quinta-feira, 17 de junho de 2021

Atividade de Educação Física - 6°A e B

 Atividades de Educação Física  referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0    

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Pabliny Ribeiro Souto                                  

Série: 7ª Ano A e B                                        

 Aluna(o): ______________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 18/06/2021 até as 23:59 horas da noite.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;  

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Jogos e brincadeiras.

OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Diferença de jogos e brincadeiras.

HABILIDADE(S):(EF12EF02P1) Registrar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo os elementos constituintes (materiais, regras, contextos de vivências e fruição, etc.) de cada uma destas práticas corporais.

TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS

 

Caro (a) estudante, com o objetivo de recapitular algumas das abordagens trabalhadas no ano anterior, nesta semana você vai analisar e compreender a diferença entre brincadeiras e jogos, além de entender que na brincadeira, as regras são mais flexíveis e nos jogos as regras dificilmente são modificadas.

 “Vamos relembrar o que é jogo e o que é brincadeira?”

 BRINCADEIRA

Uma brincadeira sempre nos lembra de algo prazeroso, onde a criança faz a fim de se divertir. Normalmente não existem vencedores ou perdedores numa brincadeira. Ela acontece enquanto houver motivação e interesse daqueles que estão brincando. Trata-se de uma manifestação espontânea, na qual as regras existem de maneira simples e flexível, ou seja, podem facilmente ser modificadas a qualquer momento sem que causem problema.

JOGO

No jogo as regras são rígidas e dificilmente são modificadas. Os participantes são chamados jogadores, os quais assumem condições de adversários entre si. O jogo busca sempre um vencedor. Sempre tem começo, meio e fim. Antes do início, sempre sabemos como ele terminará, e quais os critérios em caso de empate. Caso se queira mudar uma regra, pode-se fazê-lo desde que o mesmo seja reiniciado.

ATIVIDADES

1.      Circule, na imagem abaixo, todas as brincadeiras ou jogos. Em seguida, escreva os respectivos nomes.

 


 a) Escreva no espaço abaixo, os nomes das brincadeiras ou jogos que você encontrou na imagem.

1 ................................................................. 7 .................................................................

2 ................................................................. 8 .................................................................

3 ................................................................. 9 .................................................................

4 ................................................................. 10 .................................................................

5 ................................................................. 11 .................................................................

6 .................................................................

b) Você já brincou ou jogou alguma delas? Qual (is)? Como foi a experiência?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O jogo é uma oportunidade criativa para que pratiquemos ações e relações. Existem dois estilos básicos de jogo: os jogos cooperativos e os jogos competitivos. Escreva abaixo, qual a diferença entre eles e dê um exemplo de cada jogo.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo, passando de geração para geração. No Brasil Ivan Cruz, pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras. A experiência do brincar cruza diferentes tempos e lugares. Passado, presente e futuro estão envolvidos em cada atividade que vem trazendo benefícios a todas as gerações. 

Observe as imagens abaixo e escreva qual brincadeira você acha que ela se refere.






1_________________       2.___________________       3._________________







4.___________________     5.___________________      6._________________







7.___________________     8.__________________    9.__________________