quarta-feira, 5 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 2

 

 Língua Portuguesa

8° série A e B

  06- 05-2021

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno (a): ______________________________________ Série: 8ª A e B          

Taquaral de Goiás, 06 de maio de 2021.

Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre de 2021

Tema / Conhecimento: Piada

Habilidades: (EF89LP33-A) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequada a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, crônicas visuais, narrativas de suspense, piadas, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poemas concretos, entre outros.

(EF89LP33-B) Avaliar o texto lido, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


PIADA



Piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e, às vezes, surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um gênero textual humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana. Pode tratar-se de uma expressão espontânea ou de uma breve história que vontade de rir. A piada pode ser oral, escrita ou gráfica. Uma característica das piadas é que elas, geralmente, não possuem um autor, ou seja, são de autoria anônima.

Quando em forma de texto, a piada possui um enredo simples, mais de um personagem (humano, animal          ou objeto), um tempo e um espaço. Para que consigam atingir seus objetivos, as piadas utilizam os mais variados  recursos, tais como trocadilhos, sarcasmos, entre outros. As piadas podem ser qualificadas, ainda que subjetivamente, de boas ou más. As piadas boas são aquelas que cumprem com o seu objetivo e despertam a vontade de rir no receptor. As piadas más, por sua vez, fracassam no seu efeito final. Piadas boas e inteligentes não são racistas, preconceituosas e nem discriminatórias.

As anedotas ou piadas não são de agora, mas elas fazem parte da vida do ser humano há muitos e muitos    anos. Existem registros de piadas escritos por volta do ano de 1900 a. C, sendo que também registros de uma obra da Grécia antiga com o nome de Philogelos que possui cerca de 260 piadas da época.

As piadas ainda possuem como característica: uma narração curta, se passam nos mais variados tipos de cenários (até mesmo inexistentes), linguagem simples e coloquial, discurso direto, presença de sarcasmo, textos  populares, contadas em ambientes informais, entre outros.

Disponível em: https://conceito.de/piada Acesso em 18 de maio de 2020. (Adaptado)

 

Veja um exemplo de piada escrita:

“De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:

-  Acorda, meu filho. Acorda que está na hora de você ir para o colégio. dentro, estremunhado, o filho respondeu:

-   Pai, eu hoje não vou ao colégio. E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não aguento mais aqueles meninos.

E o pai respondeu de fora:

-  Você tem que ir. “E tem que ir, exatamente, por três razões: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.”

Anedotinhas do Pasquim, Rio de Janeiro: Codecri,1981, p.8)

Descritores críticos:

D1 – Localizar informações explícitas em um texto. 

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. 

D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. 



Atividades: 1) Quando a piada se a apresenta em forma de te texto possui:

a) ( ) enredo e personagem.

        b-   ( ) personagem e espaço.

  c-    ( ) enredo, personagem, tempo e espaço.

d-   ( ) tempo e espaço.

2)   Marque com (V) ou (F) para as alternativas verdadeiras ou falsas:

a-   ( ) As piadas utilizam os mais variados recursos para atingir seus objetivos, tais como trocadilhos, sarcasmos, entre outros.

b-   ( ) A intenção da piada é fazer as pessoas ficarem tristes.

c-    ( ) O objetivo principal da piada é comicidade..

d-   (  ) Há piadas com conotações políticas, e sociais.

 

Para conhecer mais profundamente a estrutura desse gênero, vejamos estes textos:

Texto 01

Na escola do interior, ao começar a aula, a professora pergunta aos alunos:

-  Rodrigo, você veio de que hoje?

-  Meu pai me trouxe no trator dele.  E você, Lucas?

-  Eu vim com o meu pai de moto.

-  Joãozinho, e você?

-  Vim no meu burrico maiado.

A classe caiu na risada. Joãozinho sentiu-se muito envergonhado e ao voltar para casa pergunta para sua mãe                    o que ele poderia fazer. Ela lhe dá um conselho.

No dia seguinte, quando a professora lhe fez a mesma pergunta, respondeu inocentemente:

-  Hoje eu vim de helicóptero, professora.

-  Nossa Joãozinho! E onde você o deixou?

-  Está atrás, pastando...

 

Texto 02

No restaurante o garçom diz para o freguês:

-  Como sugestão de hoje, temos língua ao molho madeira.

-  Não, língua não! Tenho nojo de coisa que sai da boca de um animal.       E o garçom, cínico:

-  Bem, e que tal uma omelete?

Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br Acesso em 19 de maio de 2020. 

  • 3- Por que a turma caiu na risada com a resposta de Joãozinho? 

 ( ) Porque ele estava mal vestido.

         ( ) Porque ele disse que foi para escola no burrico maiado.

b)   conselho dado pela mãe a Joãozinho foi um bom conselho, ou seja, era coerente com a realidade de  seu meio social?

  ( ) O conselho dado pela mãe de Joãozinho era bom, pois tinha tudo a ver com a condição social dele.

 ( ) Não foi um bom conselho porque Joãozinho não era rico.

 c) O que significa a expressão maiado no texto?




4-   Observe o seguinte trecho do texto 1: “Joãozinho sentiu-se muito envergonhado e ao voltar para casa pergunta para sua mãe o que ele poderia fazer”. Analisando a forma verbal poderia, podemos dizer que   ela:

    ( ) revela uma ação totalmente concluída.

   ( ) não se realizou ainda, mas poderá realizar-se.

 

b)    O que levou o garçom a ser cínico com o freguês?

 

a-    ( ) Ele foi cínico com o freguês porque o achou orgulhoso.

b-   ( ) Ele foi cínico com o freguês porque se sentiu humilhado por ele.

5-  Marque a (as) alternativa (as) que você considera certa (as), conforme o comportamento do garçom:

     a- ( ) O garçom não deveria tratar o freguês com ironia.

b-   ( ) É comum um garçom ter esse tipo de atitude com um freguês.

c-    ( ) O garçom agiu corretamente.

d-   ( ) O freguês mereceu a resposta do garçom porque não devemos ser indelicados com ninguém.


6-
Conte uma história engraçada que aconteceu com você, dando a ela características de piada.