Disciplina |
Série |
Data |
Página 1 de 2
|
Língua
Portuguesa |
8° série A e B |
06- 05-2021 |
Unidade Educacional: Colégio
Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno (a):
______________________________________ Série: 8ª A e B
Taquaral de Goiás, 06 de maio de
2021.
Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre de 2021
Tema / Conhecimento: Piada |
Habilidades: (EF89LP33-A) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequada a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, crônicas visuais, narrativas de suspense, piadas, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poemas concretos, entre outros. (EF89LP33-B) Avaliar o texto lido, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
PIADA
Piada ou anedota é uma breve história, de final
engraçado e, às vezes, surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um gênero
textual humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana. Pode tratar-se de uma expressão
espontânea ou de uma breve história que dá vontade
de rir. A piada pode ser oral, escrita ou gráfica. Uma característica
das piadas é que elas, geralmente, não possuem
um autor, ou seja, são de autoria
anônima.
Quando em forma de texto, a piada possui um enredo
simples, mais de um personagem (humano, animal ou objeto), um tempo
e um espaço. Para
que consigam atingir
seus objetivos, as piadas utilizam
os mais variados recursos, tais como trocadilhos, sarcasmos, entre outros.
As piadas podem ser qualificadas, ainda que subjetivamente, de boas ou más. As piadas
boas são aquelas que cumprem com o seu objetivo e despertam a vontade
de rir no receptor. As piadas más, por
sua vez, fracassam no seu efeito
final. Piadas boas e inteligentes não são
racistas, preconceituosas e nem discriminatórias.
As anedotas ou piadas não são de agora, mas elas fazem
parte da vida do ser humano há muitos e muitos anos. Existem registros de piadas escritos
por volta do ano de 1900 a. C, sendo
que há também registros de uma obra da
Grécia antiga com o nome de Philogelos
que possui cerca de 260 piadas da
época.
As piadas ainda possuem como característica: uma
narração curta, se passam nos mais variados tipos de cenários (até mesmo inexistentes), linguagem
simples e coloquial, discurso direto, presença
de sarcasmo, textos
populares, contadas em ambientes informais, entre outros.
Disponível em: https://conceito.de/piada Acesso em 18 de maio de
2020. (Adaptado)
Veja um exemplo de piada escrita:
“De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:
- Acorda,
meu filho. Acorda que está na hora de você ir para o colégio. Lá dentro,
estremunhado, o filho respondeu:
- Pai, eu hoje não vou ao colégio. E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele
colégio; terceiro, porque eu não aguento mais aqueles meninos.
E o pai respondeu lá de fora:
- Você tem que ir. “E tem que ir, exatamente, por três razões:
primeiro, porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.”
Anedotinhas do Pasquim, Rio de Janeiro: Codecri,1981, p.8)
Descritores críticos:
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
a) ( ) enredo e personagem.
b- ( ) personagem e espaço.
c- ( ) enredo, personagem, tempo e espaço.
d- ( ) tempo e espaço.
2) Marque com (V) ou (F) para as alternativas verdadeiras ou falsas:
a- ( ) As piadas utilizam os mais variados recursos para atingir seus objetivos, tais como trocadilhos, sarcasmos, entre outros.
b- ( ) A intenção
da piada é fazer as pessoas
ficarem tristes.
c- ( ) O objetivo principal da piada é comicidade..
d- ( ) Há piadas
com conotações políticas, e sociais.
Para conhecer mais profundamente a estrutura desse gênero, vejamos estes textos:
Texto
01
Na escola do interior, ao começar a aula, a
professora pergunta aos alunos:
-
Rodrigo, você veio
de que hoje?
- Meu pai me trouxe no trator dele. E você, Lucas?
- Eu vim com o meu pai de moto.
-
Joãozinho, e você?
-
Vim no meu burrico maiado.
A classe
caiu na risada.
Joãozinho sentiu-se muito envergonhado e ao voltar
para casa pergunta
para sua mãe o
que ele poderia fazer. Ela lhe dá um conselho.
No dia
seguinte, quando a professora lhe fez a mesma pergunta, respondeu inocentemente:
-
Hoje eu vim de helicóptero,
professora.
-
Nossa Joãozinho!
E onde você o deixou?
-
Está lá atrás,
pastando...
Texto 02
No restaurante o garçom diz para o freguês:
-
Como sugestão de
hoje, temos língua ao molho madeira.
- Não,
língua não! Tenho nojo de coisa que sai da boca de um animal. E o
garçom, cínico:
- Bem, e que tal uma omelete?
Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br Acesso em 19 de maio de 2020.
- 3- Por que a turma caiu na risada com a resposta de Joãozinho?
( ) Porque ele estava mal vestido.
( ) Porque ele disse que foi para escola
no burrico maiado.
b) conselho dado pela mãe a Joãozinho
foi um bom conselho, ou seja, era coerente com a realidade
de seu meio social?
( ) O conselho
dado pela mãe de Joãozinho era bom,
pois tinha tudo a ver com a condição social
dele.
( ) Não foi um bom conselho porque Joãozinho não era rico.
4-
Observe o seguinte trecho do texto
1: “Joãozinho sentiu-se muito envergonhado e ao voltar para casa pergunta para sua mãe o que ele poderia fazer”. Analisando a forma
verbal poderia, podemos dizer que ela:
( ) revela
uma ação totalmente concluída.
( ) não
se realizou ainda, mas poderá
realizar-se.
b) O que levou o garçom a ser cínico com o freguês?
a- ( ) Ele foi cínico com o freguês porque o
achou orgulhoso.
b- ( ) Ele
foi cínico com o freguês porque se sentiu humilhado
por ele.
5- Marque a (as) alternativa (as) que você considera certa (as), conforme o comportamento do garçom:
a- ( ) O garçom não deveria tratar o freguês com ironia.
b- ( ) É
comum um garçom ter esse tipo de atitude com um freguês.
c- ( ) O garçom
agiu corretamente.
d- ( ) O
freguês mereceu a resposta do garçom porque não
devemos ser indelicados com ninguém.