sexta-feira, 28 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 31 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 31/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

 INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Conteúdo: Fábula

Objetivo: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Leia:

O ratinho que queria voar

O ratinho tinha descoberto que os pássaros possuíam a faculdade de voar e desejava poder imitá-los. Que fantástico seria poder voar bem alto, de uma forma tão rápida e suave, e ver o mundo a seus pés! Passava as horas a contemplar o esvoaçar dos passarinhos, cada vez mais obcecado com o sonho que sua mente tinha criado.

Assim, cheio de entusiasmo, começou a colecionar penas soltas, que encontrava espalhadas sobre a erva do campo. Rapidamente juntou uma quantidade suficiente delas para dar um novo passo em seus planos. Com essas penas, construiu duas pequenas asas, subiu ao ramo mais alto de uma árvore e, abrindo suas asas, lançou-se no ar, disposto a voar.

Vejam só o que aconteceu. Nosso ratinho caiu de focinho no chão. Que queda espetacular! Quando recuperou os sentidos, verificou que tinha partido duas patas e numerosos dentes. Foi milagre não ter morrido.

Durante sua longa convalescença, o ratinho pensou no que lhe acontecera e compreendeu que tinha feito mal ao tentar voar como os pássaros. Agora, que não podia utilizar suas patas porque estavam engessadas, teve saudades do prazer de correr, saltar, andar, brincar e poder aproximar-se de um belo queijo para trincar, ou apanhar pinhões, ou... tantas outras coisas!

Com o tempo, o ratinho curou-se e pôde voltar a correr. Estava contente com as patinhas que a Natureza lhe tinha dado. Os pássaros que ficassem com o céu, pois ele já tinha muito com que viver sobre a terra! A partir dessa experiência, o ratinho foi muito mais feliz.

 Agora responda atentamente as questões propostas:

1- A partir das características e do estilo de escrita do texto dizemos se tratar de um(a) ?

a) apólogo      b) conto      c) reportagem     d) fábula   e) crônica

 2- Que elementos presentes no texto o ajudaram na identificação de sua resposta anterior?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Sugira um título novo para o texto:

___________________________________________________________________________________

4- Na sua opinião, por que o ratinho não obteve sucesso no seu objetivo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- O tipo de texto predominante na leitura é:

a) descritivo     b) dissertativo    c) apelativo   d) explicativo      e) narrativo.

6-Retire do texto uma passagem que confirme sua resposta anterior.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Qual fato é o motivador para o início e o desenrolar de toda a história?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- O narrador expõe uma opinião sobre um fato no trecho:

(     ) ““A partir dessa experiência, o ratinho foi muito mais feliz.”

(     ) “Com o tempo, o ratinho curou-se e pôde voltar a correr.”

(     ) “Que queda espetacular!”

9- Conforme o texto, o ratinho sobreviveu por milagre à queda. Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Em “[...] compreendeu que tinha feito mal ao tentar voar como os pássaros.”, a palavra “como” foi usada para:

(     ) apontar um motivo.

(     ) motivar um desejo

(     ) assinalar uma comparação.

(     ) introduzir um exemplo.