Disciplina |
Série |
Data |
Matemática |
6º Ano A e B |
25-05-2021 |
Colégio Estadual Princeza Izabel -
Taquaral de Goiás-G0 25/05/2021
Aluna(o): ___________________________________________________
Professor: Lucas Eugênio Série: 6° Ano A e B
RECUPERANDO
A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Conteúdo: Frações
Objetivo: Levar o
aluno a identificar, compreender e desenvolver a ideia de fração como um todo,
conseguindo assim resolver situações problemas e cálculos que envolvam frações.
D22 – Identificar fração como representação
que pode estar associada a diferentes significados.
O que é fração?
Existem diversas definições para frações,
que são utilizadas de acordo com as necessidades didáticas do público-alvo. As
mais usadas são:
·
Uma fração é
a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em
partes iguais;
·
Uma fração representa
uma divisão, em que o numerador equivale ao
dividendo e o denominador equivale ao divisor;
·
Uma
fração é um número racional.
·
Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro.
Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar
em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio
de frações. A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida
em quatro partes iguais.
A fração que representa uma dessas quatro partes é a
seguinte:
1
4
Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: um quarto.
Exemplo 01: Todo início de mês Joaquim e Joana recebem os
salários de aposentadorias que soma um total de R$2000,00. O casal tem algumas
complicações de saúde, e tem que comprar alguns remédios. Sabendo que os gastos
com remédios representado por fração, corresponde à 1/4 da soma dos salários
que recebem. Quantos reais eles gastam com remédio no mês?
Exemplos 02: Mário preencheu 3/4 de uma jarra de 500 mL com
refresco. Na hora de servir a bebida, ele distribuiu o líquido igualmente em 5
copos de 50 mL, ocupando 2/4 da capacidade de cada um. Com base nestes dados
responda: que fração de líquido restou na jarra?
Frações equivalentes e simplificação
Frações
equivalentes são aquelas que
representam o mesmo número racional. Isso significa que elas possuem o mesmo
valor. Por exemplo:
4 = 8
2 4
Ambas as frações representam o número inteiro 2.
Para encontrar frações equivalentes,
basta multiplicar numerador e denominador de uma fração pelo mesmo número (pode
ser qualquer número, a não ser que o problema exija algum específico). Por
exemplo:
3·4 = 12
7·4 28
Como numerador e denominador foram multiplicados
pelo mesmo número, as frações três sétimos e doze vinte e oito avos são
equivalentes.
O processo de divisão pelo mesmo
número também pode ser utilizado para encontrar frações equivalentes.
Quando esse processo é utilizado, dizemos que a fração foi simplificada.
Por exemplo:
36:12
= 3
48:12 4
Se o resultado da simplificação for
uma fração que não pode mais ser simplificada, ela será chamada fração
irredutível.
Exemplo 03: Usando o método
das divisões sucessivas, simplifique as frações
a)
18/42.
b)
24/32.
c)
4/20.
Exemplo
04: Indique
três frações equivalentes a:
a)
2/3
b)
5/15
c)
20/10