segunda-feira, 24 de maio de 2021

RECUPERANDO APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA 6° ANO A E B

 

Disciplina

Série

Data

Matemática

6º Ano A e B

25-05-2021

Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0  25/05/2021    

Aluna(o): ___________________________________________________

Professor: Lucas Eugênio                          Série: 6° Ano A e B

RECUPERANDO A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Conteúdo: Frações

Objetivo: Levar o aluno a identificar, compreender e desenvolver a ideia de fração como um todo, conseguindo assim resolver situações problemas e cálculos que envolvam frações.

D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

 

O que é fração?

Existem diversas definições para frações, que são utilizadas de acordo com as necessidades didáticas do público-alvo. As mais usadas são:

·         Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais;

·         Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor;

·         Uma fração é um número racional.

·         Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro. Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações. A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro partes iguais.

A fração que representa uma dessas quatro partes é a seguinte:

1
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: um quarto.

 

Exemplo 01: Todo início de mês Joaquim e Joana recebem os salários de aposentadorias que soma um total de R$2000,00. O casal tem algumas complicações de saúde, e tem que comprar alguns remédios. Sabendo que os gastos com remédios representado por fração, corresponde à 1/4 da soma dos salários que recebem. Quantos reais eles gastam com remédio no mês?

 

Exemplos 02: Mário preencheu 3/4 de uma jarra de 500 mL com refresco. Na hora de servir a bebida, ele distribuiu o líquido igualmente em 5 copos de 50 mL, ocupando 2/4 da capacidade de cada um. Com base nestes dados responda: que fração de líquido restou na jarra?

 

Frações equivalentes e simplificação

Frações equivalentes são aquelas que representam o mesmo número racional. Isso significa que elas possuem o mesmo valor. Por exemplo:

4 = 8
2    4

Ambas as frações representam o número inteiro 2.

Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar numerador e denominador de uma fração pelo mesmo número (pode ser qualquer número, a não ser que o problema exija algum específico). Por exemplo:

3·4 = 12
7·4    28

Como numerador e denominador foram multiplicados pelo mesmo número, as frações três sétimos e doze vinte e oito avos são equivalentes.

O processo de divisão pelo mesmo número também pode ser utilizado para encontrar frações equivalentes. Quando esse processo é utilizado, dizemos que a fração foi simplificada. Por exemplo:

36:12 = 3
48:12    4

Se o resultado da simplificação for uma fração que não pode mais ser simplificada, ela será chamada fração irredutível.

 

 

Exemplo 03: Usando o método das divisões sucessivas, simplifique as frações

a) 18/42.

b) 24/32.

c) 4/20.

 

Exemplo 04: Indique três frações equivalentes a:

a)      2/3

b)      5/15

c)      20/10