC4: Outras deficiências severas, mas que não recebem
assistência.
No jogo de Bocha Paralímpica são 13 bolas, sendo seis
azuis, seis vermelhas e uma branca – todas são confeccionadas com fibra
sintética e pesam cerca de 280g. O objetivo é aproximar o maior número de bolas
coloridas da branca, que é conhecida como Jack. O jogo é dividido em 4 sets
(tempos), em cada set os jogadores lançam todas as bolas em direção a bola
alvo, o árbitro faz a contagem das bolas que estão mais próximas da bola branca
(jack), e anuncia a pontuação
do set. No final dos quatro sets a pontuação é somada, e o atleta que tiver
feito o maior número de pontos vence a partida.
ATIVIDADES
1. Complete de acordo com o texto as classes da bocha
paralímpica:
e) BC1:________________________________________________
f) BC2:________________________________________________
g) BC3:________________________________________________
h) BC4:________________________________________________
2. Complete as lacunas: Existe uma ________________
funcional para que o jogo seja mais justo, os atletas são divididos em
_____________________ classes, de acordo com o grau da
___________________________ e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos
atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma
_____________________ para dar mais propulsão à bola.
3. Explique, de acordo com o texto, como é dividido o
jogo de bocha paralímpica e como funciona o sistema de pontuação para se obter
a vitória?