Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 22 e 23 de junho de 2021
Série: 7 º A e B
Nome:
CONTEÚDO: As descobertas
científicas e a expansão marítima:
OBJETIVO: (GO-EF07HI06-B) Compreender e interpretar as
navegações como movimento expansionista do período moderno, a partir de seus
objetivos políticos, comerciais e religiosos na busca pela conquista de
diferentes povos e pela apropriação de novos territórios.
Atividade de História referente ao 2º Bimestre de 2021
Nessa aula vamos conhecer os desafios, as tecnologias
e o impulso que a chegada à Índia pelo oceano fez a Portugal, alimentado pelo
comércio de especiarias o expansionismo marítimo. Para começo de conversa leia
o texto a seguir.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS NAS GRANDES NAVEGAÇÕES
A necessidade da expansão marítima feita por
parte de algumas coroas europeias principalmente nos séculos XV e XVI,
caracterizaram a “Era dos Descobrimentos”, impulsionou avanços
tecnológicos nos materiais e como eles eram utilizados para
instrumentação da navegação. Facilitaram objetivos como: descobrir novos mundos
e/ou caminhos marítimos e efetuar as trocas comerciais.
Outros povos também já tinham conhecimento nesta área,
como se sabe os chineses e os árabes também utilizavam o método de navegar.
Sabe-se que Portugal, já que é banhado por mar por
todo o seu território, desenvolveu a Ciência Náutica através de escolas de
navegação como a “Escola de Sagres”, um lugar de conhecimento e
compartilhamento de experiências entre navegadoras da Europa e do Oriente. As
coroas eram as principais impulsionadoras.
Começou a se desenvolver a cartografia e
o mapeamento das costas marítimas e
dos continentes de acordo com o que se conhecia na época através de
documentos e da observação. Materiais de apoio foram inventados como a bússola trazida
do oriente para o ocidente pelos árabes, feita por uma agulha magnetizada que
indica o eixo norte-sul magnético; o astrolábio para medir a
altura e posição dos astros; o quadrante que apontava apara a Estrela Polar e
permitia determinar a distância entre o ponto de partida da viagem e o lugar
onde a embarcação estava exato naquele momento; a balestilha que
se pensa ter sido inventada pelos portugueses e que era numa vara de madeira
que tinha a função de medir a altura que unia o horizonte ao astro, permitindo
determinar os azimutes, etc.
Através da tecnologia desenvolvida para as navegações,
tudo aquilo que era apenas visível a olho nu no céu, passa a ser interpretado e
medido detalhadamente como meio de localização dos navegadores. Ao navegar o
homem foi desenvolvendo e aprimorando os materiais, ultrapassando os seus
próprios limites e vencendo os medos.
No desenvolvimento naval houve a necessidade de construir
embarcações maiores e melhores. Na passagem da navegação de cabotagem, ou seja,
perder a costa de vista utilizada antes do século XVI, se evoluiu para as
Caravelas Latinas com maior capacidade de carga. Estas tinham a característica
de terem velas em formato triangular e trouxeram a inovação da navegação em
zigue- zague contra o vento, chamado de bolinar. Eram mais rápidas e de fácil
manobrar e atingiam a média de 25 m de comprimento, 7 m de boca e 3 m de
calado. A sua capacidade de carga atingia as 50 toneladas e eram compostas por
convés único e popa sobrelevada.
A Nau foi outro meio de transporte utilizado em viagens
longas e a sua capacidade aumentou ao longo do tempo, indo de duzentas
toneladas no séc. XV até às quinhentas no século XVI. Foi largamente usada no
caminho das Índias onde atingiu o seu auge.
Acompanhado de todo esse avanço, surgiu a importância do
comércio marítimo que acelerou o desenvolvimento das embarcações ao longo do
tempo e que levou o transporte do ouro, especiarias, sedas da Índia que
era fonte de grande riqueza e soberania que contribuíram para
o monopólio do mercado.
Os avanços tecnológicos nas navegações foram sempre
evoluindo de acordo com as necessidades, encurtamento de tempo de viagem e
eficácia dessas funções nunca pararam de se desenvolver até aos dias de atuais.
Atividade
Avaliativa
- Após a ler o texto e assistir ao vídeo, desenvolva um mapa mental
descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a
criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na
criatividade de vocês;
ATENÇÃO
- O mapa deve ser feito à mão.
-Essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche.
-Não esqueça de colocar o nome
-Use cores e desenhos
-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.
-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche