sexta-feira, 14 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B - Plano de Ação/SIGAE

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 17 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 17/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

  Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço, contando com um narrador que pode ser observador ou personagem. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, conto, crônica, fábula, lendas e narrativas míticas.

 Leia os textos a seguir:

TEXTO 1:

 “Era uma vez, num Brasil não tão distante, a tribo de índios Sateré-Mawé, uma população


que ainda existe no estado do Amazonas e tem crescido com o passar dos anos. Nesse local, vivia um apaixonado casal que se sentia incompleto pela ausência de um filho.

Eles decidiram, então, fazer um pedido para o deus Tupã, uma das grandes divindades, o deus do trovão. A solicitação da gravidez foi atendida e, meses depois, a índia deu a luz a um menino. O pequeno garoto cresceu e começou a desbravar, por conta, os arredores da mata em que vivia.

Apaixonado por frutas, ele saía pela floresta para colher e poder trazer de volta para a tribo o maior número de alimentos que conseguia. Até por conta disso, era considerado símbolo de orgulho.

A fama do indiozinho chegou aos ouvidos de Jurupari, uma entidade do mal, muitas vezes trazida como representante dos pesadelos. Esse personagem, capaz de se transformar em diversos animais, invejava a habilidade do garoto.

Um dia, enquanto o menino colhia frutos na floresta, Jurupari se transformou em uma serpente e o picou. Tupã mandou trovões para alertar os pais do garoto, mas quando chegaram já era tarde. O índio estava morto.

Diante de tamanha tristeza, o deus então aconselhou os pais que plantassem os olhos da criança no chão da tribo. Naquele local plantado, outro tipo de vida brotaria e outro tipo de energia o menino poderia provir ao seu povo.

Na área onde foram depositados os olhos, as lágrimas dos pais regaram o broto e, um mês depois, nascia uma plantinha. Um fruto vermelho que, por dentro, se parecia com os olhos do menino ao mirar sua tribo. O Guaraná”.

 TEXTO 2


Perseu era o filho do deus Júpiter com Dânae. O pai de Dânae e avô de Perseu, Acrísio, foi avisado pelo Oráculo que o filho de sua filha (Perseu) seria o instrumento de sua morte. Então, colocou Perseu e sua mãe Dânae, dentro de um baú e os jogaram no mar.

O baú foi achado por um pescador, que o conduziu para Polidectes, o rei da região. O rei tratou a Perseu e sua mãe muito bem, e quando Perseu havia se tornado homem, deu a ele a missão de conquistar Medusa.

Medusa já fora uma linda mulher, porém quis competir com a deusa Minerva, que a puniu transformando seus lindos cabelos, em serpentes. Medusa tinha um aspecto tão assustador que qualquer um que olhasse para ela se transformava em pedra.

Com a ajuda da deusa Minerva, que lhe deu um escudo, e do deus Mercúrio, que lhe deu sapatos alados, Perseu entrou na gruta em que Medusa estava dormindo, cortou sua cabeça e entregou à Minerva.

 01. qual gênero textual pertence cada um dos textos acima?

a)Texto 1 é uma crônica e Texto 2 uma notícia.

b)Texto 1 é uma narrativa mítica e texto 2 uma lenda.

c)Textos 1 e 2 são lendas.

d)Texto 1 é uma lenda e Texto 2 é uma narrativa mítica.

 02. Quais as semelhanças e as diferenças entre os dois textos?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.Qual é o tema de cada um dos textos?

Texto 1: _______________________________________________________________________

Texto 2: _______________________________________________________________________

04.Onde podemos encontrar esses textos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05.Qual a finalidade (objetivo) desses textos na sociedade?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06. Foco na escrita

Chama-se relato de memórias ao gênero de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. Este gênero se diferencia da biografia pois não se prende a contar a vida de alguém em particular, mas sim narrar as suas lembranças.

Essas narrativas têm como ponto de partida experiências vividas pelo autor no passado, contadas como são lembradas no presente.

Agora é a sua vez: Escreva nas linhas abaixo, um relato de memória. A primeira coisa que você precisa definir é qual lembrança que será contada, será algo engraçado, uma memória triste ou algo que você sente saudades? Após definir qual memória será narrada, lembre-se que você será o narrador personagem (os verbos deverão estar em primeira pessoa: Eu/nós). Depois é só dar vida ao seu texto, lembrando sempre dos elementos essenciais da narrativa: Espaço, tempo, personagens, narrador e enredo (para os diálogos utilize a pontuação correta – dois pontos e travessão). Seu texto deverá ter de 10 a 15 linhas, boa escrita!

1__________________________________________________________________________________2__________________________________________________________________________________3__________________________________________________________________________________4__________________________________________________________________________________5__________________________________________________________________________________6__________________________________________________________________________________7__________________________________________________________________________________8__________________________________________________________________________________9__________________________________________________________________________________10_________________________________________________________________________________11_________________________________________________________________________________12_________________________________________________________________________________13_________________________________________________________________________________14_________________________________________________________________________________15_________________________________________________________________________________