Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 08 e 09 de junho de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
Simulado de História referente ao 2º Bimestre de 2021
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
Revolução Francesa
O que é uma Revolução: Alteração drástica, violenta
nas instituições políticas e sociais de uma nação, muitas vezes alcançadas por
meio de uma revolta, movimentos populares ou militares. É uma mudança radical
dentro de uma sociedade, alcançando todos os níveis políticos, sociais,
econômicos e culturais, onde uma nova ordem social é estabelecida.
Periodização: França, entre os anos de 1789 a 1799
Contexto (O que estava acontecendo na França naquele
período):
A França, em 1789, era um país falido. Os exageros da
corte, os gastos excessivos com guerras, a indisposição com a Inglaterra e os
privilégios dispensados ao clero e à nobreza, fizeram aumentar a insatisfação
da população.
A sociedade civil era dividida entre: 1º
Estado: Clero – 2º Estado: Nobreza e 3º Estado: formado
pela burguesia e trabalhadores urbanos e do campo, essa última, formada por
parte da população que pagava impostos. Esse impostos eram altos, e serviam
para custear a boa vida da corte, do clero e da nobreza. Esse foi um dos
motivos que levaram a população a se revoltar.
A incapacidade do rei no governo também motivou a revolução. Além de levar o país à falência com a péssima administração econômica, ele ainda controlava os tribunais e fazia condenações injustas, de acordo com a sua vontade. Os presos eram levados à fortaleza da Bastilha, que depois foi invadida pela população.
A Revolução
Francesa
Com tantas injustiças, a população se revoltou contra o
rei e seu poder absoluto. As principais reivindicações eram o fim dos
privilégios que o clero e a nobreza desfrutavam e a instauração da igualdade
civil.
O movimento teve o apoio dos burgueses, que viam a má administração como um empecilho para o desenvolvimento do capitalismo. Vários intelectuais também denunciavam a situação, e buscavam conscientizar as pessoas.
Causas da Revolução Francesa
A crise financeira sofrida pelo país antes da revolução
(uma das principais causas);
Os envolvimentos da França na Guerra de Independência dos
Estados Unidos, além da participação e derrota na Guerra dos Sete Anos;
O regime político do país, que era governado pelo
absolutismo do rei;
A ascensão da classe burguesa, que desejava mais
liberdade em relação ao comércio e o fim dos altos impostos;
O movimento cultural e intelectual iluminista, que buscava a reforma social e o fim dos pensamentos medievais;
Fases da Revolução Francesa
I) Convocação dos Estados Gerais:
O principal motivo era a proposta do Rei Luiz XVI, de criar novos impostos. Acreditando que sairia vencedor no voto da proposta (isso porque o sistema de votação era por Estado e não por deputados, o Rei tinha o apoio do 1º e 2º Estado, o que daria uma vitória certa contra o 3º Estado). A reação dos representantes do 3o estado foi de exigir que a votação fosse por representante, mas foi negada pelo rei. Insatisfeitos, os deputados do 3º Estado convocaram a Assembleia Constituinte e, o Rei, irritado manda fechar o Congresso. A reação foi a tomada do Palácio pelos deputados do 3º Estado e o povo tomou as ruas de Paris num ato violento e surpreendente para o Rei francês. O Povo invadiu e tomou a prisão federal Bastilha, símbolo da Monarquia Absolutista Francesa e deixou o rei sem reação, aceitando, a realização da Assembleia Constituinte.
II) A Monarquia Parlamentar (Governo do 3º Estado):
A Nova Constituinte: Determinou o fim dos
privilégios feudais e de nascimento, a igualdade de todos perante a lei e a
garantia de propriedade. Foi feito um juramento, que deu origem ao lema da
Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Em 1791, com a
aprovação da Constituinte, foi estabelecida a Monarquia Parlamentar, limitando
os poderes do Rei, porém, na prática o poder continuava nas mãos de uma minoria
privilegiada (a burguesia), principalmente os impostos ainda continuavam. A
população exigia uma revolução mais radical. Assim, o 3º estado se dividiu em
dois grupos: Os moderados, que estavam no poder (Girondinos), formados pela
alta burguesia e os Radicais, que exigiam mudanças mais severas na política
(Jacobinos) formados pela baixa burguesia e trabalhadores de Paris.
