segunda-feira, 17 de maio de 2021

Atividade de História 6ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 18 de Maio de 2021

Série: 6º A e B

Nome:


OBJETIVO: Mesopotâmia / Hebreus

CONTEÚDO: Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.

 

Data de entrega: 18-05-2021

 

Instrumento avaliativo de História referente ao 2º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

 

Os Hebreus

 










Organizados em tribos independentes chefiados por patriarcas, os hebreus viviam em permanentes disputas com outros povos que ali habitavam. Para se defender, as tribos acabaram se unindo em torno de um Rei, o que deu origem a uma monarquia.

A principal atividade econômica dos hebreus era o pastoreio. Mas também se dedicavam à agricultura. Às margens do Rio Jordão, cultivavam cereais, videiras (pés de uvas), figueiras e oliveiras.

Inicialmente o solo era cultivado coletivamente e a produção era dividida entre todos. Mas pouco a pouco, a terra passou a se concentrar nas mãos de uma elite ligada ao Rei. Já não era mais um bem coletivo, mas uma propriedade privada.

Os camponeses, pastores e escravos, que representavam a maior parte da população, estavam submetidos a trabalhos obrigatórios, serviços militares e pagamentos de tributos. Além desses trabalhadores, havia também burocratas e comerciantes. Esses tinham melhores condições de vida e dispunham de alguns privilégios.

O Rei, junto com familiares, proprietários de terras, chefes guerreiros e sacerdotes, liderava um pequeno grupo que detinha o poder.

Leia o texto e responda as questões:

1-      Como viviam os primeiros hebreus?

2-      A economia dos hebreus era baseada em quê?

3-      Houve mudanças no uso do solo que inicialmente era de uso coletivo? Quais?

4-      Analise os dois últimos parágrafos e desenhe uma pirâmide social da civilização hebraica.