Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 18 de Maio de 2021
Série: 6º A e B
Nome:
OBJETIVO: Mesopotâmia / Hebreus
CONTEÚDO: Identificar
o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade,
compreendendo sua importância no passado e no presente.
Data de entrega: 18-05-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 2º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
Os Hebreus
Organizados em tribos independentes chefiados por
patriarcas, os hebreus viviam em permanentes disputas com outros povos que ali
habitavam. Para se defender, as tribos acabaram se unindo em torno de um Rei, o
que deu origem a uma monarquia.
A principal atividade econômica dos hebreus era o pastoreio.
Mas também se dedicavam à agricultura. Às margens do Rio Jordão, cultivavam
cereais, videiras (pés de uvas), figueiras e oliveiras.
Inicialmente o solo era cultivado coletivamente e a produção
era dividida entre todos. Mas pouco a pouco, a terra passou a se concentrar nas
mãos de uma elite ligada ao Rei. Já não era mais um bem coletivo, mas uma
propriedade privada.
Os camponeses, pastores e escravos, que representavam a
maior parte da população, estavam submetidos a trabalhos obrigatórios, serviços
militares e pagamentos de tributos. Além desses trabalhadores, havia também
burocratas e comerciantes. Esses tinham melhores condições de vida e dispunham
de alguns privilégios.
O Rei, junto com familiares, proprietários de terras, chefes
guerreiros e sacerdotes, liderava um pequeno grupo que detinha o poder.
Leia o texto e responda as questões:
1- Como viviam os
primeiros hebreus?
2- A economia dos hebreus
era baseada em quê?
3- Houve mudanças no uso
do solo que inicialmente era de uso coletivo? Quais?
4- Analise os dois
últimos parágrafos e desenhe uma pirâmide social da civilização hebraica.