III) A República e o Governo dos Jacobinos:
Em 1792, os Girondinos proclamaram a república, pondo um fim na Monarquia, o Rei francês, tentou fugir para organizar uma contra ofensiva com apoio da Prússia e Inglaterra mas, foi descoberto e preso. O clima de revolta tomou conta de toda a França onde os mais radicais pediam a pena de morte ao Rei, por traição. Luís XVI foi condenado e morreu em janeiro de 1793 na guilhotina, e em setembro do mesmo ano, Maria Antonieta foi decapitada. Em um cenário de guerra civil, os Jacobinos conseguiram derrubar os Girondinos do poder, e instituíram uma nova constituição, em 1973. Entre os pontos mais importantes da constituição, estavam alguns princípios que agradavam as classes populares:
Extinção da
escravidão negra nas colônias francesas;
Criação do Tribunal Revolucionário, que julgava os
contrários a revolução, que eram condenados à guilhotina;
A reforma Agrária, que confiscava as terras do clero e da
nobreza, dividindo-os em lotes para serem vendidos aos camponeses, que podiam
pagar em 10 anos;
A organização do Comitê de Salvação Pública, formado
pelos responsáveis do poder executivo, e o Comitê de Segurança Pública, responsável
por investigar os suspeitos de traição;
Venda de bens públicos e de emigrados para restabelecer
a economia pública;
A Lei do Preço Máximo, estabelecendo um teto para
salários e preços de produtos;
O Sufrágio Universal, que determinava que todos os cidadãos homens maiores podiam votar.
Período do Terror: Apesar de agradar a maioria da população, o governo dos Jacobinos se tornou ditatorial. Eles decidiram que, para se estabelecer uma democracia e garantir as conquistas instituídas, era necessário impor o poder à população, e condenar os suspeitos de traição à guilhotina. Esse período ficou conhecido como a Era do Terror, e teve como líder supremo o jacobino Maximilien Robespierre. Foi o momento da Revolução Francesa que mais se utilizou a guilhotina, até mesmo líderes jacobinos próximos a Robespierra foram guilhotinados.
IV – O Diretório (Governo Girondino)
O caráter repressor do novo governo motivou os Girondinos
a articularem um golpe de estado, onde no Comitê de Salvação Pública condena
Robespierre e outros líderes jacobinos à morte, dando fim à Era do Terror em 27
de julho de 1794, era o fim da participação popular na Revolução Francesa. O
novo governo foi denominado Diretório, e foi responsável por elaborar a
nova constituição. Com o apoio do exército, o governo Diretório manteria a
burguesia protegida da república jacobina e do antigo regime.
Apesar disso, as outras camadas sociais não respeitavam o
governo, os burgueses mais influentes percebiam os riscos de uma queda do
Diretório diante dos inimigos internos e externos. Eles acreditavam que era
necessária uma intervenção militar para manter a ordem e os lucros.
O general francês mais popular da época, Napoleão
Bonaparte, que havia retornado do Egito, teve o apoio de alguns diretores e de
toda a burguesia para extinguir o Diretório e instaurar o Consulado. Esse
golpe, que ocorreu em 9 de novembro de 1799, ficou conhecido como “18 de Brumário “, e deu início à era
napoleônica na França, um período de expansão que formou o Império Napoleônico da
França.
Simulado
1. Escreva nos quadros abaixo, as classes sociais pertencentes a cada estado, de acordo com a sociedade francesa pré-revolução:
1° Estado |
2° Estado |
3° Estado |
2. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
a) As
guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
b) A
grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político
da França.
c) As
fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e
ministros.
d) A revolta
de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores
urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
3. A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra
os privilégios do clero e da nobreza;
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
d) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à
nobreza;
4. Comente
sobre o período conhecido como “fase do terror”.
5. A Revolução
Francesa teve como última fase o Diretório. O que aconteceu neste período?
6. O que
podemos concluir sobre o final da Revolução Francesa? Seus objetivos foram alcançados?
7. O golpe de Estado que ocorreu no dia 10 de novembro de 1799 marcou o final do processo revolucionário na França e o início de um novo período denominado:
a) Era
Napoleônica
b) Era
revolucionária
c) Marco
revolucionário
d) Período
revolucionário
8. O
governo de Napoleão Bonaparte pode ser periodizado em consulado, império e:
a) Monarquia
b) Militarismo
c) governo
dos cem dias
d) comunismo
9. Assinale
a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão
Bonaparte, que representou uma consolidação das ideias da Revolução Francesa.
a) O impedimento do
retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela
burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do
Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário,
que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da
escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade
presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de
uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que
garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
10. Caracterize
o bloqueio continental, realizado por Napoleão Bonaparte.
Leia com atenção
, Bom simulado !