segunda-feira, 21 de junho de 2021

Atividade de História para 7ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 22 e 23 de junho de 2021

Série: 7 º A e B

Nome:

 

CONTEÚDO: As descobertas científicas e a expansão marítima:

OBJETIVO: (GO-EF07HI06-B) Compreender e interpretar as navegações como movimento expansionista do período moderno, a partir de seus objetivos políticos, comerciais e religiosos na busca pela conquista de diferentes povos e pela apropriação de novos territórios.

 

Atividade de História referente ao 2º Bimestre de 2021

Nessa aula vamos conhecer os desafios, as tecnologias e o impulso que a chegada à Índia pelo oceano fez a Portugal, alimentado pelo comércio de especiarias o expansionismo marítimo. Para começo de conversa leia o texto a seguir.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS NAS GRANDES NAVEGAÇÕES

A necessidade da expansão marítima feita por parte de algumas coroas europeias principalmente nos séculos XV e XVI, caracterizaram a “Era dos Descobrimentos”, impulsionou avanços tecnológicos nos materiais e como eles eram utilizados para instrumentação da navegação. Facilitaram objetivos como: descobrir novos mundos e/ou caminhos marítimos e efetuar as trocas comerciais.

Outros povos também já tinham conhecimento nesta área, como se sabe os chineses e os árabes também utilizavam o método de navegar.

Sabe-se que Portugal, já que é banhado por mar por todo o seu território, desenvolveu a Ciência Náutica através de escolas de navegação como a “Escola de Sagres”, um lugar de conhecimento e compartilhamento de experiências entre navegadoras da Europa e do Oriente. As coroas eram as principais impulsionadoras.



Começou a se desenvolver a cartografia e o mapeamento das costas marítimas e dos continentes de acordo com o que se conhecia na época através de documentos e da observação. Materiais de apoio foram inventados como a bússola trazida do oriente para o ocidente pelos árabes, feita por uma agulha magnetizada que indica o eixo norte-sul magnético; o astrolábio para medir a altura e posição dos astros; o quadrante que apontava apara a Estrela Polar e permitia determinar a distância entre o ponto de partida da viagem e o lugar onde a embarcação estava exato naquele momento; a balestilha que se pensa ter sido inventada pelos portugueses e que era numa vara de madeira que tinha a função de medir a altura que unia o horizonte ao astro, permitindo determinar os azimutes, etc.

Através da tecnologia desenvolvida para as navegações, tudo aquilo que era apenas visível a olho nu no céu, passa a ser interpretado e medido detalhadamente como meio de localização dos navegadores. Ao navegar o homem foi desenvolvendo e aprimorando os materiais, ultrapassando os seus próprios limites e vencendo os medos.

No desenvolvimento naval houve a necessidade de construir embarcações maiores e melhores. Na passagem da navegação de cabotagem, ou seja, perder a costa de vista utilizada antes do século XVI, se evoluiu para as Caravelas Latinas com maior capacidade de carga. Estas tinham a característica de terem velas em formato triangular e trouxeram a inovação da navegação em zigue- zague contra o vento, chamado de bolinar. Eram mais rápidas e de fácil manobrar e atingiam a média de 25 m de comprimento, 7 m de boca e 3 m de calado. A sua capacidade de carga atingia as 50 toneladas e eram compostas por convés único e popa sobrelevada.

A Nau foi outro meio de transporte utilizado em viagens longas e a sua capacidade aumentou ao longo do tempo, indo de duzentas toneladas no séc. XV até às quinhentas no século XVI. Foi largamente usada no caminho das Índias onde atingiu o seu auge.

Acompanhado de todo esse avanço, surgiu a importância do comércio marítimo que acelerou o desenvolvimento das embarcações ao longo do tempo e que levou o transporte do ouro, especiarias, sedas da Índia que era fonte de grande riqueza e soberania que contribuíram para o monopólio do mercado.

Os avanços tecnológicos nas navegações foram sempre evoluindo de acordo com as necessidades, encurtamento de tempo de viagem e eficácia dessas funções nunca pararam de se desenvolver até aos dias de atuais.

 

Atividade Avaliativa

- Após a ler o texto e assistir ao vídeo, desenvolva um mapa mental descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na criatividade de vocês;

ATENÇÃO

- O mapa deve ser feito à mão.

-Essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche.

-Não esqueça de colocar o nome 

-Use cores e desenhos

-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.

-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche