Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 21 de Junho de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 21/06/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Vamos retomar os gêneros estudados nas atividades
anteriores!
Editorial: Texto
de cunho jornalístico e opinativo que serve para apresentar o posicionamento
crítico de determinado grupo (empresa, jornal ou direção) sobre os principais
assuntos do momento da publicação. Possui uma linguagem formal e padronizada
com argumentação.
Esquema: É uma
apresentação de palavras e expressões interligadas. É possível perceber a
conexão de ideias. Pode ter também imagens, cores e símbolos.
Resumo: É uma
apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a
progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais ideias do
autor.
Anúncio
publicitário: Sua principal característica é convencer, a todos que o veem, a
adquirir um determinado produto ou ser convencido sobre alguma ideia ou
serviço. É construído com a linguagem verbal, não verbal e bastante persuasiva.
Roteiro de peça teatral: Apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividida em “Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de personagens. Roteiro de novela: Trabalha com os principais elementos: Cabeçalho de Cena, Ação, Diálogos. É um texto bem detalhado e com a fala das personagens. Os atores e atrizes fazem a leitura, memorizam para contracenarem. Autobiografia Narração sobre a vida de um indivíduo, escrita pelo próprio, sob forma documental ou ficcional.
Trecho de um
editorial- Além da dose
A proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é uma daquelas leis que jamais foram cumpridas com rigor no Brasil. Uma pesquisa recente encomendada pelo governo do Estado de São Paulo mostrou que um em cada cinco adolescentes entre 12 e 17 anos bebe regularmente, e quatro em cada dez conseguem comprar álcool sem restrições. Diante desse quadro, é salutar a nova lei estadual que busca endurecer as regras contra o consumo de álcool por adolescentes. Em vigor desde o fim de semana passado, a legislação impõe multas de R$ 1.745 a R$ 87.250 a estabelecimentos que vendam bebida alcoólica a menores de idade. (...) Um dos aspectos sob contestação, a obrigatoriedade de geladeiras separadas para bebidas alcoólicas e outras, também é controverso. Além de gerar custo extra para os comerciantes - que pode ser expressivo em alguns casos -, sua utilidade é duvidosa. A nova lei acerta ao reforçar restrições e impor multas mais pesadas, mas exagera na dose nos pontos acima mencionados - que deveriam ser revistos. (...)
1. No primeiro parágrafo
(introdução), já se apresenta o assunto do texto, que trata sobre:
a ( ) a lei que não é
cumprida: a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores.
b ( ) todas as leis que
não são cumpridas no Brasil.
c ( ) a nova lei contra o
consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.
d ( ) o consumo de álcool entre adolescentes de 12 a 17 anos.
2. O texto tem a finalidade de:
a ( ) informar sobre a
nova lei de venda de bebidas alcoólicas a menores.
b ( ) descrever os
fatores que levam o adolescente a consumir álcool.
c ( ) argumentar sobre os
prós e contras impostos pela nova lei.
Leia o resumo do filme Zootopia.
A moderna metrópole de mamíferos
chamada Zootopia é uma cidade diferente de todas as outras. Composta de
bairros-habitat como a elegante Sahara Square e a gelada Tundratown, é uma
grande mistura onde animais de todos os ambientes vivem juntos — um lugar onde
não importa o que você é, do maior elefante ao menor musaranho, você pode ser
qualquer coisa.
Mas quando a otimista policial Judy Hopps chega, ela descobre que ser a primeira coelha numa força policial de animais grandes e fortes não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela agarra a oportunidade de solucionar um caso, mesmo que isso signifique formar uma parceria com o raposo falante e vigarista Nick Wilde, para desvendar o mistério. (...)
3. O texto lido pode ser
considerado um resumo porque:
a ( ) apresenta algumas ideias sem a
sequência cronológica dos fatos.
b ( ) não tem o intuito de apresentar a
ideia principal do conteúdo.
c ( ) tem o intuito de passar a ideia
geral do seu conteúdo de maneira sucinta.
d ( ) a ideia principal é pouco explorada para não ser revelada ao leitor.
4. Qual é resumido? Explique a finalidade desse
tipo de resumo.
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5. Qual é a
linguagem empregada em resumo? O autor apresenta a sua opinião sobre o assunto
resumido?
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Leia o trecho de um roteiro de peça teatral.
Busca Ao Tesouro, de Monteiro Lobato.
1ª CENA
Dona
Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as
crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a
vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos
que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os
problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa
noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília
entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a
boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a
dormir. (deita se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho. (...)
6. Os gêneros estudados (roteiro de peça teatral e roteiro
de novela) apresentam uma característica diferentes dos textos narrativos, pois
eles
a ( ) são textos
instrucionais que apresentam comandos simples.
b ( ) são textos
informativos e que servem para serem memorizados.
c ( ) são textos quem
têm a finalidade da encenação, por isso apresentam uma estrutura com falas e
rubricas (movimentação em cena e reações dos atores).
d ( ) são textos com uma maior complexidade, pois os mesmos servem para possibilitar uma reflexão.
7. O texto acima apresenta:
personagens, 1ª cena, rubricas, falas das personagens. Essas características
são
a ( ) de um texto
teatral.
b ( ) de uma
notícia.
c ( ) de uma
narrativa ficcional.
d ( ) de uma carta.
8. Qual é a função das rubricas, tanto em roteiros de novelas quanto em roteiros de peça teatral?
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Leia o trecho de uma autobiografia resumida.
Um pouco de
minha vida
Meu nome é
Felipe Simões Quartero, nasci em 30 de julho de 1981, na cidade de São Bernardo
do Campo, estado de São Paulo. Aos 5 anos de idade comecei a apresentar algumas
dificuldades físicas relacionadas a força muscular.
Um ano
depois, após inúmeros exames, fui diagnosticado como sendo portador da
Distrofia Muscular de Duchenne, deficiência neuromuscular progressiva, na qual
as células musculares sofrem um processo degenerativo contínuo. Apesar das
limitações, que foram crescendo com o passar dos anos, continuei vivendo
normalmente, sempre estudando, fazendo amigos e curtindo a vida.
A
deficiência nunca foi motivo para eu desistir de meus objetivos, e penso ser
essa atitude a mais importante e decisiva em minha vida. Aos 11 anos passei a
me locomover “sobre rodas” (com o auxílio de cadeira de rodas), uma condição
nova para mim, a qual logo me adaptei.
Em 1999,
aos 17 anos, iniciei o curso superior de Ciências da Computação, me formando
quatro anos mais tarde. Atualmente atuo como professor de informática,
palestrante e escritor. Minha história não acaba aqui, continua sendo escrita,
mas já me rendeu (e segue rendendo) muitas experiências e histórias para
contar, agora é hora de compartilhá-las com as pessoas.
9. Pode-se afirmar que o texto acima é:
a ( ) uma notícia.
b ( ) uma peça teatral.
c ( ) um conto
literário.
d ( ) uma autobiografia resumida.
10. A maioria dos verbos do
texto estão flexionados em:
a ( ) Primeira pessoa do
tempo pretérito perfeito e imperfeito.
b ( ) Terceira pessoa do
tempo pretérito imperfeito.
c ( ) Primeira pessoa do
tempo presente.
d ( ) Primeira pessoa do tempo futuro do presente.
11. Quem é o autobiografado? A
sua vida poderia ser de interesse das outras pessoas? Explique.
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