Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 22 e 23 de junho de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
Conteúdo: independências DAS AMÉRICAS
Habilidades: (GO-EF08HI04-C)
Entender a influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal
dos Direitos do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo.
Atividade de História referente ao 2º Bimestre de 2021
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.
A independência dos Estados Unidos
Antes da
Independência, os EUA eram formado por treze colônias controladas pela
metrópole: a Inglaterra.
Dentro
do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para
obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era
também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e
taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
Colonização
dos Estados Unidos
Para
entendermos melhor o processo de independência norte-americano é importante
conhecermos um pouco sobre a colonização deste território. Os ingleses
começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de
colonização com diferenças acentuadas:
Colônias
do Norte: região colonizada por
protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições
religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região
num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova
Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes
características: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas
propriedades e produção para o consumo do mercado interno.
Colônias
do Sul: colônias como a Virginia,
Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração.
Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram
baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a
metrópole e monocultura.
Guerra
dos Sete Anos
Esta
guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi
uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu
vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas
dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento
das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e
manifestações contra a Inglaterra.
Metrópole
aumenta taxas e impostos
A
Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis
que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar:
Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial
inglesa), Lei do Selo (todo produto que circulava na colônia deveria ter um
selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar
açúcar vindo das Antilhas Inglesas).
Estas
taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de
protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party ).
Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos
de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte
reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar
soldados ingleses cercando a cidade.
Primeiro
Congresso da Filadélfia
Os
colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem
medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter
separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim
das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida
política da colônia.
Porém, o
rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo
contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo,
as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento,
dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento
e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita
revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.
Segundo
Congresso da Filadélfia
Em 1776,
os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar
a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de
Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a
independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência,
que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da
França e da Espanha.
Constituição
dos Estados Unidos
Em 1787,
ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características
iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a
escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e
garantias individuais do cidadão.
Thomas Jefferson : redigiu a Declaração de Independência em 1776
Atividade
Avaliativa
- Após a ler o texto e assistir ao vídeo, desenvolva um mapa mental
descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a
criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na
criatividade de vocês;
ATENÇÃO
- O mapa deve ser feito à mão.
-Essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche.
-Não esqueça de colocar o nome
-Use cores e desenhos
-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.
-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche