domingo, 2 de maio de 2021

GEOGRAFIA 7º Ano dia 03-05 Ensino Fundamental

 

Colégio Estadual Princesa  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0      Professora- Rubla

Aluno: ________________________________                Turma:______

Leia o texto abaixo com bastante atenção e depois responda a atividade.



Conteúdo: Circulação e consumo de mercadorias provocam impactos ambientais

O homem transforma a natureza a partir do trabalho. Com a revolução industrial, houve um avanço científico e tecnológico, ampliando e diversificando a produção. A exploração de recursos ambientais, as atividades de trabalho, a transformação das paisagens – envolvendo construções de estradas, portos e aeroportos para a circulação de produtos - visam atender às necessidades

dos seres humanos, que fazem parte de um grupo social. A partir daí, as atividades se voltam à produção de bens (alimentos, roupas, automóveis e matéria de construção) e serviços (fornecimento de água e energia elétrica, atendimento escolar, assistência à saúde, lazer

e entretenimento para comercialização e para consumo). Por meio da propaganda, as empresas divulgam seus produtos, despertando nos consumidores o desejo de comprar algo, que as vezes, não necessitam. Como o consumo é dinâmico, são criados produtos, alguns com

curto prazo de utilização gerando a Obsolescência Programada, que é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, são rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a

comprar novamente.

O impacto ambiental causado pela produção, circulação e consumo traz sérias consequências para a natureza, mesmo sabendo que a ação humana é indispensável para

a existência da sociedade, que a natureza e seus recursos são esgotáveis e também fazemos parte dela. Um dos fatores mais preocupantes é o que diz respeito aos recursos hídricos. Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados

como as questões mais graves do século XXI. É preciso que tomemos partido nesta luta contra os impactos ambientais, e para isso é importante sabermos alguns conceitos relacionados ao assunto. Poluição é qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de

poluente. Como já era previsto, os principais poluentes têm origem na atividade humana. A indústria é a principal fonte, ela gera resíduos que podem ser eliminados na

natureza causando grandes danos.

 

A desigualdade social

No Brasil, há uma desigualdade de renda entre as pessoas. Historicamente, desde o início de nossa colonização, a renda sempre esteve concentrada nas mãos de uma pequena parcela. O espaço rural e urbano  se distingue pelas práticas socioeconômicas e ambos são dependentes. O espaço rural agrega as atividades primárias como (agricultura, pecuária e 

os setores secundário (indústrias, produção de energia) e terciário (comércio e serviços).

 

Rede de Transportes e Comunicação

O sistema de transporte mais utilizado para deslocamento de cargas e serviços são as ferrovias e elas exercem papel importantíssimo sobre o território brasileiro e os fluxos de mercadorias e pessoas. Historicamente, esse meio de transporte influenciou a ocupação e o povoamento de porções do interior do Brasil: período da expansão da atividade cafeeira, ocupação da fronteira do Brasil com a Bolívia (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré), exploração de minérios

(em regiões de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará), a extração de madeira e erva-mate (na região Sul) e o transporte de pessoas no Ceará e Piauí. A escassez de ferrovias em nosso país (de dimensões continentais) é considerado um ‘gargalo’ econômico, pois o transporte rodoviário (responsável por grande parte do transporte de carga) é mais caro e poluente.

As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos pode ser distinta quanto à natureza daquilo que se desloca. Nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável. É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros.  Portanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de

transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.

 

ATIVIDADES

1- Após realizar a leitura do texto assinale a resposta certa:

(a) A sociedade não precisa mudar seu hábito de consumo.

(b) Reciclagem é coisa ultrapassada.

(c) O consumo desenfreado não gera impactos ambientais e sociais.

(d) A humanidade precisa adotar práticas de consumo consciente.

 

2- A questão colocada em debate pela charge é:

 (a) O desenvolvimento que não pode ser alcançado com a presença de áreas verdes.

(b) O descarte irregular de lixo e os impactos ambientais e sociais implicados.

(c) O caráter passageiro das construções civis que um dia serão destruídas.

(d) A situação precária dos trabalhadores ligados ao transporte de carga no Brasil.

 

3- Observe a imagem a seguir e respondas a pergunta?

a) Em sua opinião os meios de comunicação estimulam o consumo?

Justifique. (responda no verso da folha)

 

4- Classifique as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso:

a- ( ) Embora os meios de transporte tenham integrado o Brasil, e “diminuído as distâncias” a mobilidade urbana ainda é um problema no país.

b- ( ) A extração de recursos naturais para fabricação de produtos gera diversos impactos ambientais

c- ( ) O trânsito nas cidades causa apenas poluição sonora.

d- ( ) O descarte incorreto do lixo não colabora com a poluição.