quinta-feira, 10 de junho de 2021

Avaliação Bimestral - Educação Física - 7°A e B

 Atividades de Educação Física  referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0    

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Pabliny Ribeiro Souto                                  

Série: 7ª Ano A e B                                        

 Aluna(o): ______________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 11/06/2021 até as 23:59 horas da noite.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las; 

4. Vale (10,0) pontos 


AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA  REFERENTE AO 2°BIMESTRE DE 2021



Habilidades:Vivenciar diversos jogos de salão que auxiliem no aprimoramento do pensamento estratégico.

JOGOS DE TABULEIRO

 História dos Jogos de Tabuleiro: Passado, Presente, Futuro… Jogos de tabuleiro são um tipo de produção humana milenar. Há registros de jogos com mais de 7000 mil anos. Indícios apontam as primeiras aparições desses jogos no continente africano, através do jogo egípcio chamado Senet. A seguir veremos dois exemplos de jogos milenares que continuam sendo jogados até hoje: o Mancala (África) e o Go (Ásia). Mancala na realidade é o nome dado a uma "família" de jogos similares praticados em diferentes regiões da África. Na tradição Ibirubá esse jogo é chamado Ayo e na região da Etiópia é chamado de Gebeta. Assim como os nomes mudam, as regras também sofrem alterações dependendo da região. De um modo geral, o Mancala é um jogo inspirado na semeadura e por isso sementes são usadas como peças do jogo e palavras como: "colheita" são ditas para indicar a captura de peças do oponente. Go ou Baduk (como é chamado na Coréia do Sul) é um jogo muito respeitado na tradição de vários países asiáticos, como China e Japão. Ele se mantém praticamente igual há milênios e é considerado um jogo de grande complexidade estratégica. Apesar disso, possui regras simples, ganha quem consegue cercar o maior número de casas do tabuleiro. No início o tabuleiro começa totalmente vazio e os jogadores podem colocar uma peça por rodada no tabuleiro. Conforme as jogadas seguem, os jogadores vão cercando as casas e somando mais pontos. No fim da partida ganha aquele que tiver o maior número de casas cercadas por suas peças. Recentemente, o jogo Go foi alvo da atenção mundial, mas não nos sites de esportes ou jogos, e sim nos de tecnologia. A empresa Google desenvolveu uma inteligência artificial somente para jogar esse jogo. Parece uma informação sem importância, né? Ainda assim foi notícia em todo o mundo, e por quê? Até 2016, o jogo Go era considerado um dos grandes desafios da ciência da computação. Até esse ano nenhuma inteligência artificial havia conseguido resultados similares aos de um ser humano no Go. Algumas pessoas disseram que para jogar Go era necessário ter intuição ou outro tipo de habilidade que só humanos têm. Porém, em março de 2016 a Google convocou um desafio: um jogo entre a inteligência artificial (chamada AlphaGo) e o campeão mundial de Go, Lee Sedol, e para surpresa de todos a inteligência artificial ganhou 4 partidas das 5 jogadas. Enfim, jogos de tabuleiros podem parecer um tema antigo e até ultrapassado, mas diante dessa história vimos a importância e a atualidade de um bem cultural milenar como o jogo Go. Entender o valor desses conhecimentos ancestrais, nos ajuda a progredir. Respeitar e dar novos significados para nosso patrimônio cultural impulsiona nosso desenvolvimento no presente e no futuro.

 Hora da Ação:

1)Quais os nomes dos jogos de tabuleiro apresentados no texto? R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Os primeiros jogos de tabuleiro surgiram há aproximadamente quantos anos atrás? E em qual continente? R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3)O jogo Mancala é inspirado em outra atividade humana também muito antiga. Qual é? R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 4) Qual objetivo um(a) jogador(a) do jogo Go precisa ter em mente para poder vencer o jogo? R:_____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

 

5)Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

 

( ) Respeitar e dar novos significados para nosso patrimônio cultural impulsiona nosso desenvolvimento no presente e no futuro.

( ) Dois exemplos de jogos milenares que continuam a ser jogados até hoje são: o Uno e o Imagem e Ação  ( ) Em março de 2016 a Google convocou um desafio: um jogo entre a inteligência artificial (chamada AlphaGo) e o campeão mundial de Go, Lee Sedol

( ) No jogo Mancala o tabuleiro começa totalmente vazio e os jogadores podem colocar uma peça por rodada no tabuleiro.

( ) Go ou Baduk é nome dado a uma "família" de jogos similares praticados em diferentes regiões da África.

 

6) Diga o nome de 3 jogos de tabuleiro que você conhece além dos já apresentados no texto e responda a pergunta a seguir: Você já teve uma experiência agradável jogando alguns desses jogos com a família ou amigos? Descreva brevemente como foi esse dia. R:_____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7) Hoje tratamos do tema jogos de tabuleiro e a importância do patrimônio cultural, tanto para o passado, quanto para o futuro. Escreva algumas frases ou tópicos resumindo as principais ideias que você conseguiu entender do texto e das questões. R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8) Sobre os jogos de tabuleiro assinale a alternativa correta:

a) Não contém estratégia.

b) Não estimulam a criatividade.

c) É uma forma lúdica de ensinar e aprender.

d) Não existe jogos de tabuleiros que utilizem de dados.

 

9)Dentre os benefícios dos jogos de tabuleiro assinale a alternativa incorreta é:

a) Promove a socialização.

b) Estimula o raciocínio.

c) Aumenta o isolamento social.

d) Desenvolve habilidades motoras.

 

10)Sobre a história e evolução dos jogos de tabuleiro, assinale a alternativa correta:

a) Não existe registros da história de jogos de tabuleiro.

b) É uma história recente.

c) Os primeiros registros aparecem há mais de 5 mil anos.

d) Os jogos de tabuleiro têm uma história muito escassa, por isso não vale a pena pesquisar sobre      isso.