Atividades de Educação Física referente ao 2ª Bimestre de 2021.
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 7ª Ano A e B
Aluna(o): ______________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 11/06/2021 até as 23:59 horas da noite.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
4. Vale (10,0) pontos
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 2°BIMESTRE DE 2021
Habilidades:Vivenciar
diversos jogos de salão que auxiliem no aprimoramento do pensamento
estratégico.
JOGOS
DE TABULEIRO
História dos
Jogos de Tabuleiro: Passado, Presente, Futuro… Jogos de tabuleiro são um tipo
de produção humana milenar. Há registros de jogos com mais de 7000 mil anos.
Indícios apontam as primeiras aparições desses jogos no continente africano,
através do jogo egípcio chamado Senet. A seguir veremos dois exemplos de jogos
milenares que continuam sendo jogados até hoje: o Mancala (África) e o Go
(Ásia). Mancala na realidade é o nome dado a uma "família" de jogos
similares praticados em diferentes regiões da África. Na tradição Ibirubá esse
jogo é chamado Ayo e na região da Etiópia é chamado de Gebeta. Assim como os
nomes mudam, as regras também sofrem alterações dependendo da região. De um
modo geral, o Mancala é um jogo inspirado na semeadura e por isso sementes são
usadas como peças do jogo e palavras como: "colheita" são ditas para
indicar a captura de peças do oponente. Go ou Baduk (como é chamado na Coréia
do Sul) é um jogo muito respeitado na tradição de vários países asiáticos, como
China e Japão. Ele se mantém praticamente igual há milênios e é considerado um
jogo de grande complexidade estratégica. Apesar disso, possui regras simples,
ganha quem consegue cercar o maior número de casas do tabuleiro. No início o
tabuleiro começa totalmente vazio e os jogadores podem colocar uma peça por
rodada no tabuleiro. Conforme as jogadas seguem, os jogadores vão cercando as
casas e somando mais pontos. No fim da partida ganha aquele que tiver o maior
número de casas cercadas por suas peças. Recentemente, o jogo Go foi alvo da
atenção mundial, mas não nos sites de esportes ou jogos, e sim nos de
tecnologia. A empresa Google desenvolveu uma inteligência artificial somente
para jogar esse jogo. Parece uma informação sem importância, né? Ainda assim
foi notícia em todo o mundo, e por quê? Até 2016, o jogo Go era considerado um dos
grandes desafios da ciência da computação. Até esse ano nenhuma inteligência
artificial havia conseguido resultados similares aos de um ser humano no Go.
Algumas pessoas disseram que para jogar Go era necessário ter intuição ou outro
tipo de habilidade que só humanos têm. Porém, em março de 2016 a Google
convocou um desafio: um jogo entre a inteligência artificial (chamada AlphaGo)
e o campeão mundial de Go, Lee Sedol, e para surpresa de todos a inteligência
artificial ganhou 4 partidas das 5 jogadas. Enfim, jogos de tabuleiros podem
parecer um tema antigo e até ultrapassado, mas diante dessa história vimos a
importância e a atualidade de um bem cultural milenar como o jogo Go. Entender
o valor desses conhecimentos ancestrais, nos ajuda a progredir. Respeitar e dar
novos significados para nosso patrimônio cultural impulsiona nosso
desenvolvimento no presente e no futuro.
Hora da Ação:
1)Quais os nomes dos jogos de
tabuleiro apresentados no texto?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Os primeiros jogos de tabuleiro
surgiram há aproximadamente quantos anos atrás? E em qual continente?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)O jogo Mancala é inspirado em outra
atividade humana também muito antiga. Qual é?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Qual objetivo um(a) jogador(a) do jogo Go
precisa ter em mente para poder vencer o jogo?
R:_____________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
5)Marque
Verdadeiro (V) ou Falso (F):
(
) Respeitar e dar novos significados para nosso patrimônio cultural impulsiona
nosso desenvolvimento no presente e no futuro.
(
) Dois exemplos de jogos milenares que continuam a ser jogados até hoje são: o
Uno e o Imagem e Ação ( ) Em março de
2016 a Google convocou um desafio: um jogo entre a inteligência artificial
(chamada AlphaGo) e o campeão mundial de Go, Lee Sedol
(
) No jogo Mancala o tabuleiro começa totalmente vazio e os jogadores podem
colocar uma peça por rodada no tabuleiro.
(
) Go ou Baduk é nome dado a uma "família" de jogos similares
praticados em diferentes regiões da África.
6) Diga o nome de 3 jogos de
tabuleiro que você conhece além dos já apresentados no texto e responda a
pergunta a seguir: Você já teve uma experiência agradável jogando alguns desses
jogos com a família ou amigos? Descreva brevemente como foi esse dia.
R:_____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Hoje tratamos do tema jogos de tabuleiro
e a importância do patrimônio cultural, tanto para o passado, quanto para o
futuro. Escreva algumas frases ou tópicos resumindo as principais ideias que
você conseguiu entender do texto e das questões.
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________