terça-feira, 24 de agosto de 2021

Atividade de Educação Física - 7°A e B 26.08

Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 2

 

Ed. Física

7º Ano A e B

        26-08-2021

 Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0     

Aluna(o):

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3°BIMESTRE DE 2021

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões.

3. Leia as questões com atenção antes de responde-las;

UNIDADE TEMÁTICA: Esportes.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Esportes de marca (tais como atletismo, ciclismo, natação, entre outros); Esportes de precisão (tais como tiro com arco, golfe, bocha, entre outros); Esportes de invasão (tais como basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático, entre outros); Esportes técnico-combinatórios (tais como ginástica artística, saltos, ornamentais, Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), nado artístico, volteio, entre outros).

HABILIDADE: (EF67EF05P7) Planejar a organização de práticas dos esportes em suas diferentes manifestações: educacional, de rendimento e de participação.

 

TEMA: BOCHA PARALÍMPICA


Caro (a) estudante ainda falando sobre a Bocha ela foi adaptada com sucesso para a prática de pessoas com deficiência. Nessa semana vamos explicar como foram essas adaptações. Bons estudos!!!

 

CONHECENDO A BOCHA PARALÍMPICA


Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

 

Existe uma classificação funcional para que o jogo seja mais justo, os atletas são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma calha para dar mais propulsão à bola.

Divisões de classes:


BC1: Opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido).

BC2: Não podem receber assistência.

BC3: Deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa.

BC4: Outras deficiências severas, mas que não recebem assistência.


No jogo de Bocha Paralímpica são 13 bolas, sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca – todas são confeccionadas com fibra sintética e pesam cerca de 280g. O objetivo é aproximar o maior número de bolas coloridas da branca, que é conhecida como Jack. O jogo é dividido em 4 sets (tempos), em cada set os jogadores lançam todas as bolas em direção a bola alvo, o árbitro faz a contagem das bolas que estão mais próximas da bola branca (jack), e anuncia a pontuação do set. No final dos quatro sets a pontuação é somada, e o atleta que tiver feito o maior número de pontos vence a partida.

 

ATIVIDADES

 

1. Complete de acordo com o texto as classes da bocha paralímpica:

e) BC1:________________________________________________

f) BC2:________________________________________________

g) BC3:________________________________________________

h) BC4:________________________________________________


 

2. Complete as lacunas: Existe uma ________________ funcional para que o jogo seja mais justo, os atletas são divididos em _____________________ classes, de acordo com o grau da ___________________________ e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma _____________________ para dar mais propulsão à bola.

 

3. Explique, de acordo com o texto, como é dividido o jogo de bocha paralímpica e como funciona o sistema de pontuação para se obter a vitória?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________