Atividades de Educação Física referente ao 2ª Bimestre de 2021.
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 6ª Ano A e B
Aluna(o): ______________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 11/06/2021 até as 23:59 horas da noite.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
4. Vale (10,0) pontos
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 2°BIMESTRE DE 2021
JOGOS
DE TABULEIRO
História dos
Jogos de Tabuleiro: Passado, Presente, Futuro… Jogos de tabuleiro são um tipo
de produção humana milenar. Há registros de jogos com mais de 7000 mil anos.
Indícios apontam as primeiras aparições desses jogos no continente africano,
através do jogo egípcio chamado Senet. A seguir veremos dois exemplos de jogos
milenares que continuam sendo jogados até hoje: o Mancala (África) e o Go
(Ásia). Mancala na realidade é o nome dado a uma "família" de jogos
similares praticados em diferentes regiões da África. Na tradição Ibirubá esse
jogo é chamado Ayo e na região da Etiópia é chamado de Gebeta. Assim como os
nomes mudam, as regras também sofrem alterações dependendo da região. De um
modo geral, o Mancala é um jogo inspirado na semeadura e por isso sementes são
usadas como peças do jogo e palavras como: "colheita" são ditas para
indicar a captura de peças do oponente. Go ou Baduk (como é chamado na Coréia
do Sul) é um jogo muito respeitado na tradição de vários países asiáticos, como
China e Japão. Ele se mantém praticamente igual há milênios e é considerado um
jogo de grande complexidade estratégica. Apesar disso, possui regras simples,
ganha quem consegue cercar o maior número de casas do tabuleiro. No início o
tabuleiro começa totalmente vazio e os jogadores podem colocar uma peça por
rodada no tabuleiro. Conforme as jogadas seguem, os jogadores vão cercando as
casas e somando mais pontos. No fim da partida ganha aquele que tiver o maior
número de casas cercadas por suas peças. Recentemente, o jogo Go foi alvo da
atenção mundial, mas não nos sites de esportes ou jogos, e sim nos de
tecnologia. A empresa Google desenvolveu uma inteligência artificial somente
para jogar esse jogo. Parece uma informação sem importância, né? Ainda assim
foi notícia em todo o mundo, e por quê? Até 2016, o jogo Go era considerado um dos
grandes desafios da ciência da computação. Até esse ano nenhuma inteligência
artificial havia conseguido resultados similares aos de um ser humano no Go.
Algumas pessoas disseram que para jogar Go era necessário ter intuição ou outro
tipo de habilidade que só humanos têm. Porém, em março de 2016 a Google
convocou um desafio: um jogo entre a inteligência artificial (chamada AlphaGo)
e o campeão mundial de Go, Lee Sedol, e para surpresa de todos a inteligência
artificial ganhou 4 partidas das 5 jogadas. Enfim, jogos de tabuleiros podem
parecer um tema antigo e até ultrapassado, mas diante dessa história vimos a
importância e a atualidade de um bem cultural milenar como o jogo Go. Entender
o valor desses conhecimentos ancestrais, nos ajuda a progredir. Respeitar e dar
novos significados para nosso patrimônio cultural impulsiona nosso
desenvolvimento no presente e no futuro.
Questões
1. Sobre os jogos de tabuleiro assinale a
alternativa correta:
a) Não contém
estratégia.
b) Não estimulam a
criatividade.
c) É uma forma
lúdica de ensinar e aprender.
d) Não existe
jogos de tabuleiros que utilizem de dados.
2. Dentre os
benefícios dos jogos de tabuleiro assinale a alternativa incorreta é:
a) Promove a
socialização.
b) Estimula o
raciocínio.
c) Aumenta o
isolamento social.
d) Desenvolve
habilidades motoras.
3. Sobre a
história e evolução dos jogos de tabuleiro, assinale a alternativa correta:
a) Não existe
registros da história de jogos de tabuleiro.
b) É uma história
recente.
c) Os primeiros
registros aparecem há mais de 5 mil anos.
d) Os jogos de
tabuleiro têm uma história muito escassa, por isso não vale a pena pesquisar sobre
isso.
4.
Dentre os jogos de tabuleiro estudados, assinale quatro que mais praticamos nas
aulas de
educação
física são:
a)
Senet, Fanorona, Ringo e Alquerque.
b)
Mancala, Xadrez, Real de Ur e Senet.
c)
Trilha, Ludo, Xadrez e Damas.
d) Real de Ur, Gamão, Trilha e Damas.
5- A mais famosa lenda
sobre o aparecimento do xadrez é atribuída a Sessa, um brâmane indiano, que
desenvolvera o jogo para distrair seu rei. Sobre o xadrez é CORRETO afirmar
que:
a) Jogo disputado por
dois jogadores em um tabuleiro quadrado de 64 casas (6x6) que são alternadas em
claras e escura;
b) Jogo disputado por
dois jogadores em um tabuleiro quadrado de 32 casas (8x8) que são alternadas em
claras e escura;
c) Jogo disputado por
dois jogadores em um tabuleiro quadrado de 64 casas (8x8) que são alternadas em
claras e escura;
d) Jogo disputado por
dois jogadores em um tabuleiro retangular de 64 casas (8x8) que são alternadas
em claras e escura.
6 - No jogo de xadrez,
cada jogador dispõe de 16 peças. As peças são divididas em hierarquia, cada uma
com um peso e movimento específico. Dentre as peças abaixo, qual não é
considerada uma peça do jogo de xadrez?
a) Peão;
b) Cavalo;
c) Pino;
d) Torre.
7.Qual o objetivo do
xadrez?
a) Capturar o rei do
adversário.
b) Capturar a dama do
adversário.
c)Dar xeque no rei.
d)Colocar o rei sob
ataque de tal forma que ele não consiga escapar.
8.No jogo de xadrez, qual
é a peça que anda em "L"?
a) O cavalo
b) O rei
c)O bispo
d)O peão
e) Nenhuma das alternativas
9-
Qual tipo de jogo mais chama a sua atenção?
(
) Jogos com missões complexas, que exigem uma estratégia.
(
) Jogos que me fazem pensar e trabalhar em conjunto.
(
) Não gosto de jogos.
10- Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Respeitar e dar novos
significados para nosso patrimônio cultural impulsiona nosso desenvolvimento no
presente e no futuro.
( ) Dois exemplos de jogos milenares
que continuam a ser jogados até hoje são: o Uno e o Imagem e Ação ( ) Em março de 2016 a Google convocou um
desafio: um jogo entre a inteligência artificial (chamada AlphaGo) e o campeão
mundial de Go, Lee Sedol
( ) No jogo Mancala o tabuleiro
começa totalmente vazio e os jogadores podem colocar uma peça por rodada no
tabuleiro.
( ) Go ou Baduk é nome dado a uma
"família" de jogos similares praticados em diferentes regiões da
África.