segunda-feira, 21 de junho de 2021

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa - 8º ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

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 Língua Portuguesa

8° série A e B

  21- 06-2021

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

  Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

  Professora: Aline Lorrana Maia.

 Aluno(a):______________________________________________ 8° A e B.

 

  Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021

Revisão de gêneros: Crônica, artigo de opinião e anúncio publicitário.

  Leia a crônica a seguir.



A tecnologia 

Crônica de Nacélio Simoa

Acordei cedo. Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns poucos carros, motos e pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de cajueiros.

Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, que precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos problemas.

Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora que ouvia suas inquietações:

-   Esse povo de hoje vive nesse tal de facebook.

-    Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, se não cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.

Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:

-Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés                                                    snon batente da porta da casa quando a vi funcionar.

o ônibus!

-Vamos então.

-O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.

-Cuidado com o batente, não bater o de novo!

-Claro que não!

Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.


Atividades:

1.   Em relação às características do texto, escreva:

a)    Gênero:

b)    Narrador (personagem, observador ou onisciente) :

c)    Tipo de discurso (direto ou indireto):

2.   Qual o assunto do texto?

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3. Marque a alternativa que apresenta as figuras de linguagem personificação e hipérbole, respectivamente:

 

e)    ( ) “Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!”

f)      ( ) “Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade.”

g)   ( ) “Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...”

h)   ( )“Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.”

 

4. No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava”. Os termos destacados indicam que o homem estava:

 

a)    ( ) entristecido e com raiva.

b)    ( ) indignado e angustiado.

c)    ( ) com raiva e desconsolado.

d)    ( ) triste e incomodado.


Leia o artigo de opinião:

O poder das palavras

 Sandra Duarte Tavares


        [...]

        As palavras têm um poder tremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um poder tremendo. Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa vida.

        [...]

        Há palavras que deviam ser escondidas num baú fechado a sete chaves. Porque não edificam, porque magoam, porque destroem...

        Há uns tempos fui fazer um exame médico. Após o questionário clínico habitual, a médica prosseguiu “Agora, vou fazer-lhe umas maldades”. Nesse instante, o meu corpo sucumbiu e o desmaio tornou-se iminente. Ora, a palavra maldade magoou-me mais do que o próprio exame. Teria sido muito sensato ter escondido tal palavra num quarto escuro. Não teria magoado tanto.

        Mas voltemos às palavras amigas, as que mimam, as que confortam, as que aquecem o coração.

        Sabiam que podem mudar o dia de alguém com uma calorosa saudação? “Bom dia, como está?” Experimentem, sempre que comunicam, escolher palavras com carga afetiva positiva! Por exemplo, se substituírem a palavra “problema” por “situação”, o problema parece tornar-se mais pequeno, não parece? Ou então acrescentar adjetivos robustos quando agradecem a alguém: “Obrigada pela sua preciosa, valiosa ajuda”.

        Se queremos relações pessoais e profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e abusemos das palavras positivas na nossa vida. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe mas também, e sobretudo, a quem as oferece.

TAVARES, Sandra Duarte. O poder das palavras. Visão, ed. 1298, 17 jan. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2z3PYqa. Acesso em: 29 set. 2018.

   

5 – Qual é a tese desse artigo de opinião?

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6 – Em sua opinião, ao dizer à paciente que iria lhe fazer “umas maldades”, a intenção da médica era 

realmente praticar algum ato de crueldade? Explique.

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  7- Leia o anúncio publicitário e responda:

a)      Qual produto está sendo anunciado nesse texto? Qual a marca do produto?

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b)      Comente sobre o efeito de sentido da linguagem verbal e não verbal utilizadas e a repetição de palavras.

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Leia esse outro anúncio:


8-Ao ler e analisar esse anúncio, percebe-se que ele:

a) (  ) busca comercializar um produto de relevância nacional.

b) (    ) não utiliza linguagem mista, verbal e não verbal.

c) (    ) defende a ideia da aglomeração para a expansão do COVID 19.

d) (    ) busca despertar a consciência do público para a ideia da não aglomeração em defesa do COVID 19.


9. Em “Previna-se contra o CORONAVÍRUS COVID – 19” há um exemplo de verbo no modo:

    a) (   ) subjuntivo, empregado quando a atitude do enunciador revela conteúdos que expressam ideias de    dúvida ou incerteza.

b) (    ) imperativo, empregado quando a atitude do enunciador exprime ideia de ordem, pedido, conselho ou exortação.

c) (   ) indicativo, empregado quando a atitude do enunciador revela ser aquele fato sobre o qual se escreve ou fala algo real, verdadeiro.

d) (  ) imperativo negativo, pois a ordem, pedido, convite, conselho, exortação é feita por meio de uma negação.

10.      Em relação às características do anúncio, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) A linguagem mista (verbal e não verbal) não apresenta termos persuasivos comumente utilizados em textos publicitários.

b) (   ) Maior presença de frases curtas, linguagem mista e apelativa, presença de verbos no imperativo.

c) (   ) Texto curto, linguagem mista, mescla elementos verbais e não verbais, com a exploração de cores, texturas, contrastes e luz. 

d) (    ) Linguagem concisa e curta, trabalha a palavra como um recurso de forte poder expressivo e persuasivo.

Assinale a sequência correta.

a) (  ) V, V, F, F

b) (   ) V, V, V, F




c) (   ) F, V, V, V

d) (  ) F, F, V, V