Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 31 de Maio de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 31/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.
Plano
de Ação/SIGAE
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Objetivo:
Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador,
resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas,
diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Leia:
O ratinho que queria voar
O ratinho tinha
descoberto que os pássaros possuíam a faculdade de voar e desejava poder
imitá-los. Que fantástico seria poder voar bem alto, de uma forma tão rápida e
suave, e ver o mundo a seus pés! Passava as horas a contemplar o esvoaçar dos
passarinhos, cada vez mais obcecado com o sonho que sua mente tinha criado.
Vejam só o que
aconteceu. Nosso ratinho caiu de focinho no chão. Que queda espetacular! Quando
recuperou os sentidos, verificou que tinha partido duas patas e numerosos
dentes. Foi milagre não ter morrido.
Durante sua
longa convalescença, o ratinho pensou no que lhe acontecera e compreendeu que
tinha feito mal ao tentar voar como os pássaros. Agora, que não podia utilizar
suas patas porque estavam engessadas, teve saudades do prazer de correr,
saltar, andar, brincar e poder aproximar-se de um belo queijo para trincar, ou
apanhar pinhões, ou... tantas outras coisas!
Com o tempo, o
ratinho curou-se e pôde voltar a correr. Estava contente com as patinhas que a
Natureza lhe tinha dado. Os pássaros que ficassem com o céu, pois ele já tinha
muito com que viver sobre a terra! A partir dessa experiência, o ratinho foi
muito mais feliz.
Agora responda atentamente as questões propostas:
1- A partir das características e do estilo de escrita do
texto dizemos se tratar de um(a) ?
a) apólogo b)
conto c) reportagem d) fábula
e) crônica
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Sugira um título novo para o texto:
___________________________________________________________________________________
4- Na sua opinião, por que o ratinho não obteve sucesso no
seu objetivo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- O tipo de texto predominante na leitura é:
a) descritivo b) dissertativo c) apelativo d) explicativo e) narrativo.
6-Retire do texto uma passagem que confirme sua resposta
anterior.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Qual fato é o motivador para o início e o desenrolar de
toda a história?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- O narrador expõe uma opinião
sobre um fato no trecho:
( ) ““A partir dessa experiência, o ratinho
foi muito mais feliz.”
( ) “Com o tempo, o ratinho curou-se e pôde
voltar a correr.”
( ) “Que queda espetacular!”
9- Conforme o texto, o ratinho
sobreviveu por milagre à queda. Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Em “[...] compreendeu que tinha feito mal ao tentar voar como os pássaros.”,
a palavra “como” foi usada para:
( ) apontar um motivo.
( ) motivar um desejo
( ) assinalar uma comparação.
( ) introduzir um exemplo.