segunda-feira, 24 de maio de 2021

RECUPERADNO A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA 8° ANO A E B

        Disciplina

Série

Data

Matemática

8º Ano A

8° ANO B

25-05-2021

26-05-2021

Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0     / 05 / 2021

Aluna(o): ___________________________________________________

Série: 8° Ano A e B

Professor: Lucas Eugênio

RECUPERANDO A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Conteúdo: Números inteiros

Objetivo: Compreender os números inteiros como uma ampliação dos números naturais.

 

D16– Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.

Reta numérica dos números inteiros

O conjunto dos números inteiros é representado por (Z). Um número é considerado inteiro quando não apresenta casas decimais, ou seja, números após uma vírgula. Pertencem a esse conjunto os números inteiros positivos, inteiros negativos e o zero. Veja um exemplo da representação desse conjunto:

Z = { … -5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0, + 1, + 2, + 3, + 4, + 5 …}

Em relação aos termos negativos, podemos chamá-los ainda de mais negativos ou menos negativos em relação ao zero. Exemplo:

O número - 5 é mais negativo em relação ao -1. Isso acontece porque o - 5 está mais distante do zero na reta numérica.

O número - 2 é menos negativo em relação ao - 4. Isso acontece porque o - 2 está mais próximo do zero.

 

Exemplo 01: Trace uma reta numérica e localize os pontos; A= 0,7; B=2,8; C= -2,0; D= 0; E= -1,5;  e F= -2,7.

 

Exemplo 02: Na cidade de Urupema, em determinada noite, foram registradas as seguintes temperaturas: – 2°C, – 5°C, 0°C, 3°C, 7°C e 17°C.

A variação de temperatura nessa cidade, nessa noite, foi de quantos graus?

 

D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações.

As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações.

As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.

Os números escritos na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.

 

Exemplo 03: Sendo a = 4 e b = 5, encontre o valor numérico das seguintes expressões algébricas: (deixar os cálculos)

a) 3a + 5.b

b) a2 – b

c) 10a . b + 5a + 2 – 3.b

 

Exemplo 04: Escreva uma expressão algébrica para expressar o perímetro da figura abaixo, em seguida determine seu perímetro para x=3 e y=5.



D31 – Resolver problema que envolva equação de primeiro grau

O que é uma equação do 1º grau?

Uma equação do primeiro grau é uma expressão em que o grau da incógnita é 1, isto é, o expoente da incógnita é igual a 1. Podemos representar uma equação do primeiro grau, de maneira geral, da seguinte forma:

ax + b = 0

No caso acima, é a incógnita, ou seja, o valor que devemos encontrar, a e b são chamados de coeficientes da equação. O valor do coeficiente a deve ser sempre diferente de 0.

 

Exemplo 05:Determine o conjunto solução da equação 4 (6x – 4) = 5 (4x – 1).

 

Exemplo 06: Carlos trabalha em um determinado setor numa indústria de carros. Ele recebe um salário fixo mensal de R$2000,00 mais R$15,00 por hora extra trabalhada.