quarta-feira, 16 de junho de 2021

Atividade de Educação Física - 8°A e B

Atividades de Educação Física  referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0    

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Pabliny Ribeiro Souto                                  

Série: 8ª Ano A e B                                        

 Aluna(o): ______________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 17/06/2021 até as 23:59 horas da noite.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;  

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 2° BIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): esportes.

OBJETO DE CONHECIMENTO:

Esportes de rede/parede (tais como voleibol, tênis, badminton, peteca, squash, entre outros).

Esportes de campo e taco (tais como tacobol, beisebol, críquete, golfe, entre outros).

Esportes de invasão (tais como basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático, entre outros).

Esportes de combate (tais como boxe, judô, esgrima, karatê, Taekwondo, luta greco-romana, entre outros).

Práticas Corporais, cultura e lazer.

HABILIDADE(S):

(EF89EF01P8) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede,

campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e a cooperação.

(EF89EF02P8) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos

pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF89EF04P8) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas.

 

TEMA: Esportes diferentes de nosso cotidiano

 

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS

 

Vamos relembrar e conhecer alguns conceitos dentro da Educação Física escolar conhecendo de outros esportes que podem e devem ser incorporados a nossas aulas levando em consideração as limitações de nossos espaços e materialidade.

    A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas for-

mas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. É fundamental frisar

que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças,

jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural.(BNCC)

  O esporte: reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte

como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios

de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho

entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas

por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas

de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. (BNCC)

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. (TUBINO, 1999).


ATIVIDADES

 

ATIVIDADE 1 - O esporte está em foco nos dias atuais, isso acarreta uma vivência “enorme” por meio da população, quase todo mundo pratica ou pelo menos tem vontade de apreciar o fenômeno esportivo de diferentes formas, seja pela mídia, pelas representações socioculturais ou praticando-o.

 

Temos uma gama enorme de esportes existentes no mundo e muitas vezes em nossas aulas nos limitamos a alguns esportes como futsal, voleibol, handebol e basquete. Muitas vezes, na educação física escolar, a vivência de apenas uma pequena gama de esportes pode limitar a participação de muitos alunos. Será que todos os alunos gostam de futebol, handebol, vôlei e talvez basquete? Talvez a utilização de outros esportes ou modalidades esportes na aula favoreça a participação de outros alunos possibilitando assim o seu desenvolvimento.

 

Responda as perguntas abaixo levando em consideração a educação física na sua visão;

 

a)      a) Quais os 4 esportes geralmente praticados na educação física na escola?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      b).Na sua opinião por que se realiza muitas vezes apenas alguns esportes em suas aulas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c)     c) Quais esportes diferentes dos mais comuns você conheceu em suas aulas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d)      d)Qual esporte você gostaria de praticar em suas aulas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 2 – Observe a charge e, a seguir, responda:

 


a)      a) Qual sua atitude diante de um colega de classe que não sabe jogar muito bem um determinado esporte?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

b)     b) Será que existe exclusão aos alunos que não gostam de futebol nas aulas de educação física de

sua turma?

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c) Qual seria a alternativa para que todos os colegas de sala realizem juntos as atividades nas aulas

de educação física mesmo não possuindo as mesmas habilidades?

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________