segunda-feira, 17 de maio de 2021

Matemática 6° Ano A e B- SIGAE

 

Disciplina

Série

Data

Matemática

6º Ano A e B

18-05-2021

Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0  18/05/2021    

Aluna(o): ___________________________________________________

Professor: Lucas Eugênio                          Série: 6° Ano A e B

ATIVIDADES REFERENTE AO 2° BIMESTRE 2021- SIGAE

Conteúdo: Frações

Objetivo: Levar o aluno a identificar, compreender e desenvolver a ideia de fração como um todo, conseguindo assim resolver situações problemas e cálculos que envolvam frações.

D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

 

01.Das 15 bolinhas de gude que tinha, Paulo deu 6 para seu irmão. Considerando-se o total de bolinhas, a fração que representa o número de bolinhas que o irmão de Paulo ganhou é:

a) 6/15                        b) 9/15                            c) 15/9                              d) 15/6

 

02. Patrícia em seu aniversário ganhou a caixa de bombons de seu namorado que continha 28 bombons. Ela comeu 5 e deu 9 para sua irmã.

Considerando-se o total de bombons que patrícia ganhou, a fração que representa a quantidade de bombons que deu para sua irmã é:

a)5/28                              b) 28/5                             c) 9/28                             d) 28/9

 

 

03. Da minha mesada, 3/8 aplico em uma caderneta de poupança. Qual é a minha poupança mensal, se recebo 120 reais de mesada?

 

D23– Identificar frações equivalentes.

Como encontrar frações equivalentes?

Para encontrar uma fração equivalente, basta multiplicar os numeradores e denominadores por algum número natural que seja diferente de zero. Mas, lembre-se, tudo que for feito no numerador deve ser igualmente feito no denominador. 

 

04. Verifique se as frações a seguir são equivalentes:


 


05. As frações abaixo são equivalentes. Indique o número pelo qual multiplicamos ou dividimos os termos da fração da esquerda para chegar na fração da direita.

a) 




b) 

c) 



06. Qual deve ser o valor de   para que as frações abaixo sejam equivalentes?