Disciplina |
Série |
Data |
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|
Língua Portuguesa |
8° série A e B |
21- 06-2021 |
Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno(a):______________________________________________
8° A e B.
Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa referente
ao 2ª Bimestre de 2021
Revisão
de gêneros: Crônica, artigo de opinião e anúncio publicitário.
Leia a crônica a seguir.
A tecnologia
Crônica de Nacélio Simoa
Acordei
cedo. Sem o que fazer naquela manhã,
resolvi ir à praça da minha localidade. Antes,
um espaço sem construção, cavalos
amarrados nas estacas
esperando seus donos
que assistiam à missa. Hoje, observava
o pouco movimento
da comunidade, alguns
poucos carros, motos e pássaros
que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de
cajueiros.
Com
o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um
casal de idosos que acabara de sentar
naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade,
já que precisamos nos deslocar
do nosso pacato
lugar para resolvermos nossos problemas.
Ele
parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua
atenção, descobri que falava de
internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia
para aquela senhora
que ouvia suas inquietações:
- Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
-
Verdade. A minha neta
ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, se não cutucar
aquele troço. Não gosto disso! Falou
aquela senhora.
Entre
tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom
do diálogo:
-Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão
e resolvi ir a sua casa para vê-la depois
de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo
desesperado tropeçando os pés snon batente
da porta da casa quando a vi funcionar.
-É o ônibus!
-Vamos então.
-O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos
fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
-Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
-Claro que não!
Aquela
cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia
diretamente na vida das pessoas,
jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por
ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.
Atividades:
1.
Em relação às características do texto, escreva:
a)
Gênero:
b)
Narrador (personagem, observador ou onisciente) :
c)
Tipo de discurso
(direto ou indireto):
2.
Qual
o assunto do texto?
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3. Marque a alternativa que apresenta as figuras de linguagem personificação e hipérbole, respectivamente:
e)
( )
“Cuidado com o batente, não vá bater
o pé de novo!”
f) ( ) “Sem o que fazer naquela manhã,
resolvi ir à praça da minha localidade.”
g) ( ) “Com o vento lambendo
meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...”
h)
( )“Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente
da porta da casa quando a vi funcionar.”
4. No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava”.
Os termos destacados indicam que o homem
estava:
a)
( ) entristecido e com raiva.
b)
( ) indignado e angustiado.
c) ( ) com
raiva e desconsolado.
d)
( ) triste
e incomodado.
Leia o artigo de opinião:
O poder
das palavras
Sandra Duarte Tavares
[...]
As
palavras têm um poder tremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um
poder tremendo. Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem
bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai
moldando a nossa vida.
[...]
Há
palavras que deviam ser escondidas num baú fechado a sete chaves. Porque não
edificam, porque magoam, porque destroem...
Há
uns tempos fui fazer um exame médico. Após o questionário clínico habitual, a
médica prosseguiu “Agora, vou fazer-lhe umas maldades”. Nesse instante, o meu
corpo sucumbiu e o desmaio tornou-se iminente. Ora, a palavra maldade magoou-me
mais do que o próprio exame. Teria sido muito sensato ter escondido tal palavra
num quarto escuro. Não teria magoado tanto.
Mas
voltemos às palavras amigas, as que mimam, as que confortam, as que aquecem o
coração.
Sabiam
que podem mudar o dia de alguém com uma calorosa saudação? “Bom dia, como
está?” Experimentem, sempre que comunicam, escolher palavras com carga afetiva
positiva! Por exemplo, se substituírem a palavra “problema” por “situação”,
o problema parece tornar-se mais pequeno, não parece? Ou então acrescentar
adjetivos robustos quando agradecem a alguém: “Obrigada pela sua preciosa,
valiosa ajuda”.
Se
queremos relações pessoais e profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e
abusemos das palavras positivas na nossa vida. E não nos cansemos de elogiar.
Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe mas
também, e sobretudo, a quem as oferece.
TAVARES,
Sandra Duarte. O poder das palavras. Visão, ed. 1298, 17 jan. 2017. Disponível
em: https://bit.ly/2z3PYqa. Acesso
em: 29 set. 2018.
5 –
Qual é a tese desse artigo de opinião?
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6 – Em sua opinião, ao dizer à paciente que iria lhe fazer “umas maldades”, a intenção da médica era
realmente praticar algum ato de crueldade? Explique.
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7- Leia o anúncio
publicitário e responda:
a)
Qual produto
está sendo anunciado nesse texto? Qual a marca do produto?
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b)
Comente sobre o
efeito de sentido da linguagem verbal e não verbal utilizadas e a repetição de
palavras.
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Leia esse outro anúncio:
8-Ao ler e analisar esse anúncio, percebe-se que ele:
a) ( ) busca comercializar um produto de relevância nacional.
b) ( ) não utiliza linguagem mista, verbal e não verbal.
c) ( ) defende a ideia da aglomeração para a expansão do COVID 19.
d) ( ) busca despertar a consciência do público para a ideia da não aglomeração em defesa do COVID 19.
9. Em “Previna-se contra o CORONAVÍRUS COVID – 19” há um exemplo de verbo no modo:
a) (
) subjuntivo, empregado quando a atitude do enunciador
revela conteúdos que expressam ideias de dúvida ou incerteza.
b) ( ) imperativo, empregado quando a atitude do enunciador exprime ideia de ordem, pedido, conselho ou exortação.
c) ( ) indicativo, empregado quando a atitude do enunciador revela ser aquele fato sobre o qual se escreve ou fala algo real, verdadeiro.
d) ( ) imperativo negativo, pois a ordem, pedido, convite, conselho, exortação é feita por meio de uma negação.
10. Em relação às características do anúncio, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
a) ( ) A linguagem mista (verbal e não verbal) não apresenta termos persuasivos comumente utilizados em textos publicitários.
b) ( ) Maior presença de frases curtas, linguagem mista e apelativa, presença de verbos no imperativo.
c) ( ) Texto curto, linguagem mista, mescla elementos verbais e não verbais, com a exploração de cores, texturas, contrastes e luz.
d) ( ) Linguagem concisa e curta, trabalha a palavra como um recurso de forte poder expressivo e persuasivo.
Assinale a sequência correta.