Atividades de Educação Física referente ao 2ª Bimestre de 2021.
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 8ª Ano A e B
Aluna(o): ______________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 17/06/2021 até as 23:59 horas da noite.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 2°
BIMESTRE
UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): esportes.
OBJETO
DE CONHECIMENTO:
Esportes
de rede/parede (tais como voleibol, tênis, badminton, peteca, squash, entre
outros).
Esportes
de campo e taco (tais como tacobol, beisebol, críquete, golfe, entre outros).
Esportes
de invasão (tais como basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo
aquático, entre outros).
Esportes
de combate (tais como boxe, judô, esgrima, karatê, Taekwondo, luta
greco-romana, entre outros).
Práticas
Corporais, cultura e lazer.
HABILIDADE(S):
(EF89EF01P8)
Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes
de rede/parede,
campo
e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e a cooperação.
(EF89EF02P8)
Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate
oferecidos
pela
escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
(EF89EF04P8)
Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações
táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas.
TEMA: Esportes
diferentes de nosso cotidiano
FIQUE
POR DENTRO DOS CONCEITOS
Vamos
relembrar e conhecer alguns conceitos dentro da Educação Física escolar
conhecendo de outros esportes que podem e devem ser incorporados a nossas aulas
levando em consideração as limitações de nossos espaços e materialidade.
A Educação Física é o componente curricular
que tematiza as práticas corporais em suas diversas for-
mas
de codificação e significação social, entendidas como manifestações das
possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais
no decorrer da história. É fundamental frisar
que
a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a
experiência das crianças,
jovens
e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo
cultural.(BNCC)
O esporte: reúne tanto as manifestações mais
formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte
como
uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença
nos meios
de
comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado
desempenho
entre
indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais,
institucionalizadas
por
organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais
definem as normas
de
disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de
competição. (BNCC)
A
Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em
suas diversas formas de codificação e significação social. (TUBINO, 1999).
ATIVIDADES
ATIVIDADE
1
- O esporte está em foco nos dias atuais, isso acarreta uma vivência “enorme”
por meio da população, quase todo mundo pratica ou pelo menos tem vontade de apreciar
o fenômeno esportivo de diferentes formas, seja pela mídia, pelas
representações socioculturais ou praticando-o.
Temos
uma gama enorme de esportes existentes no mundo e muitas vezes em nossas aulas
nos limitamos a alguns esportes como futsal, voleibol, handebol e basquete. Muitas
vezes, na educação física escolar, a vivência de apenas uma pequena gama de
esportes pode limitar a participação de muitos alunos. Será que todos os alunos
gostam de futebol, handebol, vôlei e talvez basquete? Talvez a utilização de
outros esportes ou modalidades esportes na aula favoreça a participação de
outros alunos possibilitando assim o seu desenvolvimento.
Responda
as perguntas abaixo levando em consideração a educação física na sua visão;
a) a) Quais
os 4 esportes geralmente praticados na educação física na escola?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) b).Na
sua opinião por que se realiza muitas vezes apenas alguns esportes em suas
aulas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) c) Quais
esportes diferentes dos mais comuns você conheceu em suas aulas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) d)Qual
esporte você gostaria de praticar em suas aulas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2
– Observe a charge e, a seguir, responda:
a) a) Qual
sua atitude diante de um colega de classe que não sabe jogar muito bem um
determinado esporte?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) b) Será
que existe exclusão aos alunos que não gostam de futebol nas aulas de educação
física de
sua turma?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual seria a alternativa para que todos os colegas de sala realizem juntos as atividades nas aulas
de educação física mesmo não possuindo as mesmas
habilidades?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________