domingo, 13 de junho de 2021

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 14 de Junho de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 14/06/2021 até as 22:30 horas da noite.

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

 INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Texto narrativo e seus elementos

A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam

num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve

personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e

tempo.

Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”,

que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.

Tempo - Caracteriza o desencadear dos fatos. É constituído pelo cronológico, que, como o próprio nome

diz, é ligado a horas, meses, anos, ou seja, marcado pelos ponteiros do relógio e pelo calendário. O outro é

o psicológico, ligado às lembranças, aos sentimentos interiores vividos pelos personagens e intrinsecamente

relacionados com a característica pessoal de cada um.

Personagens - São as peças fundamentais, pois sem elas não haveria o próprio enredo. Há a

predominância de personagens que se destacam pelos atos heroicos, chamadas de principais, outras que

se relacionam pelo seu caráter de oposição, as antagonistas, e as secundárias, que não se destacam tanto

quanto as primárias, funcionando apenas como suporte da trama em si.

Narrador - É aquele que narra a história, atuando como um mediador entre a história narrada e o

leitor/ouvinte. Classifica-se em três modalidades:

Narrador-personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada

em 1a pessoa.

Narrador-observador - Apenas limita-se em descrever os fatos sem se envolver com os mesmos. Aí

predomina-se o uso da 3a pessoa.

Narrador Onisciente - Esse sabe tudo sobre o enredo e os personagens, revelando os sentimentos e

pensamentos mais íntimos, de uma maneira que vai além da própria imaginação. Muitas vezes sua voz se

confunde com a dos personagens, é o que chamamos de Discurso Indireto Livre.

Todos estes elementos correlacionam entre si, formando o que denominamos de enredo, que é o

desencadear dos fatos, a essência da história, a qual se constituirá para um desfecho imprevisível que talvez

não corresponderá às expectativas do leitor. Este, portanto, poderá ser triste, alegre, cômico.

 FIQUE SABENDO

Os contos são constituídos por um enredo, ou seja, por um conjunto de ações que formam a história

narrada. Os principais elementos do enredo são:

INTRODUÇÃO (ou apresentação): geralmente coincide com o começo da história; é quando o narrador

apresenta os fatos iniciais, as personagens e, às vezes, o tempo e o espaço.

COMPLICAÇÃO (ou desenvolvimento): é a parte do enredo em que é desenvolvido o conflito.

CONFLITO: o conflito é aquilo que na história prende a atenção do leitor, ou seja, o desafio que

as personagens principais precisam resolver para atingir seus objetivos.

CLÍMAX: é o momento culminante da história, ou seja, aquele de maior tensão, no qual o conflito atinge seu ponto máximo.

DESFECHO (ou conclusão): é a solução do conflito, que pode ser surpreendente, trágica, cômica, etc., e corresponde ao final da história.

 TEXTO 1  Leia o texto 

A Raposa e o Cancão

 


Passara a manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e começou a pensar numa maneira de escapar da raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o Cancão e fala:

 

— Comadre Raposa, isto é um desaforo! Eu, se fosse você não aguentava! Passava uma descompostura!... A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la...

CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001 

QUESTÃO 1 No final da história, a raposa foi:       (           )  corajosa. (    )  cuidadosa. ( )  esperta. 

(      ) ingênua.

QUESTÃO 2 Quem é o autor do texto?

 __________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 3 Narrador é quem narra a história. Você consegue identificar o narrador do texto 1? Quem você acha que seria?

___________________________________________________________________________________

QUESTÃO 4 Por que o Cancão escapou?

(           ) A raposa estava cansada.     (           ) Ele estava molhado.

(           ) A raposa abriu a boca.         (           ) Eles passavam perto de um povoado.

QUESTÃO 5 Os personagens são aqueles que compõem a narrativa podendo ser classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante). Quem são os personagens do texto acima?

PROTAGONISTA ____________________________________________________________________

ANTAGONISTA ______________________________________________________________________

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS________________________________________________________

TEXTO 2

26 de julho

De manhã é assim: todo mundo vai à escola. Depois do almoço a turma se reúne para brincar. Tem vez

que a gente passa a tarde andando de carrinho de rolimã.

Ou então ficar empinando papagaio. Quase sempre a gente joga bola porque é bem melhor. Todo dia é

legal, menos quando chove. Dia de chuva é um tédio. Não dá para fazer nada. O jeito é ficar sentado no

quarto olhando pela janela a água cair feito um chuveiro. Depois da chuva, o jeito é fazer barquinho de papel

e soltar na água que escorre pela calçada. (...)

Ricardo Azevedo. “Nossa rua tem um problema”. 9 ed. São Paulo: Ática, 1999, p. 7-8.

QUESTÃO 6 Neste trecho, o narrador narra e participa. Logo, ele é um tipo de narrador:

(    ) Narrador-personagem               (    ) Narrador-observador                      (    )  Narrador Onisciente

QUESTÃO 7 O trecho que mostra a ação (participação) do narrador na história é:


(   ) “[...] a gente passa a tarde andando de carrinho de rolimã.”

(   ) “Dia de chuva é um tédio. Não dá pra fazer nada.”

(   ) “Todo dia é legal, menos quando chove.”

(    ) “...a água cair feito chuveiro.”

 TEXTO 3                              A raposa e a cegonha.

Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar e serviu-lhe sopa, que ambas gostavam muito, num prato raso.

Está gostando da minha sopa? – Perguntou, enquanto a cegonha bicava em vão no líquido, sem nada conseguir comer.

-  omo posso saber, se nem consigo comer? – Respondeu a cegonha, vendo a raposa lamber a sopa com um ar todo delicado.

 

Dias depois foi a vez da cegonha retribuir o convite, convidando a raposa para comer com ela na sua casa à beira do lago. Serviu-lhe a sopa em um jarro largo embaixo e estreito em cima.

-Hummmmm, está deliciosa, querida amiga! – exclamou a cegonha, enfiando o comprido bico pelo gargalo. – não acha?

Claro que a raposa não achava, nem podia achar, pois o focinho não passava pelo gargalo estreito do jarro. Tentou várias vezes sem sucesso até que, bastante mal humorada, se despediu da cegonha, resmungando entre dentes:

- não achei graça nenhuma...!

Moral da história: aqui se faz, aqui se paga.

QUESTÃO 8 Quais são os perdonagens da história?

 ______________________________________________________________________________

QUESTÃO 9 Quem narra a história?

 ________________________________________________________________________________

QUESTÃO 10 Copie do texto um trecho que se refere à cena abaixo:



 









                               BONS ESTUDOS!!!!!!!